Trégua na Red Bull durante o GP da Austrália?

terça-feira, 19 de março de 2024 às 16:47

Christian Horner e Helmut Marko

Christian Horner e outras figuras importantes da Red Bull, como Helmut Marko e Jos Verstappen, teriam mantido conversas iniciais sobre uma trégua após várias semanas de guerra política na atual equipe campeã da F1.

A funcionária da Red Bull que acusou Horner de “comportamento impróprio” foi suspensa pela Red Bull Racing e apelou da decisão, ao mesmo tempo que também apresentou uma reclamação ao comitê de ética do órgão dirigente da F1, a FIA.

Entretanto, toda a saga envolvendo Horner e a reclamante desenterrou tensões – algumas mais antigas, outras mais novas – dentro dos Touros, com Horner lutando pelo controle contra o pai de Max Verstappen, Jos, e o conselheiro de automobilismo de longa data da equipe, Marko.

Isso atingiu o ponto de ebulição quando Jos Verstappen afirmou que a Red Bull iria “explodir” se Horner permanecesse, antes do filho Max insistir que poderia deixar a equipe se Marko fosse removido de sua posição.

Agora, de acordo com o jornal The Mirror, há uma vontade entre todas as partes de não permitir que questões políticas afetem o desempenho dominante da equipe, portanto Horner, Jos Verstappen (que não é contratado pela Red Bull) e Marko concordaram com um “cessar-fogo público” por enquanto.

Há também relatos de que Horner agora tem o apoio total do conselho austríaco, incluindo os executivos Franz Watzlawick e Oliver Mintzlaff, bem como do proprietário majoritário tailandês Chalerm Yoodivhya, que já estava do lado de Horner e fez questão de mostrar isso na abertura da temporada do GP do Bahrain.

Ainda não se sabe se este apoio a Horner, no longo prazo, poderá desencadear a saída de Verstappen da Red Bull.

O holandês, que venceu as duas primeiras corridas da temporada com facilidade fazendo dobradinha com Checo Perez, enquanto busca vencer o quarto campeonato consecutivo este ano, tem um contrato com a Red Bull até o final de 2028 no valor de aproximadamente 50 milhões de euros por ano.

Mesmo assim, Verstappen insistiu na Arábia Saudita na semana passada que seu futuro na equipe poderia depender da permanência de Marko.

A esposa de Horner, a estrela pop das Spice Girls, Geri Halliwell, esteve ao lado do marido nas duas primeiras corridas da temporada no Bahrain e na Arábia Saudita, apesar do vazamento de algumas mensagens sexualmente sugestivas no WhatsApp, supostamente entre Horner e a funcionária suspensa da RBR.

O próprio chefe da Red Bull F1 implorou ao mundo que “traçasse um limite” para a situação, insistindo no final de uma coletiva de imprensa altamente carregada em Jeddah: “A intrusão na minha família é suficiente”.

Espera-se que Horner esteja presente em Albert Park neste fim de semana, enquanto a Red Bull busca estender sua série de vitórias para 10 corridas, desde Singapura em setembro passado, quando Carlos Sainz, da Ferrari, foi o único piloto não-Red Bull a vencer um GP durante toda a temporada de 2023.

Se a declarada trégua vai acontecer ou não, só o fim de semana, que começa extraoficialmente na quarta-feira, vai nos mostrar.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.