Toyota tem retorno total à F1 “sob consideração”
sábado, 11 de janeiro de 2025 às 15:00A Toyota está “gradualmente se movendo” em direção a um retorno total à Fórmula 1 após entrar em uma parceria técnica com a Haas em 2024, confirmou o diretor de automobilismo global Masaya Kaji.
A Toyota se retirou da F1 no final de 2009, com a fabricante japonesa desde então alcançando grande sucesso no Campeonato Mundial de Endurance e no Campeonato Mundial de Rally. Em outubro passado, a Toyota mergulhou os pés novamente nas águas da F1 ao anunciar uma parceria técnica com a equipe Haas.
O acordo da Toyota com a Haas veio depois que Ayao Komatsu, nascido em Tóquio, sucedeu Guenther Steiner como chefe de equipe no início do ano passado, com Komatsu supervisionando a temporada mais produtiva da Haas desde 2018.
No início desta semana, o piloto apoiado pela Toyota Ryo Hirakawa foi confirmado como o novo reserva da Alpine, com o vencedor de Le Mans – anteriormente um membro da equipe McLaren – definido para pilotar no TL1 em sua corrida em casa em Suzuka em abril.
Isso acontece depois que a Toyota estabeleceu uma parceria com a Hitech, a equipe de F2 fundada pelo chefe da equipe Alpine F1 Oliver Oakes.
Rumores persistiram sobre o futuro da equipe Alpine de propriedade da Renault, mas tanto o presidente da Renault Luca de Meo quanto o conselheiro da equipe Flavio Briatore negaram consistentemente que a equipe sediada em Enstone esteja à venda.
Kaji revelou que um retorno total à F1 está sendo considerado pela Toyota, mas insistiu que é improvável que um retorno aconteça no curto prazo, com a fabricante atualmente satisfeita em “trabalhar com várias equipes”.
Ele disse ao Motorsport.com: “Estamos, é claro, estudando as tecnologias para 2026 e até mesmo as tecnologias atuais. Sinto que estamos gradualmente nos movendo nessa direção. Não estamos em um estágio em que redirecionaríamos todos os nossos recursos para lá (um retorno total)”.
“O que acontece depois de 2030 ainda é incerto. Estamos trabalhando em várias novas tecnologias, então se nosso vetor se alinhar com a F1 ainda não se sabe. Se tivéssemos nossa própria equipe, poderíamos escolher quais pilotos colocar no carro. Nesse sentido, isso realmente nos deixaria mais perto de colocar pilotos na F1″, explicou.
“Mas, realisticamente, temos que avaliar quanto dinheiro e quantos membros da equipe seriam necessários para que isso acontecesse. É por isso que não acho que estamos no estágio de dizer: ‘Vamos começar uma equipe imediatamente'”, comentou Kaji.
“Por enquanto, construir parcerias, como com a Haas, e trabalhar com várias equipes é o que é importante. Não estamos em um estágio para pular essas etapas. Precisamos focar em fazer o que deveríamos estar fazendo agora”, concluiu o dirigente.
A Toyota disputou 140 corridas em um período de oito anos na F1 entre 2002 e 2009, registrando 13 pódios e três pole positions no total.
alpine f1, equipe, f1, fabricante, formula 1, haas f1, noticias f1, parceria, toyota f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.