Todt faz nova tentativa de introduzir teto orçamentário na Formula 1

terça-feira, 25 de novembro de 2014 às 9:49

Jean Todt

Jean Todt, presidente da FIA, vai ressuscitar a proposta do teto orçamentário na Fórmula 1 quando as equipes se reunirem em Genebra nesta terça-feira para conversas decisivas a respeito do futuro da categoria.

“Na agenda, colocarei novamente a redução de custos”, declarou Todt, falando publicamente pela primeira vez desde que Marussia e Caterham enfrentaram problemas.

“Conversei sobre maneiras de reduzir os custos com pessoas das três equipes mais preocupadas (Lotus, Sauber e Force India). Mas eu fui o único (no Grupo de Estratégia) a encorajar a lista de partes (que as próprias equipes precisam elaborar) a serem reduzidas e uma atitude para reduzir os custos. Todos os outros foram contra”.

“Também discutimos um teto orçamentário. Nós (a FIA) gastamos muito dinheiro em consultoria a fim de garantir que poderia funcionar, e até mesmo a Lotus, que disse que a Fórmula 1 atual custa muito dinheiro, votou contra. Então, o que podemos fazer?”

“Na vida, todos precisam evitar serem rigorosos demais, portanto vamos apresentar aos diferentes interessados e ao Grupo de Estratégia as mesmas propostas que foram recusadas anteriormente. Eles querem um teto orçamentário? Querem seguir as propostas que temos para reduzir os custos?”

Além disso, Todt prometeu discutir o problema do preço dos novos motores V6 turbo da Fórmula 1 com as fabricantes – e quer um limite sobre o que elas podem cobrar das equipes clientes. O aumento dramático no custo dos motores foi destacado como um fator decisivo nas dificuldades das equipes pequenas.

“O preço médio dos motores é de 30 milhões de dólares, o que é caro demais”, disse Todt. “Vou lutar contra o preço dos motores para as equipes pequenas a fim de que elas tenham uma situação mais sustentável. Farei o meu melhor. Não posso garantir resultados, mas vou discutir o assunto.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.