Toto Wolff fala da decisão iminente sobre o W14

sexta-feira, 2 de setembro de 2022 às 13:18

Toto Wolff

A Mercedes está passando por uma temporada miserável em 2022, onde ainda não conquistou uma vitória.

2022 está sendo de longe o pior da Mercedes F1 na era híbrida, com a série de oito anos de conquistas do campeonato de construtores dos Prateados chegando ao fim.

O fato de não ter vencido uma corrida ainda, coloca em sério risco seu recorde de vencer pelo menos uma corrida a cada temporada desde 2012.

Com os dois títulos completamente fora de questão, apesar das oito corridas restantes, incluindo o GP da Holanda deste fim de semana, a Mercedes está se preparando para tomar uma decisão crucial, provavelmente a mais importante dos últimos anos.

O carro de 2023 da equipe, chamado W14, está em seus estágios iniciais de construção, com a equipe pronta para decidir nas “próximas semanas” se será uma evolução do W13 desta temporada ou um conceito completamente novo e mais tradicional.

Qualquer decisão seria uma grande aposta para a Mercedes, com a opção de tentar melhorar um carro que ainda apresenta muitas dificuldades ou correr o risco e começar do zero novamente.

A última opção pode ser de duas maneiras; pode ser genial e ver a equipe de volta à frente ganhando corridas de forma consistente, ou pode enviar a equipe ainda mais para trás.

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, classificou a decisão como uma “situação muito difícil”, com a equipe desesperada para seguir na melhor “direção” possível para a próxima temporada.

“É uma situação muito difícil porque obviamente temos um conceito diferente do carro deste ano, e não é como se pudéssemos experimentar muito este ano e simplesmente ficar testando coisas”, disse Wolff.

“Então, o que quer que decidamos para o próximo ano, precisa ser cuidadosamente avaliado porque nossos dados não nos dão os resultados, não se correlacionam com a realidade.”

“Temos grandes oscilações no desempenho que não conseguimos superar. Neste exato momento de tomar uma decisão para o próximo ano, seja ela qual for, mudando drasticamente o conceito, como você pode ter certeza de que é a melhor direção a seguir?”

A Mercedes ainda está tendo “discussões internas” sobre se deve manter o conceito atual de “zero sidepod”, o que causou um grande alvoroço no teste de pré-temporada no Bahrain.

Wolff está ciente de que se afastar dessa filosofia de desenho pode fazer com que a equipe comece “um pouco atrás”, mas no momento tudo ainda está na mesa.

“É o chassi em sua forma atual? O que isso será em 2023? É a distribuição de peso? É onde você pode colocar o equilíbrio mecânico e aerodinâmico? É um conceito de carroceria?” perguntou Wolff.

“Todos esses são pilares diferentes do carro, que são avaliados e isso pode significar que alguns deles vão, alguns deles ficam, e é isso que estamos olhando no momento.”

É uma corrida contra o tempo para a equipe de Brackley tomar uma série de decisões, com a maioria das equipes prontas para introduzir atualizações de alto downforce para as corridas fora da Europa devido às demandas dos próximos circuitos.

Isso nos dará uma ideia da direção que a Mercedes está considerando para 2023, com várias peças que provavelmente aparecerão no carro de 2023 devido ao limite de orçamento.

“Há vários pontos de corte relacionados a essas várias partes do carro que realmente acontecem nas próximas semanas”, explicou Wolff.

“Você precisa se comprometer com um conceito de chassi, com um layout de suspensão, etc. E como você faz o seu arrefecimento? Onde você coloca seus radiadores, como integrar o motor? Isso é algo que precisamos decidir realmente nas próximas semanas.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.