Tsunoda soma sete pontos de punição após toque em Stroll
domingo, 9 de novembro de 2025 às 17:43
Yuki Tsunoda
Yuki Tsunoda acumulou sete pontos de punição em sua superlicença após colidir com Lance Stroll durante o Grande Prêmio de São Paulo, no último domingo.
Logo nas voltas iniciais, o piloto da Red Bull atingiu o Aston Martin do canadense no Bico de Pato. O japonês tentou ultrapassar Franco Colapinto pela parte interna, mas acabou entrando rápido demais na curva e tocou o carro de Stroll, que rodou imediatamente.
Além disso, os comissários da FIA observaram que Tsunoda se aproximou com muito mais velocidade do que os carros à frente, o que aumentou o risco de colisão e consequentemente comprometeu o controle da manobra.

FIA detalha a punição
Em um comunicado oficial, a FIA apresentou os detalhes da decisão e reforçou a responsabilidade total de Tsunoda no incidente.
“Na volta seis, o carro 22 (Tsunoda) chegou à curva oito carregando mais velocidade que os demais, se aproximou por dentro atrás do carro 18 (Stroll) e causou contato, forçando o 18 a rodar”.
“Os comissários entenderam que o carro 22 assumiu total responsabilidade pelo incidente e aplicaram a penalização padrão por causar uma colisão”.
Dessa forma, a direção de prova atribuiu 10 segundos de punição ao japonês e acrescentou dois pontos à sua superlicença. No entanto, o problema não parou por aí, já que Tsunoda enfrentou uma nova punição durante o pit stop seguinte.
Erro no pit stop agrava a situação
Durante a parada, o japonês não cumpriu corretamente o tempo da punição, o que gerou ainda mais complicações. Um dos mecânicos iniciou o trabalho antes do término dos 10 segundos, o que violou claramente o regulamento esportivo.
Além disso, os comissários relembraram que qualquer contato com o carro – seja por ferramenta ou pela mão do mecânico – configura trabalho ativo.
“Enquanto o carro permanecia parado para cumprir a punição, um mecânico soltou a porca da roda traseira esquerda antes do tempo expirar. Como qualquer toque conta como trabalho, a equipe não executou a punição corretamente”.
Por consequência, a FIA decidiu aplicar mais 10 segundos. Dessa vez, Tsunoda cumpriu a nova punição corretamente, encerrando o episódio sem novas infrações.
Pressão cresce sobre o japonês
Mesmo após completar a corrida, Tsunoda deixou Interlagos sob forte pressão. Com sete pontos já acumulados, o piloto da Red Bull precisa redobrar a atenção nas próximas etapas para evitar novos incidentes que possam levá-lo à suspensão.
Afinal, quando um piloto soma 12 pontos em um período de 12 meses, a FIA aplica automaticamente um banimento de uma etapa.
Por isso, cada corrida restante da temporada se torna ainda mais crucial para o japonês. Ele precisa encontrar o equilíbrio ideal entre agressividade e controle, especialmente nas intensas disputas roda a roda, se quiser encerrar o campeonato sem maiores punições.
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