Tombazis: Carros de 2026 não serão lentos demais

terça-feira, 22 de outubro de 2024 às 10:52

Fórmula 1 2026

Os carros de Fórmula 1 praticamente não perderão velocidade quando as novas regras radicais entrarem em vigor em 2026.

Essa é a alegação de Nikolas Tombazis, chefe de monopostos da FIA, amenizando os temores de que a mudança para ainda mais potência do motor elétrico custará vários segundos nos tempos de volta.

Nas últimas reuniões da Comissão de F1 e do Conselho Mundial de Automobilismo, ambas realizadas em outubro, as partes interessadas responderam aos temores de que os carros de 2026 serão lentos demais com uma série de alterações no regulamento técnico.

“Isso envolve um aumento da performance aerodinâmica esperada dos carros após ampla colaboração entre as equipes e a FIA nos últimos meses”, confirmou a federação.

Michael Schmidt, correspondente da Auto Motor und Sport, explicou: “As regras aprimoradas dão aos engenheiros mais liberdade na área da asa dianteira, das calotas de rodas, dos sidepods e do difusor. O trabalho ainda está em andamento nas áreas ao redor das rodas traseiras”.

No total, as mudanças dão aos engenheiros 50 pontos de downforce adicional em comparação com as regras originais de 2026. “No geral, o downforce não é mais reduzido em 40% comparado a hoje, mas apenas 15%”, acrescentou Schmidt.

Tombazis disse aos repórteres em Austin que os tempos de volta em 2026 “não estarão muito longe dos dos carros atuais” e afirmou que “os novos carros também serão melhores no tráfego”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.