Tombazis: Alguns fabricantes encontraram maneiras de potencialmente aumentar a taxa de compressão
terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 às 21:05
Nikolas Tombazis e a taxa de compressão
O diretor de monopostos da FIA fez revelações importantes sobre as atuais unidades de potência. Nikolas Tombazis afirmou que alguns fabricantes (no plural) encontraram maneiras de potencialmente aumentar a taxa de compressão. Certamente isso ocorre quando o motor está funcionando em alta temperatura. De acordo com ele, essa é a discussão que a entidade possui agora.
Além disso, o dirigente confirmou a intenção da federação de encerrar esse debate. Ele deseja resolver a questão sobre as taxas de compressão dos motores antes do início da temporada.
FIA delineia plano de ação para motores
Em um vídeo publicado no canal da FIA no YouTube, Tombazis reconheceu o cenário atual. Ele admitiu que alguns fabricantes encontraram formas de contornar as regras de taxa de compressão. Contudo, ele enfatizou que as discussões já avançam para uma conclusão rápida. O objetivo principal é evitar mais controvérsias no esporte.
Portanto, Tombazis afirmou que os engenheiros são muito espertos e buscam vantagens constantemente. Alguns profissionais encontraram meios de elevar essas taxas durante o funcionamento térmico elevado. Por esse motivo, a entidade dedica muito tempo para solucionar tais questões.
A intenção da federação é resolver tudo antes da primeira corrida. Afinal, a organização não deseja ver disputas no tribunal ou na sala dos comissários. O foco deve ser totalmente na competição dentro da pista. Por consequência, o trabalho atual busca garantir essa estabilidade técnica para todos.
Especulações sobre medições no GP da Austrália
Recentemente, reportagens na mídia italiana sugeriram mudanças na forma de medição. A FIA poderia revisar o sistema antes do GP da Austrália. Isso dependeria do apoio de quatro dos cinco fabricantes de motores. No entanto, essa afirmação é tratada apenas como mera especulação no momento.
Atualmente, o único item claro neste imbróglio envolve as discussões em curso. Existe um diálogo sobre uma possível mudança na abordagem de medição da FIA. Entretanto, não se espera que qualquer ajuste ocorra antes da corrida de abertura.
Por outro lado, o chefe de motores da FIA trouxe garantias para a Mercedes. Ele assegurou pessoalmente que o motor de F1 de 2026 da equipe era legal. O Autoracing já havia noticiado essa correspondência constante entre FIA e Mercedes sobre a área cinzenta na construção do propulsor.
Decisões técnicas e o motor da Mercedes
Além do que já foi exposto, uma reportagem da Motorsport Italy revelou um novo detalhe. O chefe de motores da FIA, Vincent Pereme, “aprovou pessoalmente a solução da Mercedes”.
Dessa forma, Toto Wolff demonstrou irritação com o assunto em declarações recentes. O chefe da equipe foi categórico ao afirmar que o W17 é legal. Por isso, a mensagem enviada por Pereme pode explicar esse posicionamento firme.
Todavia, existem sugestões de que a Mercedes poderia tomar medidas legais. Isso aconteceria se a federação decidisse fechar a brecha regulatória agora. Como a temporada começa em menos de um mês, seria quase impossível modificar o projeto a tempo. Com efeito, a equipe de Brixworth enfrentaria desafios técnicos enormes para alterar seu motor e de mais três equipes.
Votações e o futuro do regulamento
Naturalmente, os rivais da Mercedes buscam votos suficientes para impedir a manobra. A FIA quer evitar protestos no início do campeonato para preservar a imagem da categoria. Por essa razão, qualquer mudança de regra precisa passar pela aprovação da Comissão da F1. Esse grupo inclui as equipes, a FIA e também a FOM.
É altamente provável que os clientes dos motores acompanhem seus fornecedores nas votações. Assim, a Mercedes contaria com o apoio da McLaren, Williams e Alpine. Contudo, o cenário pode mudar se a Red Bull e a Racing Bulls votarem contra. Nesse caso, sete das equipes poderiam defender uma alteração na regra de medição da taxa de compressão.
comentar formula 1, eficácia técnica., f1, fia, formula 1, maior comunidade F1, mercedes, motor 2026, motores f1, nikolas tombazis, noticias f1, regulamento tecnico
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.