Tom Valle e Daniel Serra vencem os 300 km de Goiânia com o Porsche #99

sábado, 22 de outubro de 2016 às 20:48
Tom Valle e Daniel Serra

Tom Valle e Daniel Serra

A segunda etapa de endurance do Campeonato Sul-Americano da Porsche GT3 Cup Challenge marcou a centésima reunião do evento monomarca dos carros de corrida mais produzidos no mundo. E a dupla que saiu coroada após os 300 km de Goiânia foi Tom Valle e Daniel Serra, com o Porsche #99. Tom era um dos dois competidores que haviam disputado o evento número 1 da categoria, em 2005. Serrinha fez a primeira participação de sua carreira.

Na classe Challenge o triunfo foi do Porsche #19, de Tom Filho e Rodrigo Mello. A dupla é conhecida no paddock da categoria pela grande camaradagem fora das pistas e protagonizou curva a curva a luta pelo título da Challenge Sport em 2015. Nada mais justo portanto que no centésimo evento da Porsche GT3 Cup Challenge um dos carros vencedores fosse o de dois amigos que tão bem encarnam o espírito de amizade característico da categoria.

Em segundo lugar cruzou o carro #3, de Rodrigo Baptista e Sergio Jimenez. Líder isolado do campeonato na classe Cup, Alan Hellmeister novamente foi o terceiro colocado, agora em dupla com Betinho Valério –nos 300 km de Interlagos ele obtivera a mesma posição, ao lado de Ricardo Zonta.

A dupla Thiago Camilo e Ricardo Baptista conquistou a pole e liderou boa parte da prova, mas teve que pagar uma punição na volta final e acabou recebendo a bandeirada em quarto com o carro #21. O pódio foi completado pelos estreantes Fabio Alves e Werner Neugebauer, que fizeram uma corrida muito precisa e acabaram favorecidos por punições, escapadas e quebras de concorrentes na prova disputada sob o forte calor goiano.

Na classe Challenge a liderança do campeonato está com a dupla do carro #12, Renan Guerra e Christian Hahn, vencedores em Interlagos e segundo lugar em Goiânia, em virtude de uma punição cumprida no último stint da prova –depois do abandono dos poles Eloi Khouri e Marco Cozzi, eles lideravam com folga quando foram chamados para 1 minuto no box.

A exemplo dos vencedores no geral, o terceiro lugar na classe Challenge também coube a uma dupla que mescla o ímpeto de um estreante à experiência de um especialista com os Porsche de competição: o carro #11, de Luca Seripieri e Nonô Figueiredo.

Mau Zanella e Sergio Maggi mostraram uma formidável recuperação após o acidente que abreviou a participação do carro #69 em Interlagos após toque de outro competidor. Sem erros, eles receberam a bandeirada em quarto, fazendo jus ao troféu e muita festa no pódio.

O top5 foi completado por Marcio Mauro e Roberto Samed, com o carro #38. Eles haviam largado em 22o e penúltimo lugar na prova e mostraram a importância de realizar uma corrida limpa para ter sucesso em provas de endurance.

A próxima jornada do Campeonato Sul-Americano da Porsche GT3 Cup Challenge acontece em Interlagos, com a etapa final de sprint. Como acontece desde 2005, os carros de corrida mais produzidos no mundo farão a preliminar no GP Brasil de F1.

A corrida de 300 km de Goiânia será exibida na TV no domingo da próxima semana (30 de outubro). A Band mostra a etapa às 13h, e, o Sportv 3, às 17h30.

 

A Corrida

Na largada Thiago Camilo tracionou bem e segurou a ponta, Sergio Jimenez colou na traseira do carro #21 e assumiu a vice-liderança, deixando Lico Kaesemodel em terceiro. O nome da primeira volta foi Marcelo Hahn, saltando sete posições e passando em quarto. Já Miguel Paludo rodou na curva zero e caiu para último após atacar Tom Valle pelo último lugar do top5. Na Challenge, Eloi Khouri segurou a liderança com o 14o lugar no geral, seguido de perto por Marcus Vario.

Após cinco voltas, os carros #21 e #3 já haviam aberto 5s de diferença para o terceiro colocado, Alan Hellmeister (que acabara de passar Lico). Na Challenge, o panamenho Marcus Vario superou Eloi e assumiu a liderança. O pioto do carro #23 abriu passagem para Paludo e Figueirôa e ficou com a pior tangência na curva zero, cedendo posições para Tom Filho e Christian Hahn na mesma manobra.

Ao término da décima volta o top10 registrava: Camilo, Jimenez, Hellmeister, Lico, Guillermo Ortelli, Marcelo Hahn, Marcelo Franco, Fabio Alves, Tom Valle e Edu Azevedo. Na Challenge, os cinco primeiros eram Vario, Tom Filho, Chris Hahn, Eloi e Sergio Maggi.

Depois de muito insistir, na 17a volta o argentino Ortelli conseguiu ultrapassar Lico na entrada do S de baixa. Já no fim da reta principal, Paludo ingressava no top10 ao passar Edu Azevedo.

Na marca da vigésima volta, o top 10 seguia inalterado, conforme os primeiros carros começaram a parar para revezamento de pilotos. Na Challenge, Vario liderava, com Tom Filho em segundo e Eloi em terceiro.

Camilo entrou no box para entregar o carro a Ricardo Baptista na volta 22. Jimenez ficou um giro a mais na pista e entrou nos pits com exatos 34min59s de stint –o limite por piloto é 35 minutos.

Finalizada a primeira janela de pits, o carro #21 reassumiu a liderança com Ricardo Baptista. Rodrigo Baptista vinha a seguir após suceder Jimenez no #3. Quem levou a pior foi o carro #63, que fez sua parada 3s mais rápida que os 6 minutos regulamentares e precisou cumprir time penalty com Ricardo Zonta a seguir.

Na marca de 45 minutos e 27 voltas de prova, a ordem dos competidores mostrava Baptista, Rodrigo Baptista, Betinho Valério, Daniel Serra e Cacá Bueno no top5. A seguir vinham Darío Giustozzi, Marcelo Hahn, Werner Neugebauer, Justin Allgaier e Guilherme Figueirôa.

Na Challenge, Marco Cozzi assumiu a liderança e o 11o lugar no geral. Ele vinha seguido por Renan Guerra, Rodrigo Mello, Otávio Mesquita e Marçal Muller.

Antes do término do segundo stint, novo contratempo para o carro #7: Justin Allgaier foi chamado para cumprir time penalty por excesso de velocidade nos pits. Voltou à pista em 17o no geral.

Em oitavo após dobrar os dois primeiros stints, Marcelo Hahn inaugurou a segunda janela de paradas, para entrada de Allam Khodair no fim da volta 34.

Na cabeça do pelotão, Rodrigo Baptista abreviou para menos de 2s5 a vantagem do carro #21 sobre o #3. Na 40a passagem, eles vinham separados por meio segundo, com o piloto regular do Blancpain GT Series pressionando o bicampeão da Porsche GT3 Cup com farol alto –um hábito desenvolvido em sua primeira temporada nas pistas da Europa.

Na Challenge, Cozzi entrou no box em nono no geral e com mais de 10s de vantagem sobre Tom filho.

Na 44a volta, Rodrigo Baptista assumiu a liderança na pista deixando o #21 para trás, enquanto Allam Khodair trazia para box com pneus danificados.

Na passagem seguinte, Rodrigo teve contato com Giustozzi ao tentar aplicar uma volta no argentino na descida do S. Sem espaço, acabou rodando após contato com o carro #8 e levou imediatamente carro para os pits. Ricardo Baptista reassumiu a liderança e entrou no box na volta seguinte.

Cacá Bueno entrou nos pits na liderança na volta 46, com 35min04s de stint –4s acima do tempo regulamentar portanto. Outro que seria era o #56, por excesso de velocidade nos pits.

No terceiro stint Ricardo e Rodrigo Baptista permaneceram em seus carros. E novamente voltaram a duelar. Mas quem se deu melhor foi o carro #99, com Daniel Serra saindo dos pits em primeiro lugar.

Na marca da volta 50, a ordem dos competidores era: Serra, Ricardo Baptista, Rodrigo Baptista, Hellmeister, Zonta, Marcelo Franco, Fabio Alves, Guillermo Ortelli, Julio Campos e Edu Azevedo. Entre os Challenge os cinco primeiros eram: Chris Hahn, Tom Filho, Luiz Fernando Elias, Nonô Figueiredo e Sergio Maggi. O carro #23 foi recolhido para o box com o câmbio quebrado, e Cozzi precisou apelar ao carro reserva para completar a prova.

Na 60a volta Daniel Serra seguia firma na frente, seguido por Rodrigo Baptista, Hellmeister, Marcelo Franco e Fabio Alves. Ricardo Baptista tinha entrado no box um giro antes, para a parada final do carro #21. Na Challenge, Tom Filho era o líder.

Depois de finalizada a última ronda de pits e cumpridas as punições –o carro #0 pelo segundo stint mais longo, o #12 por pit mais curto que 6 minutos–, a ordem dos competidores era: Tom Valle, Thiago Camilo, Sergio Jimenez, Betinho Valerio e Ricardo Zonta. Os dois primeiros estavam separados por 14s, com 11 voltas restando na corrida.

Camilo baixou a diferença para 7s2 a 5 voltas do final e deu pinta que alcançaria o veterano da primeira prova da história da categoria para duelar pela vitória na volta final. Na Challenge, Rodrigo Mello levou um susto e colocou duas rodas na grama ao levar uma volta de Sergio Jimenez, mas seguiu em primeiro lugar.

Mas, a quatro voltas da bandeirada, Camilo acabou recebendo aviso de punição pelo segundo pit-stop inferior a 6 minutos –bem como Paludo e Ricardo Mauricio. Tom Valle agradeceu e levou o carro #99 para a vitória. Jimenez herdou o segundo lugar, Betinho Valério o terceiro. Camilo recebeu a bandeirada em quarto, com Werner Neugebauer completando o pódio.

Na Challenge, os cinco primeiros foram Rodrigo Mello, Renan Guerra, Luca Seriperi, Mau Zanella e Roberto Samed.

 

Resultado:

#99 Tom Valle e Daniel Serra
#3 Sergio Jimenez e Rodrigo Baptista
#6 Betinho Valerio e Alan Hellmeister
#21 Thiago Camilo e Ricardo Baptista
#54 Werner Neugebauer e Fabio Alves
#0 Cacá Bueno e Marcelo Franco
#63 Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta
#88 Sylvio de Barros e Edu Azevedo
#8 Darío Giustozzi e Guillermo Ortelli
#13 JP Mauro e Pedro Queirolo
#19 CHA Rodrigo Mello e Tom Filho
#12 CHA Renan Guerra e Chris Hahn
#7 Miguel Paludo e Justin Allgaier
#11 CHA Luca Seripieri e Nonô Figueiredo
#69 CHA Mau Zanella e Sergio Maggi
#38 CHA Roberto Samed e Marcio Mauro
#50 CHA Ramon Alcaraz e Mauricio Salla
#16 Allam Khodair e Marcelo Hahn
#23 CHA Eloi Khouri e Marco Cozzi
#27 CHA Marçal Muller e Luis Elias
#56 CHA Otávio Mesquita e Marcus Vario
#9 Julio Campos e Guilherme Figueirôa
#34 Ricardo Mauricio e Maurizio Billi

 

Declarações dos pilotos

 

Foi muito legal. Eu fiz um mal primeiro stint, não estava me entendendo com o carro. Aí entreguei no meio do bolo pro Daniel. Nossa estratégia era ele fazer dois stints seguidos e entregar o final pra mim. O que eu achava arriscado, porque no final ia ter muita gente colocando pneu novo e com ótimos pilotos assumindo. Mas o Daniel abriu tanto, e eu também fui bem melhor no meu segundo stint. Rodei mais rápido no segundo do que no primeiro, o carro tava melhor e eu tava melhor. Deu certo! Pelos meus cálculos, mesmo sem a punição ao Thiago Camilo e ao Ricardo Baptista, conseguiríamos chegar em primeiro. Foi bom, muito bom! Ganhar é sempre bom!

TOM VALLE

 

Minha estreia aqui foi muito legal, gostei muito do formato da corrida. Ter um endurance aqui no Brasil de novo, com qualidade e em um carro legal de guiar. Fico muito feliz de ver a organização desse campeonato. Desde antes de participar da Porsche GT3 Cup eu falava que era impressionante. Não é fácil fazer um campeonato assim, com uma equipe única cuidando de todos os carros. E você vê que ninguém reclamou sobre diferença entre os carros, porque são todos muito equilibrados e muito bem feitos. Fiquei muito animado de sair da posição de coach e entrar pra pilotar. Agora vamos pra São Paulo na próxima!

DANIEL SERRA

 

Estou muito feliz, porque ontem foi um dia muito difícil. Eu e o Rodrigo tivemos uma sexta-feira bem dura. Vários problemas técnicos e de acerto. Largamos em quinto, que não era nosso objetivo. Então ontem à noite trabalhamos muito na nossa estratégia, e aconteceu tudo dentro do que a gente tinha combinado. Foi delicioso! Desde o começo pensamos em economizar o equipamento, por conta da temperatura. Andamos um pouco abaixo do limite, estávamos bem posicionados, não nos envolvemos em nenhuma batida. Tivemos apenas uma infelicidade, um furo no radiador, mas trocamos de carro dentro do tempo, então deu tudo certo e foi maravilhoso!

TOM FILHO

 

Pra quem acompanha a categoria, deve ter percebido que eu vinha em uma maré de muitos infortúnios. Alguns por minha culpa, mas vários que eu não tive nada a ver. Ontem na classificação tivemos mais um. Fiquei um pouco preocupado, mas sabia que o que valia era a corrida. E hoje foi a redenção. Tive minha primeira vitória. Era algo que eu sonhava muito. A Porsche GT3 Cup é algo que tem muita importância na minha vida. Transformou muito a minha vida. E hoje é um momento de realização pessoal muito, muito grande. Faltam palavras, inclusive. Foi inesquecível!

RODRIGO MELLO

 

Foi uma prova muito boa, mudamos a estratégia em relação a Interlagos. Gastamos um pouco mais de pneu na classificação e largamos mais pra frente. O Jimenez fez um primeiro stint bom e conseguiu abrir bastante. E quando eu assumi, nosso objetivo era chegar no primeiro colocado. Então consegui chegar e passar. Foi uma pena que logo depois um retardatário bateu em mim e fez meu pneu furar, mas mesmo assim conseguimos chegar ao box, fazer uma parada e conquistar o segundo lugar. Se não fossem esses detalhes, talvez tivéssemos conseguido a vitória. Mas estou muito feliz mesmo assim

RODRIGO BAPTISTA

 

Foi ótimo! Claro que a gente queria a vitória, pois a nossa estratégia estava bem desenhada. Pegou bem na veia, o Rodrigo fez um ótimo stint, foi chegando no Ricardo Baptista, conseguiu passar e abrir. Uma pena que um retardatário deu bem no meio dele, perdemos uns 10 segundos nisso. Viemos para o box, fizemos a troca e depois no meu stint sofri por oito voltas atrás de outro retardatário. Depois de tudo isso, chegamos ainda em segundo. Então a vitória era uma realidade, mas mesmo assim estou muito feliz! A gente tem chance de ir pra Interlagos e brigar pelo título

SERGIO JIMENEZ

 

Fiz minhas contas logo que vi o resultado e parece que estou em primeiro. Está acima da minha expectativa inclusive, porque estou parado. Então estou tendo que me desenvolver e estudar bastante prova a prova para chegar no ritmo de todo mundo. Estou muito contente: duas provas, dois terceiros lugares, nenhum problema mecânico e ainda a gente sabe que está perdendo dentro de casa. Melhoramos bastante nossa estratégia de Interlagos para Goiânia, principalmente nos pits, com perda de tempo bem pequena. Mas ainda estamos cometendo alguns errinhos que nos tiram a possibilidade de vitória. Mas corrida é assim mesmo e só tenho que agradecer a toda equipe que fez um trabalho excelente, não só os nossos mecânicos como todos da Porsche Cup

ALAN HELLMEISTER

 

De um modo geral a corrida foi bem bacana, deu pra me divertir bastante. O calor estava bastante intenso e tivemos que administrar o equipamento. Mas achei que nossa estratégia foi legal. Conseguimos cumprir com o nosso objetivo inicial, que era abrir o máximo possível. O Ricardo também foi bem, então precisamos entender porque perdemos tanto tempo, além da punição por sair da parada antes do tempo mínimo. Vamos ver agora se vamos participar dos 500km de Interlagos, pra tentar fazer um bom trabalho de novo

THIAGO CAMILO

 

A gente estava em um ritmo bom, talvez desse até para brigar pela vitória. Uma pena ter acontecido a punição, mas acontece. Meu entrosamento com o Thiago Camilo foi muito bom, deu pra aprender bastante com ele. É um piloto que dispensa comentários, é muito rápido, técnico e conseguiu focar bastante no carro no stint dele. Nossa dupla foi bastante entrosada. Mas é uma pena, saímos com uma sensação de frustração, porque cumprir uma penalização na última volta é bastante frustrante. Por um motivo que não tínhamos como acompanhar por aqui, por isso saímos ainda mais chateados

RICARDO BAPTISTA

 

Esse é o maior troféu que eu já recebi até hoje na categoria! Depois de sete meses parado, voltar dessa maneira em uma prova de endurance, que eu nunca havia feito, me deixou muito feliz. Contei com um excelente parceiro, que contribuiu muito para que a gente tivesse no pódio. Espero poder voltar nas próximas!

FABIO ALVES

 

Eu sabia que depois da nossa punição tínhamos que correr atrás do prejuízo. Sinceramente, eu não queria muito saber a posição que eu estava. Eu queria dar o máximo que pudesse, porque sempre acontece algum imprevisto com os outros. Não tinha espaço para relaxar, então puxei o máximo que eu pude. É o que o Christian falou, não conseguimos deixar o carro equilibrado desde o começo. Mas poupamos um jogo de pneus para fazer um último stint bastante rápido. Essa era a idéia desde o começo. E teria dado certo se não fosse a punição. Mas nos mantivemos na luta pelo campeonato, estamos liderando, vamos pra Interlagos pra pontuar mais uma vez e levar esse título. O Christian também está de parabéns, conseguiu conservar o carro. Estava muito quente e vimos muitas quebras nessa corrida, por uma série de fatores. Quem terminou a prova desse final de semana está de parabéns por ter administrado bem o equipamento

RENAN GUERRA

 

A gente teve um pouco de sorte por sairmos de Goiânia ainda líderes do campeonato. A largada foi bem complicada, não consegui manter a liderança. Erramos no setup, pra falar a verdade. Aí na primeira parada conseguimos corrigir. O Renan assumiu, fez o que dava e já melhorou bastante a nossa situação. No terceiro stint tivemos um problema na parada, mas foi muito bom, passei o Tom e o Mesquita, fiz várias voltas na casa dos 1:29. Entreguei pro Renan e ele teve que cumprir a punição. Mas foi bom que outras duplas fortes também tiveram que cumprir punição ou erraram em alguns pontos. Então conseguimos ficar em segundo, a apenas 20 segundos do líder. Acho que saímos no lucro, vamos pra Interlagos mais atentos. Esperamos ter sorte da mesma maneira que tivemos aqui

CHRISTIAN HAHN

 

Foi uma surpresa. Estávamos conversando antes da prova e achávamos que dava pra chegar. Tentaríamos um quinto, talvez, mas não esperava. Muito menos terceiro. Não era o esperado para uma estreia, com tantas equipes fortes

LUCA SERIPIERI

 

Nós saímos em último, praticamente. Fomos andando, correndo, constantes, sem cometer erros. A gente achava mesmo que ia pegar o pódio. Chegamos e estamos muito felizes, eu e o Marcio

ROBERTO SAMED

 

Foi uma prova desgastante! No primeiro stint achei que ia desmaiar. Mas foi bom, valeu, conseguimos fazer a prova sem errar muito. Saímos de último e chegamos em quinto. Está muito bom, estamos satisfeitos

MARCIO MAURO

 

Campeonato

Cup

1. Alan Hellmeister        110

2.Sergio Jimenez           97

Rodrigo Baptista         97

4.Ricardo Zonta             91

5.Marcelo Hahn             90

Allam Khodair             90

7. Miguel Paludo              85

8. Cacá Bueno                  73

Beto Valério                 73

10. Ricardo Baptista         72

11. Tom Valle                    68

Daniel Serra               68

13. Beto Gresse                61

14. Edu Azevedo               59

Sylvio de Barros          59

16. Maurizio Billi              58

Ricardo Mauricio        58

18. Pedro Queirolo            55

19. Ricardo Rosset                        50

Lucas Foresti               50

JP Mauro                      50

Marcelo Franco           50

Thiago Camilo             50

24. Nelson Piquet Jr          45

Pedro Piquet               45

Darío Giustozzi           45

Werner Neugebauer   45

Fabio Alves                   45

29.  Lico Kaesemodel            36

30.  Cláudio Dahruj               33

31. Marcel Visconde             29

Guillermo Ortelli           29

33. Gabriel Casagrande        24

Justin Allgaier                24

35. Daniel Schneider               22

36. Paulo Pomelli                    20

Diego Nunes                    20

Guilherme Figueirôa       20

Júlio Campos                    20

40. Beto Leite                          18

41. Gastón Mazzacane           16

42. Clemente Lunardi             14

Beto Posses                     14

44. Márcio Basso                    12

Nonô Figueiredo               12

46. Gil Farah                           10

 

Challenge

1. Christian Hahn 61

Renan Guerra 61

3. Rodrigo Mello 58

Tom Filho        58

5.  Ramon Alcaraz 48

6.  Roberto Samed 40

Marcio Mauro 40

8. Eloi Khouri       38

Marco Cozzi    38

10. Otávio Mesquita 36

11. Sérgio Maggi  35

Mau Zanella    35

13. Mauricio Salla 34

14.  William Freire 29

15. Marcus Vario   26

Luca Seripieri  26

Nonô Figueiredo 26

18.  Cristiano Piquet          23

19.  Daniel Paludo  17

Carlos Ambrósio         17

21. Guilherme Reischl      15

Luiz Fernando Elias     15

Marçal Muller 15

24. Luiz Arruda       13

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