Tony Kanaan – Indy 500 – 01/06/2011

quarta-feira, 1 de junho de 2011 às 19:08

indy11-kanaan-350Nome: Antoine Rizkallah Kanaan Filho ou Tony Kanaan. Nascimento: 31 de dezembro de 1974, em Salvador, Bahia (Brasil). Equipe: KV Racing Technology – Lotus (Formula Indy). Títulos: Campeão da Formula Alfa Boxer Italiana (1994); Campeão da Indy Lights (1997); Campeão da Indy Racing League (2004).

A centenária 500 Milhas de Indianápolis teve o piloto Tony Kanaan, da KV Racing Technology – Lotus, cruzando a linha de chegada após 200 voltas na 4a colocação. Kanaan largou na 22a posição, fez um início de prova bem intenso e chegou a ocupar a 6a colocação. Mas teve problemas em sua primeira parada nos boxes, devido ao erro de Pippa Mann, que deixou o pit e quase colidiu com o brasileiro.

Kanaan caiu para a 24a colocação e iniciou uma nova recuperação. Logo após a sua segunda visita aos boxes, teve uma bandeira amarela que também o colocou atrás do pelotão, na 16a posição. Enfim, na relargada, o baiano pôde acelerar tudo que podia e foi ganhando posições. Restando 5 voltas para o final, Kanaan ocupava a 5a colocação e ultrapassou Scott Dixon na última volta antes de completar as 500 Milhas, chegando atrás apenas do vencedor, Dan Wheldon, JR Hildebrand e Graham Rahal.

“Estou extremamente feliz, pois esse quarto lugar realmente é uma vitória para essa equipe que se formou cinco dias antes de iniciar a temporada, e que fez a sua primeira corrida de oval aqui em Indianápolis. A equipe fez um excelente trabalho. Tenho que agradecer ao carinho que sempre recebo aqui, mesmo sem ter vencido. Indianápolis é assim, tem das suas surpresas e hoje foi uma delas. Fiquei feliz pelo meu amigo Dan (Wheldon) vencer. Nosso carro era muito bom andando no tráfego, mas bem lento andando sozinho, então, não tive muito o que fazer no final quando andamos em linha. Mas, novamente, estou muito feliz com o nosso resultado”, comemorou Kanaan, que fez a sua 10a participação no oval mais famoso do mundo.

Com a 4a colocação, Kanaan subiu para a 4a colocação no campeonato, se aproximando ainda mais dos líderes. A próxima etapa da Fórmula Indy será no dia 11 de Junho, no Texas.

Kanaan estreou na antiga CART em 1998, após ser campeão na Indy Lights no ano anterior. Sua primeira vitória se deu nas 500 Milhas de Michigan de 1999, pela equipe Tasman/Forsythe. De 2000 a 2002 teve um período difícil na Mo Nunn, e migrou para a rival IRL em 2003, pela equipe Andretti Green. Foram várias vitórias e um título conquistado em 2004, uma parceria bem-sucedida que se encerrou em 2010. Agora, na KV, o piloto brasileiro tenta mostrar que não está acabado. Ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Tony Kanaan (Indy) obteve a vitória entre os internautas com 28,9% dos votos. Sebastian Vettel  (F1) ficou na segunda posição com 20,4% dos votos.

Texto: Eduardo Behling: www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.