Tost: Rivais de Verstappen deveriam “devolver suas licenças”

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024 às 9:26

Franz Tost

Franz Tost, ex-chefe da AlphaTauri, foi uma figura chave para trazer novos talentos à Fórmula 1, com um deles sendo Max Verstappen.

O austríaco, que desempenhou um papel na busca de talentos para a equipe júnior da Red Bull junto com Helmut Marko, lembra como conheceu Verstappen durante sua temporada de Fórmula 3.

“Lembro-me de Max em Norisring aos 16 anos. Estava molhado e ele era um segundo e meio a dois segundos mais rápido do que qualquer outro”, declarou ele à BBC.

“Eu disse que todos os outros deveriam devolver suas licenças, o único piloto neste pelotão é Max Verstappen”.

Verstappen acabou assinando com a Toro Rosso depois que a equipe ofereceu uma vaga imediata na F1, ao contrário da Mercedes.

Com apenas 17 anos, o holandês estreou em treinos de F1 no GP do Japão de 2014. Tost ficou impressionado com a rapidez com que ele se adaptou à performance dos complicados carros híbridos.

“Durante seu primeiro teste, eu fiquei realmente impressionado com a rapidez com que ele se adaptou à velocidade e aos freios”, comentou Tost.

“Normalmente, os pilotos precisam de 100-150 km para se acostumarem à enorme potência que um carro de F1 tem ao acelerar e frear. Mas ele estava familiarizado com tudo desde a primeira volta”.

“Nós decidimos que ele faria o TL1 em ​​Suzuka e os jornalistas disseram: ‘Você está totalmente louco… Suzuka é uma das pistas mais perigosas; como ele pode estrear no TL1? Ele tem de estar preparado'”.

“Eu respondi: ‘Não fale demais, vamos discutir daqui a cinco anos, depois veremos quem estava certo – você ou eu’. Não demorou tudo isso – foi imediato, desde o primeiro ano”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.