Toto Wolff questiona ambição da Mercedes para 2026
domingo, 14 de dezembro de 2025 às 10:45Toto Wolff colocou em dúvida se a Mercedes foi ambiciosa o suficiente ao definir suas metas para a grande revolução técnica da Fórmula 1 em 2026. Apesar de a equipe alemã surgir como favorita, o dirigente admite incertezas diante da magnitude das mudanças.
Wolff avalia metas da Mercedes para novo regulamento
A Mercedes aparece como principal candidata ao sucesso em 2026 devido ao histórico dominante quando os motores turbo híbridos foram introduzidos, em 2014. Ainda assim, Wolff acredita que o cenário atual é bem diferente.
Para a próxima geração de carros, as unidades de potência passarão a utilizar três vezes mais energia elétrica, chegando a 350 quilowatts. Além disso, a unidade motogeradora de calor, conhecida como MGU-H, será eliminada. Paralelamente, a Fórmula 1 adotará combustíveis totalmente sintéticos.
Diante disso, Wolff questiona se o planejamento interno da Mercedes realmente atingiu o nível necessário.
“É extremamente difícil prever”, afirmou Wolff em conversa com a imprensa. “Definimos metas que estamos no caminho certo para cumprir. No entanto, se essas metas foram ambiciosas o bastante e se as prioridades estão corretas, só o futuro vai mostrar.”

Comparações com 2014 reforçam cenário mais competitivo
Na sequência, Wolff relembrou períodos anteriores para contextualizar o momento atual da categoria. Segundo ele, o ambiente da Fórmula 1 mudou de forma significativa ao longo da última década.
“Lembro de uma coletiva em 2013, no Brasil, quando eu calculava com papel e caneta os pontos necessários para terminar em segundo no campeonato. Acabamos vencendo três corridas. Aquele segundo lugar foi muito mais animador do que em 2025, considerando de onde partimos”, explicou.
Logo depois, Wolff comparou diretamente a situação com o início da era híbrida. Em 2014, segundo ele, os sinais positivos surgiram ainda no inverno europeu.
“Naquela época, já tínhamos a sensação de vantagem quando fomos os primeiros a usar um dinamômetro completo do carro. O motor era mais confiável que o dos rivais. Além disso, nos dois primeiros dias de testes, ninguém conseguiu completar as voltas que fizemos”, relembrou.
Portanto, o dirigente reforça que o momento atual não permite paralelos diretos com o passado. Para ele, o nível de competitividade do grid aumentou de forma expressiva.
Testes iniciais marcam início da era 2026
Enquanto isso, a preparação prática para 2026 avança. Os testes de pista dos novos carros começam já no próximo mês, com uma sessão fechada ao público em Barcelona. Em seguida, os testes oficiais de pré-temporada acontecem no Bahrain, em fevereiro.
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