Toyotas dominam grid; Senna sai em 3º nas 24 Horas de Le Mans
sexta-feira, 15 de junho de 2018 às 14:28
Bruno Senna
A meta foi cumprida. Bruno Senna e seus companheiros, o alemão Andre Lotterer e o suíço Neel Jani, estarão atrás apenas das Toyota oficiais de fábrica no grid da edição 2018 das 24 Horas de Le Mans, segunda etapa da supertemporada do Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC e que terá largada às 10 horas (Brasília) no lendário circuito da região oeste da França. O Fox 2 vai transmitir boa parte da prova, com a primeira entrada ao vivo a partir das 14 horas.
A pole no geral e da classe dos superprotótipos LMP1 ficou com o trio formado por Fernando Alonso, Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi, que na terceira e definitiva sessão classificatória da quinta-feira superaram em exatos dois segundos o outro Toyota dividido por Mike Conway, Kamuy Kobayashi e Jose Maria Lopez. O Rebellion R13-Gibson de Bruno e seus parceiros apareceu em seguida, batendo o BR Engineering/AER da equipe russa SMP por escassos 34 milésimos de segundo.
O treino que definiu as posições de largada, na avaliação de Bruno, já deu uma indicação do que poderá ocorrer ao longo da exaustiva maratona de longa duração de um dos eventos mais importantes do calendário internacional. “Foi um dos qualis mais confusos da história, cheio de acidentes, bandeiras amarelas, vermelhas… Le Mans está bem caótico neste ano e, pelo jeito, a corrida será bastante parecida”, previu.
Bruno sabe que será difícil acompanhar o ritmo superior das Toyota, mas comemorou o objetivo alcançado de largar à frente dos carros russos, um deles reforçado pelo campeão mundial Jenson Button – um dos 24 pilotos com passagem na Fórmula 1 presentes a Le Mans e que partirá da 7ª colocação. Ainda assim, observou que o desempenho no qualifying poderia ter sido melhor. “Cometemos um erro e saímos com o tanque cheio, o que obviamente comprometeu o tempo de uma volta que foi até boa nas circunstâncias. Além disso, nosso motor está perdendo um pouquinho para o outro Rebellion por ter mais quilometragem”, explicou.
Campeão mundial da LMP2 no ano passado, Bruno reconhece que a luta para subir ao pódio deve ser a expectativa mais real. “Nossa briga é para terminar à frente das SMP, porque será quase impossível acompanhar as Toyota. Teremos chances apenas se elas tiverem problemas e tudo der certo para nós”, concluiu. A marca japonesa é a única fábrica a se manter na categoria e persegue sua primeira vitória em Le Mans. Lotterer, que atualmente disputa também a Fórmula E, estará no cockpit do carro da equipe franco-suíça para o primeiro turno de pilotagem.
Confira o grid completo:
Pos. | Classe | Pilotos | Equipe | Carro | Tempo | Dif. |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | LMP1 | S.Buemi, K.Nakajima, F.Alonso | Toyota Gazoo Racing | Toyota | 3m15.377s | – |
2 | LMP1 | M.Conway, K.Kobayashi, J.M.Lopez | Toyota Gazoo Racing | Toyota | 3m17.377s | 2.000s |
3 | LMP1 | A.Lotterer, N.Jani, B.Senna | Rebellion Racing | Rebellion/Gibson | 3m19.449s | 4.072s |
4 | LMP1 | S.Sarrazin, E.Orudzhev, M.Isaakyan | SMP Racing | BR Engineering/AER | 3m19.483s | 4.106s |
5 | LMP1 | T.Laurent, M.Beche, G.Menezes | Rebellion Racing | Rebellion/Gibson | 3m19.945s | 4.568s |
6 | LMP1 | H.Hedman, B.Hanley, R.van der Zande | DragonSpeed | BR Engineering/Gibson | 3m21.110s | 5.733s |
7 | LMP1 | V.Petrov, M.Aleshin, J.Button | SMP Racing | BR Engineering/AER | 3m21.408s | 6.031s |
8 | LMP1 | O.Webb, D.Kraihamer, T.Dillmann | ByKOLLES Racing Team | ENSO CLM/NISMO | 3m22.505s | 7.128s |
9 | LMP1 | O.Rowland, A.Brundle, O.Turvey | CEFC TRSM Racing | Ginetta/Mecachrome | 3m23.757s | 8.380s |
10 | LMP2 | P.Lafargue, P-L.Chatin, M.Rojas | Idec Sport Racing | ORECA/Gibson | 3m24.842s | 9.465s |
11 | LMP2 | R.Gonzalez, P.Maldonado, N.Berthon | DragonSpeed | ORECA/Gibson | 3m24.883s | 9.506s |
12 | LMP2 | R.Rusinov, A.Pizzitola, J-E.Vergne | G-Drive Racing | ORECA/Gibson | 3m25.160s | 9.783s |
13 | LMP2 | F.Perrodo, M.Vaxiviere, L.Duval | TDS Racing | ORECA/Gibson | 3m25.240s | 9.863s |
14 | LMP1 | C.Robertson, M.Simpson, L.Roussel | CEFC TRSM Racing | Ginetta/Mecachrome | 3m25.268s | 9.891s |
15 | LMP2 | T.Buret, J.Canal, W.Stevens | Panis Barthez Competition | Ligier/Gibson | 3m25.376s | 9.999s |
16 | LMP2 | N.Lapierre, A.Negrao, P.Thiriet | Signatech Alpine Matmut | Alpine/Gibson | 3m26.681s | 11.304s |
17 | LMP2 | V.Capillaire, J.Hirschi, T.Gommendy | Graff-SO24 | ORECA/Gibson | 3m26.701s | 11.324s |
18 | LMP2 | P.Hanson, F.Albuquerque, P.Di Resta | United Autosports | Ligier/Gibson | 3m26.772s | 11.395s |
19 | LMP2 | H-Pin Tung, S.Richelmi, G.Aubry | Jackie Chan DC Racing | ORECA/Gibson | 3m27.120s | 11.743s |
20 | LMP2 | J.Jaafar, N.Jeffri, W.Tan | Jackie Chan DC Racing | ORECA/Gibson | 3m27.226s | 11.849s |
21 | LMP2 | J.Allen, J.Gutierrez, E.Guibbert | G-Drive Racing | ORECA/Gibson | 3m27.280s | 11.903s |
22 | LMP2 | R.Lacorte, G.Sernagiotto, F.Nasr | Cetilar Villorba Corse | Dallara/Gibson | 3m27.993s | 12.616s |
23 | LMP2 | F.van Eerd, G.van der Garde, J.Lammers | Racing Team Nederland | Dallara/Gibson | 3m28.111s | 12.734s |
24 | LMP2 | H.de Sadeleer, W.Owen, J.P.Montoya | United Autosports | Ligier/Gibson | 3m28.159s | 12.782s |
25 | LMP2 | V.Shaytar, H.Newey, N.Nato | SMP Racing | Dallara/Gibson | 3m28.629s | 13.252s |
26 | LMP2 | R.Taylor, C.Ledogar, D.H.Hansson | Jackie Chan DC Racing | Ligier/Gibson | 3m29.474s | 14.097s |
27 | LMP2 | A.Bertolini, N.Jonsson, T.Krohn | Eurasia Motorsport | Ligier/Gibson | 3m33.585s | 18.208s |
28 | LMP2 | D.Cheng, N.Boulle, P.Nicolet | Jackie Chan DC Racing | Ligier/Gibson | 3m35.237s | 19.860s |
29 | LMP2 | E.Creed, R.Ricci, T.Dagoneau | Larbre Competition | Ligier/Gibson | 3m38.206s | 22.829s |
30 | LMP2 | M.Patterson, A.D.De Jong, T.Kim | Algarve Pro Racing | Ligier/Gibson | 3m39.518s | 24.141s |
31 | GTE Pro | R.Lietz, G.Bruni, F.Makowiecki | Porsche GT Team | Porsche | 3m47.504s | 32.127s |
32 | GTE Pro | M.Christensen, K.Estre, L.Vanthoor | Porsche GT Team | Porsche | 3m49.097s | 33.720s |
33 | GTE Pro | S.Mucke, O.Pla, B.Johnson | Ford Chip Ganassi Team UK | Ford | 3m49.181s | 33.804s |
34 | GTE Pro | A.P.Guidi, J.Calado, D.Serra | AF Corse | Ferrari | 3m49.494s | 34.117s |
35 | GTE Pro | J.Hand, D.Muller, S.Bourdais | Ford Chip Ganassi Team USA | Ford | 3m49.582s | 34.205s |
36 | GTE Pro | P.Pilet, N.Tandy, E.Bamber | Porsche GT Team | Porsche | 3m49.589s | 34.212s |
37 | GTE Pro | R.Briscoe, R.Westbrook, S.Dixon | Ford Chip Ganassi Team USA | Ford | 3m49.761s | 34.384s |
38 | GTE Pro | R.Dumas, T.Bernhard, S.Muller | Porsche GT Team | Porsche | 3m50.089s | 34.712s |
39 | GTE Pro | J.Magnussen, A.Garcia, M.Rockenfeller | Corvette Racing – GM | Chevrolet | 3m50.242s | 34.865s |
40 | GTE Pro | D.Rigon, S.Bird, M.Molina | AF Corse | Ferrari | 3m50.246s | 34.869s |
41 | GTE Pro | A.Priaulx, H.Tincknell, T.Kanaan | Ford Chip Ganassi Team UK | Ford | 3m50.429s | 35.052s |
42 | GTE Pro | A.Farfus, A.F.da Costa, A.Sims | BMW Team MTEK | BMW | 3m50.579s | 35.202s |
43 | GTE Pro | M.Tomczyk, N.Catsburg, P.Eng | BMW Team MTEK | BMW | 3m50.596s | 35.219s |
44 | GTE Am | M.Cairoli, K.Al Qubaisi, G.Roda | Dempsey-Proton Racing | Porsche | 3m50.728s | 35.351s |
45 | GTE Pro | O.Gavin, T.Milner, M.Fassler | Corvette Racing – GM | Chevrolet | 3m50.952s | 35.575s |
46 | GTE Pro | T.Vilander, A.Giovinazzi, P.Derani | AF Corse | Ferrari | 3m50.957s | 35.580s |
47 | GTE Am | M.Wainwright, B.Barker, A.Davison | Gulf Racing | Porsche | 3m51.391s | 36.014s |
48 | GTE Am | M.Campbell, C.Ried, J.Andlauer | Dempsey-Proton Racing | Porsche | 3m51.930s | 36.553s |
49 | GTE Am | T.Flohr, F.Castellacci, G.Fisichella | Spirit of Race | Ferrari | 3m51.956s | 36.579s |
50 | GTE Pro | A.Lynn, M.Martin, J.Adam | Aston Martin Racing | Aston Martin | 3m52.486s | 37.109s |
51 | GTE Am | J.Bergmeister, P.Lindsey, E.Perfetti | Team Project 1 | Porsche | 3m52.985s | 37.608s |
52 | GTE Am | S.Yoluc, E.Hankey, C.Eastwood | TF Sport | Aston Martin | 3m53.070s | 37.693s |
53 | GTE Am | F.Babini, C.Nielsen, E.Maris | Ebimotors | Porsche | 3m53.402s | 38.025s |
54 | GTE Am | Mok W.S., M.Griffin, K.Sawa | Clearwater Racing | Ferrari | 3m53.409s | 38.032s |
55 | GTE Am | L.Griffin, C.MacNeil, J.Segal | JMW Motorsport | Ferrari | 3m53.439s | 38.062s |
56 | GTE Pro | M.Sorensen, N.Thiim, D.Turner | Aston Martin Racing | Aston Martin | 3m53.523s | 38.146s |
57 | GTE Am | P.D.Lana, P.Lamy, M.Lauda | Aston Martin Racing | Aston Martin | 3m53.817s | 38.440s |
58 | GTE Am | B.Keating, J.Bleekemolen, L.Stolz | Keating Motorsports | Ferrari | 3m54.000s | 38.623s |
59 | GTE Am | P.Long, T.Pappas, S.Pumpelly | Proton Competition | Porsche | 3m54.720s | 39.343s |
60 | GTE Am | M.Ishikawa, O.Beretta, E.Cheever | MR Racing | Ferrari | 3m54.951s | 39.574s |
24 horas, bruno senna, endurance, fernando alonso, kazuki nakajima, le mans, rebellion, sebastien buemi, toyota
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.