Turquia negocia retorno definitivo à F1 a partir de 2026

terça-feira, 29 de julho de 2025 às 9:20

GP da Turquia – 2020

A Turquia está pronta para retornar à Fórmula 1, desta vez não como solução temporária, mas sim com uma presença fixa no calendário.

Embora o país tenha sediado corridas em 2020 e 2021 durante a pandemia, sua última edição regular foi em 2011.

Agora, com a recente transferência da posse do circuito de Istanbul Park para a Federação de Esportes Automobilísticos da Turquia (TOSFED), o plano é garantir um lugar permanente no campeonato.

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Governo turco apoia retorno e já negocia com FIA e F1

Desde que assumiu o controle do autódromo, a federação turca intensificou as tratativas com os organizadores da categoria. Segundo Eren Uclertopgragi, presidente da TOSFED, as negociações estão em estágio avançado.

“Após nossa nomeação pelo governo, iniciamos conversas intensas com a gestão da F1 e com a FIA”, disse Uclertopgragi à Autosport. “Existe um compromisso sólido por parte do governo para trazer de volta o GP da Turquia com um contrato duradouro”.

Apesar de o calendário de 2026 já estar fechado com 24 etapas, Uclertopgragi deixou claro que, caso alguma corrida seja cancelada, a Turquia estará pronta para assumir o posto de imediato.

Plano é entrar em 2026, mas com foco no longo prazo

Mesmo que o foco principal esteja em garantir uma vaga permanente a partir de 2027, os dirigentes turcos não descartam uma entrada já em 2026, caso surja uma oportunidade.

“Sabemos que o calendário de 2026 já foi anunciado. No entanto, se uma etapa for cancelada por qualquer razão, podemos sediar o GP da Turquia”, afirmou o presidente da federação.

“Diferentemente do período da pandemia, não queremos uma substituição pontual. Nosso objetivo é firmar um contrato de longo prazo com a F1”.

Mudanças no calendário podem abrir espaço a partir de 2027

As perspectivas turcas ganham força ao observar as possíveis mudanças no grid da F1 após 2026. Por exemplo, o GP da Holanda deve deixar o calendário após aquela temporada.

Além disso, o circuito de Barcelona ainda não renovou seu contrato, o que abre espaço para alterações, especialmente com Madri assumindo o GP da Espanha.

Ao mesmo tempo, o GP da Bélgica passará a ser rotativo a partir de 2028, ficando fora em dois dos cinco anos do novo acordo (2028 e 2030).

Imola também luta para seguir no calendário, enquanto a Tailândia negocia um contrato bilionário com a F1 para realizar uma corrida de rua.

Portanto, embora a concorrência seja alta, a Turquia acredita que tem uma proposta forte, com respaldo governamental e estrutura consolidada.

Turquia propõe dobradinha com Azerbaijão em setembro

Pensando na logística e no equilíbrio do calendário, Uclertopgragi sugeriu que o retorno do GP da Turquia ocorra em sequência ao GP do Azerbaijão, tradicionalmente disputado em setembro.

Essa combinação facilitaria os deslocamentos das equipes e tornaria o calendário mais racional naquela parte do ano.

 

LS - www.autoracing.com.br

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