Toto Wolff vai para do GP do Japão dependendo do resultado sobre limite de custos de 2021 que a FIA divulgará nesta quarta-feira

segunda-feira, 3 de outubro de 2022 às 13:00

Toto Wolff

Toto Wolff planejava não viajar para Suzuka em meio ao exigente cronograma de corridas da F1, mas o austríaco pode mudar de ideia depois que a FIA divulgar os resultados de seus cálculos de limite de custos de 2021 na quarta-feira.

Na quarta-feira, o órgão regulador deve tornar público se as 10 equipes de F1 mantiveram ou não o limite de custo de USD 145 milhões na temporada passada. Antes desse anúncio, estão circulando rumores não comprovados sugerindo que a Red Bull e a Aston Martin podem ter desrespeitado as regras.

Ambas as equipes negaram essas acusações, com o chefe da Red Bull, Christian Horner, chegando a ameaçar com uma ação legal contra aqueles que iniciaram as alegações “difamatórias”. Ele também disse que está “absolutamente confiante” de que a equipe ficou abaixo do orçamento em 2021.

Mas as alegações ofuscaram o morno GP de Cingapura, e o mesmo pode acontecer no evento do próximo fim de semana no Japão – especialmente se uma ou mais equipes tiverem quebrado as regras. Nesse caso, Wolff pode mudar de ideia e viajar para Suzuka.

O chefe da equipe Mercedes disse na sexta-feira passada que planejava pular a viagem para supervisionar as coisas na base da equipe em Brackley. Seria apenas a segunda vez em nove anos que ele estaria ausente do paddock para um fim de semana de corrida.

Falando sobre o calendário recorde de 24 corridas da F1 no próximo ano, Wolff disse: “Vou começar a pular algumas corridas. Toda a equipe precisa olhar para isso. Não é sustentável para ninguém fazer 24 corridas. Os pilotos não tem escapatória, mas começamos na segunda-feira no escritório e vamos até o final da semana.

“Precisamos encontrar uma solução, e acho que a equipe de corrida vai pular algumas corridas todos os anos para sobreviver. Existem alguns indivíduos que podem assumir algumas das minhas tarefas. Não estar fisicamente na reunião de corrida não significa que eu não estou na corrida. Eu tenho uma configuração completa de intercomunicação. Há uma sala de apoio de corrida na fábrica, e eu vou fazer parte de cada debriefing. Eu só não estarei lá fisicamente.”

Esse cronograma extenuante também pressionará os pilotos, que não conseguem evitar viajar para os fins de semana de corrida, como muitos membros da equipe, como Wolff. O contrato de Lewis Hamilton termina no final do próximo ano e ele completará 39 anos antes do início da temporada de 2024, mas o austríaco ainda acredita que o heptacampeão mundial pode continuar.

Renovação de Lewis Hamilton

“Estou absolutamente certo de que Lewis pode ganhar o oitavo título mundial conosco”, disse Wolff. “Ele não vai para outro lugar, e se pudermos fornecer um carro que seja competitivo e ele possa lutar por vitórias, ele ganhará mais títulos. Para ele, a aposentadoria ainda está longe.”

“Mas ele se pergunta, ‘ainda estou feliz com minhas performances?’ E quando ele chegar à conclusão de que não está, ele será o primeiro a dizer que acabou. Mas não tenho dúvidas de que vamos renovar seu contrato. A ciência hoje pode fazer os esportistas, se forem disciplinados, irem muito mais longe do que no passado. Olhe para Fernando Alonso. Ele tem 41 anos e ainda é mega competitivo, então, sem dúvida, ainda faltam muitos anos em Lewis.”

AS - www.autoracing.com.br

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