Truck – Djalma Fogaça lidera prova e leva Ford ao pódio em Guaporé

domingo, 13 de outubro de 2013 às 16:26

Djalma Fogaça

“Acima de tudo, foi uma vitória minha pessoal, de ver a transformação de uma equipe que terminou a temporada 2012 em uma situação péssima, e que agora está brigando de novo na frente e disputando a vitória”. A frase resume bem o sentimento do paulista Djalma Fogaça após a corrida deste fim de semana da Fórmula Truck, disputada em Guaporé, no Rio Grande do Sul. Confirmando todas as expectativas a respeito do potencial dos Ford Cargo da 72 Sports, Fogaça liderou a maior parte da corrida e cruzou a linha de chegada na quarta posição.

Largando em sexto, Djalma integrou desde a primeira volta o pelotão que disputava a liderança – composto por Paulo Salustiano, Beto Monteiro, Felipe Giaffone, Régis Boéssio e Leandro Totti. Com problemas em seus caminhões, Salustiano e Totti deixaram a disputa ainda nas primeiras voltas. Enquanto isso, na pista, Fogaça partia para cima dos adversários com um ritmo que lhe rendeu a melhor volta da prova – registrada ainda na quinta passagem.

Foi pouco depois dos 20 minutos de corrida, quando a Fórmula Truck tem uma bandeira amarela programada por regulamento, que Fogaça ultrapassou Beto Monteiro e assumiu a liderança – chegando a abrir mais de dois segundos de vantagem para o pernambucano, que se defendia dos ataques de Felipe Giaffone e Régis Boéssio.

Os quatro foram protagonistas da vitória até a última volta. Poupando equipamento no início, Boéssio e Giaffone chegaram à parte final da corrida com caminhões mais equilibrados e se aproveitaram de uma condição de pista escorregadia (por conta de um vazamento de óleo) para ultrapassar Fogaça a seis voltas para o fim da prova. Na linha de chegada, Régis Boéssio passou em primeiro, Giaffone, em segundo, Beto Monteiro, em terceiro e Djalma Fogaça, em quarto.

“Quando vi que a pista estava ‘lavada’ de óleo, sabia que tinha perdido a corrida”, conta Djalma. “Nosso caminhão é muito certinho. Ele se ajusta bem ao piso seco ou ao piso totalmente molhado. Mas em uma condição como essa de hoje, ou da chuva fina do treino de classificação, em que a pista fica ‘ensaboada’, nós não temos aderência”, relata o piloto. “O mais importante aqui, que era levar a Ford a liderar uma corrida de novo, ter condição de fazer uma pole position e confirmar aquilo tudo que nós sabemos desde o início do ano, nós conseguimos. Sabíamos que bastava encaixar uma classificação boa para o caminhão brigar na frente”, conclui.

O quarto lugar em Guaporé marcou o primeiro pódio de Djalma Fogaça desde que voltou a pilotar na Fórmula Truck, no segundo semestre de 2012. E marcou, também, sua volta ao Top-5 da categoria desde sua prova de despedida, realizada há exatos três anos e 10 meses, em 13 de dezembro de 2009, em Brasília.

“Esse resultado muda muita coisa. Muda toda a motivação da equipe, porque agora nós temos certeza do que somos capazes. E muda a programação para 2014, porque mostramos aos patrocinadores que temos essa competência. Vou trabalhar muito para estar com a Ford novamente no ano que vem. Sempre andei com eles, e eles continuaram acreditando em mim mesmo depois de tudo que aconteceu em 2012. Então vou provar que vale a pena continuar apostando na 72 Sports, porque temos muita coisa para ganhar juntos ainda”, encerra Djalma Fogaça.

Raijan Mascarello volta a pontuar

Mesmo com problemas no câmbio de seu caminhão, Raijan Mascarello – que faz sua primeira temporada na Fórmula Truck – marcou pontos pela segunda corrida consecutiva. O piloto do Mato Grosso chegou a figurar entre os 10 primeiros da prova, mas na parte final teve problemas na caixa de câmbio de seu bólido e cruzou a linha de chegada em 14º.

“O caminhão vinha rendendo bem na corrida até que fiquei sem a quarta marcha e isso comprometeu as saídas de curva. Mas foi uma corrida boa, com disputas legais e limpas. O resultado do Djalma prova que estamos no caminho certo de desenvolvimento dos caminhões e, da minha parte, marcar mais pontos comprova parte dessa evolução. A equipe toda está de parabéns pelo trabalho neste fim de semana”, avaliou Raijan Mascarello.

A próxima etapa da Fórmula Truck será no dia 10 de novembro em Curitiba, no Paraná. Confira como terminou a prova deste domingo em Guaporé:

1) 83 – Regis Boessio (M, RS), 31 voltas em 1:00:07.459 (média de 95.28 km/h)
2) 4 – Felipe Giaffone (W , SP), a 1.369
3) 88 – Beto Monteiro (I , PE), a 2.622
4) 72 – Djalma Fogaça (F , SP), a 3.149
5) 77 – André Marques (W , SP), a 19.667
6) 80 – Diogo Pachenki (M , PR), a 19.852
7) 3 – Geraldo Piquet (M , DF), a 20.199
8) 6 – Wellington Cirino (M , PR), a 20.845
9) 0 – Alberto Cattucci (V , SP), a 25.656
10) 14 – João Maistro (V , PR), a 34.351
11) 7 – Debora Rodrigues (W , SP), a 42.655
12) 11 – Jansen Bueno (V , PR), a 1 volta
13) 10 – Ronaldo Kastropil (S , SP), a 1 volta
14) 71 – Raijan Mascarello (F , MT), a 1 volta
15) 15 – Roberval Andrade (S , SP), a 1 volta
16) 73 – Leandro Totti (W , PR), a 4 voltas
17) 99 – Luiz Lopes (I , SP), a 7 voltas
18) 51 – Leandro Reis (S , GO), a 15 voltas
19) 21 – Alex Caffi (I , IT), a 15 voltas
20) 44 – Edu Piano (F , SP), a 20 voltas
21) 30 – Rogerio Castro (V , GO), a 22 voltas
22) 55 – Paulo Salustiano (M , SP), a 25 voltas
23) 12 – Zé Maria Reis (S , GO), a 25 voltas

Melhor Volta: Djalma Fogaça, 1:27.210 (127.14 km/h)

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.