Truck – Testes movimentam equipes em Interlagos e Londrina

sexta-feira, 18 de maio de 2012 às 19:27

Truck12-WCirinoFaltando mais de duas semanas para a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, pilotos e equipes viveram uma quinta-feira (17) de movimentação compatível com a dos fins de semana de corrida. Com sessões de treinos realizadas nas pistas de Interlagos, em São Paulo, e de Londrina, no Paraná, representantes das seis marcas presentes na categoria trabalharam na preparação para a corrida marcada para 3 de junho em Goiânia.

Beto Monteiro, líder da temporada 2012, foi um dos que aproveitaram os treinos em Interlagos. O pernambucano da Scuderia Iveco priorizou a análise do desgaste de freios. “A pista de Goiânia desgasta muito os freios. Além disso a gente aproveitou para testar configurações eletrônicas do motor”, detalhou o piloto, que soma duas vitórias e um terceiro lugar em três corridas. O paulista Valmir Benavides, seu companheiro de equipe, também foi à pista.

A Ford Racing Trucks/DF Motorsport foi à pista com os dois caminhões. O trabalho dos pilotos Danilo Dirani e Pedro Gomes serviu para a equipe sanar dúvidas alimentadas durante os treinos e a corrida de Caruaru. “Chegamos até a pensar que o chassi tinha algum problema por conta do acidente nos treinos da etapa do Rio de Janeiro, embora eu desconfiasse que a chave da questão estava nos amortecedores”, explanou o chefe de equipe Djalma Fogaça.

A suspeita de Fogaça quanto aos amortecedores era fundamentada nas ondulações do asfalto caruaruense. “Hoje, num piso liso, concluímos que o problema era esse. Os amortecedores não combinaram com as irregularidades e os pulos da pista de Caruaru. Aqui nós tivemos um desempenho redondinho, sempre no nível dos mais rápidos. Não temos mais aquela dúvida, acho que vamos nos dar muito bem em Goiânia”, apostou.

O único caminhão Mercedes-Benz na pista em Interlagos foi o de Luiz Lopes. O paulista da ABF Racing Team contou com a consultoria de Wellington Cirino, paranaense que defende a ABF/Mercedes-Benz. “O Cirino, com seus 15 anos de experiência e quatro títulos, trouxe uma ajuda inestimável ao nosso trabalho de acerto do caminhão e de correção dos defeitos”, considerou Lopes. “E fizemos um teste bem proveitoso com os amortecedores”, narrou.

Cirino, que no início do mês conquistou a vitória na etapa de Caruaru, enalteceu o trabalho em grupo. “O Luiz é parceiro no sistema de trabalho da ABF. Como eu não tinha planejado treinar hoje, a pedido da Neusa, vim ver o que posso fazer para ajudar na melhora do rendimento do caminhão dele”, disse o tetracampeão da Truck, citando a presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro, também coordenadora das equipes ABF.

A Scania esteve na pista nos testes desta quinta-feira com Roberval Andrade, piloto da Ticket Car Corinthians Motorsport. “Esse treino serve como aquecimento para a corrida em Goiânia. Estamos buscando uma nova receita de equilíbrio da suspensão, aproveitando as variantes de curvas de alta e de baixa de Interlagos. A ideia é buscar um nível de equilíbrio, mesmo, porque as duas pistas têm muitas diferentes entre si”, observou o piloto.

Recordista de vitórias nas provas da Fórmula Truck em Interlagos, onde venceu em 2004, 2006, 2009 e 2010, Andrade direciona o trabalho dos testes para a etapa de 8 de julho, no autódromo paulista. “Vamos aproveitar e já levar daqui um set up para a etapa de São Paulo. Vou estrear um caminhão novo nesta etapa, e o que tirarmos de bom daqui, no que diz respeito ao acerto, será repassado ao caminhão novo”, antecipou o paulista.

A ABF/Volvo apresentou-se para os testes em Interlagos com seus dois caminhões. “A ideia era conseguirmos fazer uma boa quilometragem, já que é o nosso primeiro treino extra no ano”, disse o paulista Paulo Salustiano, piloto do time. “O problema é que, na minha primeira saída da pista, o motor do meu caminhão quebrou”, lamentou. Ele e seu companheiro de equipe, o argentino Luiz Pucci, passaram a revezar um único caminhão.

Salustiano e Pucci priorizaram, durante o dia de trabalho em Interlagos, o teste de novas pastilhas de freios. “Também estamos fazendo experiência com uma nova turbina. Eu estou muito confiante que o resultado do trabalho de hoje vai nos dar uma condição um pouquinho melhor na corrida de Goiânia. O caminhão tem potencial para andar muito bem, mas precisamos trabalhar duro para fazer esse potencial virar rendimento real”, comentou.

MAN-VOLKSWAGEN EM LONDRINA
Enquanto Ford, Mercedes-Benz, Iveco, Volvo e Scania dividiram a pista em Interlagos, a RM Competições foi a Londrina para testes preparatórios. A atual campeã da Fórmula Truck, que utiliza caminhões da MAN-Volkswagen, testou na quarta-feira (16) e na manhã desta quinta no circuito paranaense, com os pilotos Felipe Giaffone e André Marques. Adalberto Jardim, da AJ5, outra equipe da marca, também esteve na pista.

“Focamos o trabalho na bomba injetora, experimentamos várias opções”, contou Giaffone. “Mexemos um pouco em chassi, mas o principal foi o trabalho com a bomba. Não melhoramos tudo o que queríamos, ainda não estamos no nível que tínhamos em 2011, mas já melhoramos um pouquinho. As pistas das próximas corridas vão exigir muita potência, o pessoal da Volkswagen vai ter bastante trabalho. O trabalho não para”, comentou.

EB – www.autoracing.com.br

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