Toyota reage e lidera último treino livre no Rolex 6 Horas de São Paulo; Barrichello é o segundo

sábado, 12 de julho de 2025 às 13:00

TOYOTA GAZOO Racing

A montadora mais bem-sucedida na história do Rolex 6 Horas de São Paulo reagiu na manhã deste sábado (12) no Treino Livre 3 – último ensaio antes da classificação para a edição de 2025 da prova brasileira do FIA World Endurance Championship (FIA WEC). A Toyota, única fábrica a ter duas poles e duas vitórias na corrida em Interlagos, cravou a volta mais rápida no traçado paulistano de 4.309 metros.

O responsável pelo bom resultado foi o #8 (Brendon Hartley, Ryo Hirakawa), que venceu a prova no ano passado. A melhor passagem foi em 1min23s695, colocando 0s490 sobre a Ferrari #50 (Antonio Fuoco, Miguel Molina, Nicklas Nielsen), porém ficando ainda atrás da melhor marca registrada neste evento, pelo Porsche #6 (Laurens Vanthoor, Kévin Estre) no TL2 da última sexta-feira, 1min23s508. Curiosamente, os dois Porsches de fábrica ficaram em último e penúltimo nesta sessão.

O bom resultado da Toyota foi completado pelo #7 (Mike Conway, Kamui Kobayashi, Nyck de Vries) que também figurou no top-5, mais exatamente no quarto posto. Logo à frente, o BMW #15 (Dries Vanthoor, Kevin Magnussen, Raffaelle Marciello) voltou a mostrar força, ficando em terceiro. Os cinco melhores foram fechados pelo Cadillac #12 (Alex Lynn, Norman Nato, Will Stevens). Completando cinco montadoras entre os seis primeiros – mostrando o equilíbrio do FIA WEC – o Alpine #35 (Paul-Loup Chatin, Ferdinand Habsburg, Charles Milesi) foi o sexto colocado.

Já na classe LMGT3, o Aston Martin Vantage #10 de Eduardo Barrichello, Anthony McIntosh e Valentin Hasse-Clot viu sua marca que rendeu o primeiro lugar na última sexta-feira sendo superada pelo Chevrolet Corvette #33 (Daniel Juncadella, Jonny Edgar, Ben Keating), que ficou com o tempo de 1min34s414 contra o 1min34s493 anotado ontem pelo brasileiro.

Porém, o carro de Dudu ainda ficou no segundo posto a 0s071 da melhor volta. O resto do top-5 ainda teve o Ford Mustang #88 (Stefano Cattuso, Giammarco Levorato, Dennis Olsen), o Lexus RC F #87 (José María López, Clemens Schmid, Razvan Umbrarescu) e o McLaren 720S #95 (Sean Gelael, Darren Leung, Marino Sato).

O final de semana vem sendo até aqui desafiador para o BMW M4 #31, dos brasileiros Augusto Farfus e Pedro Ebrahim (além do australiano Yasser Shahin). Com o tempo de 1min35s801, o trio terminou o Treino Livre 3 na 18ª colocação.

Neste sábado, o início das classificações para das classes LMGT3 e Hypercar está marcado para as 14h45.

Classificação Hypercar do treino livre 2 (top-5):
1. #8 Toyota Gazoo Racing (Brendon Hartley, Ryo Hirakawa) – 1min23s695
2. #50 Ferrari AF Corse (Antonio Fuoco, Miguel Molina, Nicklas Nielsen), a 0s490
3. #15 BMW M Team WRT (Dries Vanthoor, Kevin Magnussen, Raffaelle Marciello), a 0s592
4. #7 Toyota Gazoo Racing (Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries), a 0s654
5. #12 Cadillac Hertz Team JOTA (Alex Lynn, Norman Nato, Will Stevens), a 0s673

Classificação LMGT3 do treino livre 2 (top-5):
1. #33 TF Sport (Daniel Juncadella, Jonny Edgar, Ben Keating) – 1min34s414
2. #10 Racing Spirit of Léman (Eduardo Barrichello, Anthony McIntosh, Valentin Hasse-Clot), a 0s071
3. #88 Proton Competition (Stefano Cattuso, Giammarco Levorato, Dennis Olsen), a 0s199
4. #87 Akkodis ASP Team (José María López, Clemens Schmid, Razvan Umbrarescu), a 0s200
5. #95 United Autosports (Sean Gelael, Darren Leung, Marino Sato), a 0s245
18. #31 The Bend Team WRT (Augusto Farfus, Yasser Shahin, Pedro Ebrahim), a 1a387

A edição 2025 do evento, que acontece neste final de semana, segue com ingressos à venda, que podem ser adquiridos no site oficial fiawecsaopaulo.com.br.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.