Porsche toma vitória da Toyota na 84ª edição das 24 Horas de Le Mans
domingo, 19 de junho de 2016 às 10:30
Porsche nº 2
A Porsche conquistou sua segunda vitória seguida nas 24 Horas de Le Mans, que teve neste final de semana sua 84ª edição. O trio vencedor foi formado por Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb, no carro nº 2.
A parada foi decidida no apagar das luzes. A Toyota de Anthony Davidson, Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi estava na liderança por 1m24s nos últimos 10 minutos. No entanto, restando menos de cinco, ficou lenta pela pista, chegando a parar na reta principal. A equipe foi desclassificada pela última volta ter sido muito lenta.
O carro nº 6 da Toyota, que liderou boa parte da corrida, perdeu tempo nos boxes mais no final para reparar o assoalho, e acabaria em terceiro, mas foi promovido a segundo. O carro nº 1 da Porsche liderou nas horas iniciais, mas perdeu duas horas e meia nos boxes com superaquecimento: foi 14º no geral.
A Audi sempre esteve bem distante da briga pela vitória, ficando com a terceira e a quarta posição no final. A melhor delas foi a de nº 8, com Lucas di Grassi a bordo. A equipe Rebellion de Nelsinho Piquet ficou em 30º no geral, sendo a melhor entre as independentes.
A CORRIDA
A corrida teve início com o Safety Car, devido à chuva. A Toyota nº 6 assumiu a liderança logo na segunda volta, mas se atrasou na troca dos pneus de chuva para os slicks na segunda hora. A essa altura, a Audi nº 7 perdeu bastante tempo devido a uma troca de turbo.
A Porsche nº 1, então, foi para a frente, em uma briga acirrada entre as três principais montadoras. Após abrirem certa vantagem na quarta hora, na quinta estratégias diferentes aproximaram as duas Porsches e a Toyota nº 6.
Os japoneses reassumiram a liderança na sexta hora, momento em que a Audi nº 8 já estava uma volta atrasada. Na oitava, as Porsches inverteram de posição, enquanto a Audi perdeu uma segunda volta após uma visita à garagem para reparo.
Mudança maior ocorreu na nona hora. Enquanto a Porsche nº 2 assumia a ponta, a nº 1 enfrentava problemas de superaquecimento e perdia 38 voltas nos pits. Na décima, a Toyota nº 6 voltou para a frente.
A disputa era particular entre os dois carros: na 11ª hora, a Toyota nº 5 já estava uma volta atrasada. Isso começou a mudar na 14ª hora, quando o segundo bólido japonês assumiu a segunda posição: a essa altura, a diferença entre os três era inferior a 40s. A Audi nº 8 estava duas voltas atrás e a nº 7 a 12.
A Porsche remanescente reassumiu a liderança na 15ª hora, fato que durou pouco tempo. Os japoneses voltaram à frente com seus dois carros na 16ª hora. Na 18ª, os alemães já estavam quase 50s atrás do líder, a essa altura o nº 5.
A briga se intensificou na 20ª hora. A Porsche nº 2 se intrometeu entre as Toyotas e estava apenas 7s atrás da primeira colocada, com a terceira a 20s do líder. Na 21ª, a Toyota nº 5 abriu vantagem e já estava mais de 1min na frente. Enquanto isso, a Audi nº 8 perdia 39 minutos nos boxes devido a um problema de freio.
A diferença diminuiu na 22ª hora, 30s, enquanto a Toyota nº 6 perdia quatro voltas nos boxes para reparar o chassis que havia sido danificado em uma rodada de Kamui Kobayashi. E parecia que terminaria dessa forma, até tudo mudar restando menos de cinco minutos para o final.
DEMAIS CLASSES
Na classe LMP2, a vitória foi da equipe Signatech Alpine, do trio Nicolas Lapierre, Stephane Richelmi e Gustavo Menezes, com a G-Drive ORECA em segundo. O melhor brasileiro na categoria foi Oswaldo Negri Jr., em nono (15º no geral). Bruno Senna foi décimo e Pipo Derani ficou 87 voltas atrasado após problemas.
Na GTE Pro, a Ford conquistou um vitorioso retorno a Le Mans. O trio Joey Hand, Dirk Muller e Sebastien Bourdais controlou bem sua vantagem nas horas finais e chegou bem à frente da Ferrari de Fisichella, Vilander, Malucelli. O brasileiro Fernando Rees ficou em sexto com sua equipe.
Por último, na GTE Am, a Scuderia Corsa Ferrari nº 62 venceu duelo com o Abu Dhabi-Proton Porsche nº 88. O trio vencedor foi formado por Bill Sweedler, Townsend Bell e Jeff Segal.
Classificação geral:
Pos | Classe | Pilotos | Equipe | Carro |
---|---|---|---|---|
1 | LMP1 | R.Dumas, N.Jani, M.Lieb | Porsche Team | Porsche |
2 | LMP1 | S.Sarrazin, M.Conway, K.Kobayashi | Toyota Gazoo Racing | Toyota |
3 | LMP1 | L.di Grassi, L.Duval, O.Jarvis | Audi Sport Team Joest | Audi |
4 | LMP1 | M.Fassler, A.Lotterer, B.Treluyer | Audi Sport Team Joest | Audi |
5 | LMP2 | G.Menezes, N.Lapierre, S.Richelmi | Signatech Alpine | Alpine/Nissan |
6 | LMP2 | R.Rusinov, W.Stevens, R.Rast | G-Drive Racing | ORECA/Nissan |
7 | LMP2 | V.Petrov, V.Shaytar, K.Ladygin | SMP Racing | BR Engineering/Nissan |
8 | LMP2 | N.Leventis, D.Watts, J.Kane | Strakka Racing | Gibson/Nissan |
9 | LMP2 | P.Jun Jin, T.Gommendy, N.de Bruijn | Eurasia Motorsport | ORECA/Nissan |
10 | LMP2 | M.Rojas, J.Canal, N.Berthon | Greaves Motorsport | Ligier/Nissan |
11 | LMP2 | N.Minassian, M.Mediani, M.Aleshin | SMP Racing | BR Engineering/Nissan |
12 | LMP2 | F.Barthez, P-L.Chatin, T.Buret | Panis Barthez Competition | Ligier/Nissan |
13 | LMP1 | T.Bernhard, M.Webber, B.Hartley | Porsche Team | Porsche |
14 | LMP2 | J.Pew, O.Negri, L.Vanthoor | Michael Shank Racing | Ligier/HPD |
15 | LMP2 | R.Gonzalez, B.Senna, F.Albuquerque | RGR Sport by Morand | Ligier/Nissan |
16 | LMP2 | S.Sharp, E.Brown, J.van Overbeek | Extreme Speed Motorsports | Ligier/Nissan |
17 | LMP2 | M.Munemann, C.Hoy, A.Pizzitola | Algarve Pro Racing | Ligier/Nissan |
18 | GTE Pro | J.Hand, D.Muller, S.Bourdais | Ford Chip Ganassi Team USA | Ford |
19 | GTE Pro | G.Fisichella, T.Vilander, M.Malucelli | Risi Competizione | Ferrari |
20 | GTE Pro | R.Briscoe, R.Westbrook, S.Dixon | Ford Chip Ganassi Team USA | Ford |
21 | GTE Pro | O.Pla, S.Mucke, B.Johnson | Ford Chip Ganassi Team UK | Ford |
22 | LMP2 | T.Krohn, N.Jonsson, J.Barbosa | Krohn Racing | Ligier/Nissan |
23 | GTE Am | N.Thiim, M.Sorensen, D.Turner | Aston Martin Racing | Aston Martin |
24 | GTE Am | R.Stanaway, F.Rees, J.Adam | Aston Martin Racing | Aston Martin |
25 | GTE Pro | J.Magnussen, A.Garcia, R.Taylor | Corvette Racing | Chevrolet |
26 | GTE Am | B.Sweedler, T.Bell, J.Segal | Scuderia Corsa | Ferrari |
27 | GTE Am | F.Perrodo, E.Collard, R.Aguas | AF Corse | Ferrari |
28 | GTE Am | K.Al Qubaisi, D.Hansson, P.Long | Abu Dhabi-Proton Racing | Porsche |
29 | LMP1 | N.Prost, N.Heidfeld, N.Piquet Jr. | Rebellion Racing | Rebellion/AER |
30 | GTE Am | W.Sun Mok, K.Sawa, R.Bell | Clearwater Racing | Ferrari |
31 | GTE Pro | R.Lietz, M.Christensen, P.Eng | Dempsey Racing – Proton | Porsche |
32 | LMP2 | V.Capillaire, E.Maris, J.Coleman | So24 ! By Lombard Racing | Ligier/Judd |
33 | GTE Am | M.Wainwright, A.Carroll, B.Barker | Gulf Racing UK | Porsche |
34 | LMP2 | B.Keating, J.Bleekemolen, M.Goossens | Murphy Prototypes | ORECA/Nissan |
35 | GTE Am | J.Laursen, M.Mac, C.Nielsen | Formula Racing | Ferrari |
36 | GTE Am | A.Howard, L.Griffin, G.Hirsch | Aston Martin Racing | Aston Martin |
37 | GTE Am | Y.Yamagishi, P.Ragues, J-P.Belloc | Larbre Competition | Chevrolet |
38 | Innov | F.Sausset, C.Tinseau, J-B.Bouvet | SRT41 By Oak Racing | Morgan/Nissan |
39 | GTE Am | J.O’Connell, O.Bryant, M.Patterson | Team AAI | Chevrolet |
40 | GTE Pro | M.Franchitti, A.Priaulx, H.Tincknell | Ford Chip Ganassi Team UK | Ford |
41 | GTE Pro | C.Ried, W.Henzler, J.Camathias | KCMG | Porsche |
42 | LMP2 | R.Dalziel, L.Derani, C.Cumming | Extreme Speed Motorsports | Ligier/Nissan |
43 | LMP2 | N.Leutwiler, S.Nakano, J.Winslow | Race Performance | ORECA/Judd |
44 | GTE Am | D.Cameron, M.Griffin, A.Scott | AF Corse | Ferrari |
– | LMP1 | A.Davidson, S.Buemi, K.Nakajima | Toyota Gazoo Racing | Toyota |
– | LMP2 | I.Taittinger, R.Striebig, L.Roussel | Pegasus Racing | Morgan/Nissan |
– | LMP2 | T.Graves, M.Rao, R.Merhi | Manor | ORECA/Nissan |
– | GTE Am | P.D.Lana, P.Lamy, M.Lauda | Aston Martin Racing | Aston Martin |
– | LMP2 | P.Thiriet, M.Beche, R.Hirakawa | Thiriet by TDS Racing | ORECA/Nissan |
– | LMP2 | D.Cheng, H-Pin Tung, N.Panciatici | Baxi DC Racing Alpine | Alpine/Nissan |
– | LMP2 | S.Dolan, J.Dennis, G.van der Garde | G-Drive Racing | Gibson/Nissan |
– | GTE Pro | O.Gavin, T.Milner, J.Taylor | Corvette Racing | Chevrolet |
– | LMP1 | S.Trummer, O.Webb, P.Kaffer | ByKOLLES Racing Team | CLM/AER |
– | LMP1 | M.Tuscher, A.Imperatori, D.Kraihamer | Rebellion Racing | Rebellion/AER |
– | GTE Pro | G.Bruni, J.Calado, A.P.Guidi | AF Corse | Ferrari |
– | GTE Pro | D.Rigon, S.Bird, A.Bertolini | AF Corse | Ferrari |
– | GTE Am | F.Makowiecki, E.Bamber, J.Bergmeister | Porsche Motorsport | Porsche |
– | GTE Am | P.Pilet, K.Estre, N.Tandy | Porsche Motorsport | Porsche |
– | LMP2 | T.Matsuda, M.Howson, R.Bradley | KCMG | ORECA/Nissan |
– | GTE Am | C.MacNeil, L.Keen, M.Miller | Proton Competition | Porsche |
24 horas, audi, bólido, carro, classe, corrida, edição, ferrari, ford, hora, le mans, marc lieb, neel jani, porsche, romain dumas, toyota, trio
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.