Triumph será fornecedora oficial de motores da Moto2 a partir de 2019

sábado, 3 de junho de 2017 às 10:30
Franco Morbidelli

Franco Morbidelli

Hoje, dia 3 de junho, a Triumph Motorcycles foi anunciada como fornecedora exclusiva de motores, a partir de 2019, para o Campeonato FIM Moto2 – uma das classes que integra o Campeonato Mundial de Motovelocidade, a mais importante competição de motocicletas do planeta. A fabricante inglesa assinou um contrato de três anos com a Dorna (detentora dos direitos comerciais da competição) para fornecer um motor Triumph de três cilindros com 765 cc, baseado no novíssimo propulsor que equipará a nova Street Triple 2017 – motocicleta que chegará ao mercado brasileiro em agosto deste ano.

O novo motor é um desenvolvimento significativo do vitorioso motor Daytona 675R, que possibilitou a vitória desta esportiva em provas como “Isle of Man TT”, “Daytona 200” e “British Supersports” em 2014 e 2015. Com base na mais alta especificação do motor de 765 cc, a nova Street Triple RS foi desenvolvida para a Moto2 com as seguintes modificações:

Cabeçote do cilindro modificado, com novas portas de admissão e de exaustão, para um fluxo de combustível otimizado.
Válvulas de titânio e molas das válvulas mais rígidas, para um aumento de rotação.
Kit alternador de baixa saída para redução de inércia.
Relação de transmissão de 1ª marcha mais longa.
Embreagem deslizante/assistida (slipper clutch), desenvolvida para competição, na qual será ajustável.
Módulo da injeção eletrônica específico de competição, que será desenvolvido em conjunto com a Magneti Marelli.
Tampa do motor reprojetada para redução de largura.
Cárter modificado para permitir uma melhoria no fluxo do coletor.

Tendo como base o novo motor da Street Triple 2017, o Triumph Moto2 765cc foi desenvolvido e ajustado para proporcionar ganhos de potência e torque. No modo de pilotagem “estrada”, o motor proporciona o mais alto nível de desempenho para uma Street Triple, fornecendo potência de 123 cv (a 11.700 rpm) e torque de 77 Nm (a 10.800 rpm). Este novo motor possui mais de 80 peças novas, em comparação com o motor da geração anterior, incluindo um aumento do diâmetro e do curso. Os componentes novos incluem:

Novo virabrequim
Novos pistões
Novas bielas e eixo balanceador
Cilindros galvanizados em Nikasil
Caixa de marchas revisada

A tecnologia do novo motor Triumph 765 cc Moto2 foi desenvolvida para possibilitar que o motor aspire mais livremente e com maior rotação comparado a uma motocicleta padrão, aumentando ainda mais o desempenho geral. Outras alterações foram feitas especificamente para o uso em corridas. Para assistir ao filme do motor Triumph Moto2, clique aqui: https://youtu.be/bDT8y0WEfxo.

Paul Stroud, Chief Commercial Officer da Triumph Motorcycles, afirmou: “Este é um momento significativo para a Triumph, iniciando um novo e empolgante capítulo em nossos 110 anos de história e tendo como base nossos celebrados e vitoriosos motores triplos TT e Supersports. Esperamos consolidar uma longa e empolgante relação com a Dorna e as equipes, pilotos e torcedores da Moto2″.

Carmelo Ezpeleta, Diretor Executivo da Dorna, acrescentou: “Estamos muito felizes em trabalhar com uma das mais icônicas marcas de motocicletas. Os motores três cilindros da Triumph são conhecidos por sua força, transmissão e entrega de torque e obtiveram muito sucesso na pista, tornando-os a escolha ideal para o campeonato Moto2. Estamos ansiosos para a temporada de 2019 e o início de uma nova geração da Moto2, em parceria com a Triumph”.

Herve Poncharal, Presidente da IRTA, afirmou: “A Moto2 é uma categoria-chave na alimentação de talentos no MotoGP. Estamos vendo que muitos dos melhores pilotos do MotoGP passam pela categoria intermediária. A chegada de Triumph como único fornecedor de motores e com novas ECUs (módulo da injeção eletrônica) na classe intermediária marca uma nova era que certamente irá provar outro passo incrível em sua evolução, tornando-se a categoria final no caminho para o MotoGP”.

Trevor Morris, Diretor Técnico da ExternPro, empresa que será responsável pela preparação final dos motores para as corridas, comentou: “É incrivelmente empolgante trabalhar em conjunto com a Triumph, um ícone no fornecimento de motores para o Moto2. Sou fã de longa data do motor de três cilindros, suas características e seu desempenho único, para garantir o futuro sucesso do campeonato”.

Julian Simon, Campeão Mundial 125cc 2009 e vice-campeão da Moto2 e experiente piloto de testes da Moto2, que esteve envolvido nos testes da fase de desenvolvimento do motor, disse: “O motor parece muito forte e sua faixa intermediária é particularmente impressionante. A sensação entre o acelerador e a roda traseira é muito direta e controlável. O sentimento geral é muito bom e o motor já mostra um grande potencial”.

SOBRE A TRIUMPH

A Triumph Motorcycles Brazil é uma das 12 subsidiárias da empresa pelo mundo e conta com sede em São Paulo (SP) e fábrica em Manaus. A marca conta com 15 concessionárias nas cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Londrina (PR) e Recife (PE). Fundada em 1902, a Triumph Motorcycles é uma empresa global, atuando diretamente em 13 países, por meio de suas filiais, e indiretamente em mais 57 mercados, através de distribuidores independentes. A Triumph é a maior fabricante britânica de motos e a marca que mais cresce no segmento acima de 500 cc nos países nos quais está presente. O faturamento mundial da empresa gira em torno de R$ 1,6 bilhão e suas vendas no varejo superam as 60.000 unidades anuais. No mundo todo, a Triumph possui mais de 700 concessionárias e perto de 2.000 funcionários.

EB - www.autoracing.com.br

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