Trofeo Linea: Cacá e Cesinha são os mais rápidos em Londrina

sexta-feira, 15 de julho de 2011 às 19:20

tlinea-cacabueno-350No duelo entre o campeão e atual líder e o especialista no circuito, o carioca Cacá Bueno superou o paranaense Cesinha Bonilha pela ínfima margem de 27 milésimos de segundo e fechou a sexta-feira com o melhor tempo dos treinos livres da terceira rodada dupla do Trofeo Linea. A marca de Cacá foi estabelecida nos ensaios da manhã, enquanto Cesinha – cuja carreira tem íntima ligação com o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina – aproximou-se bastante na sessão da tarde.

Com sol forte e temperatura aproximando-se dos 30 graus, o Trofeo Linea estreou os pneus Pirelli importados da Turquia. A expectativa da fábrica era de que os compostos mais macios e de perfil mais baixo derrubassem os tempos de volta entre meio e um segundo. Embora as marcas de hoje já tenham superado a pole do ano passado, Cacá diz que ainda é cedo para uma comparação mais exata em virtude da mudança no traçado no Esse da Caixa Dágua. “Vamos ter de esperar até a próxima etapa no mês que vem em Interlagos, onde já corremos na abertura do calendário deste ano. Mas é evidente que há uma mudança nas reações do carro, por causa da menor área de contato dos pneus com o asfalto e o encurtamento das relações de marcha”, explicou.

Antes de se atracar no fundo dos boxes com uma “quentinha”, constituída por arroz, ovo frito e um bife de aspecto pouco sedutor, Cesinha manifestou satisfação com o balanço geral do primeiro dia do Troféu Linea no quintal de sua casa. “Foi bom, só acho que estou perdendo um pouquinho de reta para os mais velozes. Estou pensando em pedir a troca do motor para os treinos de amanhã”, afirmou o piloto natural da vizinha Cambé, que viu na evolução do acerto a explicação para o ótimo rendimento da tarde mesmo com o mesmo jogo de pneus da manhã.

Cesinha elogiou a constância dos novos pneus, apesar da condução do carro ter se tornado mais difícil. “Como esses pneus têm menos altura, eles ‘copiam’ muito o chão e sentem qualquer irregularidade. Mas o importante foi que completamos cerca de 25 voltas andando em tempos parecidos”, analisou. Cesinha é um dos favoritos à pole nas tomadas classificatórias de amanhã e conta mesmo com a posição de honra na largada para aumentar as chances de chegar à segunda vitória na categoria, repetindo o feito da prova de estreia em 2010. “A pole aqui representa 80% da corrida. Londrina é uma pista tão complicada que você consegue se manter à frente mesmo com um carro um segundo mais lento.”

O novato Marcos Gomes, outra estrela da Stock Car que adere ao Trofeo Linea, foi um dos destaques do dia ao terminar com uma promissora 5ª colocação. Amanhã, os carros voltam à pista para a terceira e última sessão de treinos livres com uma hora de duração e início marcado para as 11h10. As tomadas classificatórias estão marcadas para as 13h55. Depois de 20 minutos de pista aberta, apenas os seis melhores regressarão para o Top Qualifying de uma volta lançada por competidor na ordem inversa das posições do Q1. Ingressos para o Racing Festival, que além do Trofeo Linea conta também com a Fórmula Futuro Fiat e as motos 600 Hornet e CB300 R, poderão ser retirados gratuitamente nas bilheterias do autódromo neste sábado, das 8 às 17 horas, e no domingo, das 8 às 14 h.

Os melhores tempos da sexta-feira:

1 – CACÁ BUENO – 1min26s598
2 – CESINHA BONILHA – 1min26s625
3 – ALLAM KHODAIR – 1min26s640
4 – FÁBIO CARREIRA – 1min27s077
5 – MARCOS GOMES – 1min27s110
6 – ANDRÉ BRAGANTINI – 1min27s354
7 – CLEMENTE FARIA JR. – 1min27s421
8 – GIULIANO LOSACCO – 1min27s474
9 – CHRISTIAN FITTIPALDI – 1min27s516
10 – ULISSES SILVA – 1min27s530
11 – ROGÉRIO CASTRO – 1min27s540
12 – FERNANDO NIENKOTTER – 1min27s664
13 – POPÓ BUENO – 1min27s810
14 – LEONARDO NIENKOTTER – 1min27s914
15 – ALESSANDRO MARCHINI – 1min28s172
16 – BETINHO SARTÓRIO – 1min28s458

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.