Todos os números da temporada 2016 da Pirelli na Fórmula 1
domingo, 1 de janeiro de 2017 às 9:00“Esta foi uma temporada incrível tanto dentro quanto fora da pista: aqui vão alguns fatos e números como exemplo de um ano que entrou para a história. A Pirelli introduziu um composto novo, o ultramacio, e novas regras permitiram os times usassem três tipos de pneus durante cada corrida, sendo eles selecionados com antecedência. Esta tática provou ser um destaque do ano, melhorando ainda mais o espetáculo. Nós tivemos, também, a última temporada dos pneus desenhados para terem alto nível de degradação, já que a partir do próximo ano adotamos a filosofia alinhada com a mais atual direção do esporte. Ao mesmo tempo, durante o campeonato já encerrado, testamos os compostos para o próximo ano: usamos protótipos nas dimensões de 2016 e, depois disso, desde agosto, nas dimensões que iremos usar em 2017 em carros adaptados em 24 dias cumulativos de testes. Como resultado disso, e do maior calendário de todos os tempos do esporte, completamos uma distância ainda maior, com níveis de desempenho maiores do que já foi visto na história da Fórmula 1.”
Paul Hembery, Diretor de Motorsport da Pirelli
PNEUS
Número total de pneus fornecidos em 2016: 42.792
Destes, 38.112 foram fornecidos durante fins de semana de corrida e 4.680 para os testes
Dos 42.792 pneus, 28.188 eram para pista seca e 14.604 para chuva ou intermediários
Número total de pneus usados durante os fins de semana de corrida: 15.652, sendo 13.844 eram para pista seca e 1.808 para chuva ou intermediários
Número total de pneus que foram reciclados: todos
Número total de quilômetros percorridos em cada tipo de composto (excluindo os testes):
Duro: 759 km (Daniel Ricciardo, Red Bull)
Médio: 3.597 km (Valtteri Bottas, Williams)
Macio: 6.566 km (Sergio Perez, Force India)
Supermacio: 4.598 km (Valtteri Bottas, Williams)
Ultramacio: 2.052 km (Nico Rosberg, Mercedes)
Intermediário: 444 km (Jenson Button, McLaren)
Para piso molhado: 523 km (Lewis Hamilton, Mercedes)
PIT STOPS
Número total de pit stops: 933, sendo que quatro foram drive-throughs e um stop and go
Isso garante uma média de 44.4 por corrida e 2.01 por piloto por corrida
Corrida com mais paradas no box: 66 no Grande Prêmio da China
Corrida com menos paradas no box: 26 no Grande Prêmio da Rússia
ULTRAPASSAGENS
Número total de manobras de ultrapassagem durante a temporada: 866 (*), com uma média de 41.2 por corrida
Número mais alto de manobras de ultrapassagem em uma corrida com clima seco: 128 na China (**)
Número mais alto de manobras de ultrapassagem em uma corrida com clima molhado: 64 no Brasil
Número mais baixo de manobras de ultrapassagem em uma pista com clima seco: 10 na Hungria
Piloto com mais manobra de ultrapassagem durante o ano: Max Verstappen, 78 (**)
Piloto com mais manobras de ultrapassagem em uma única corrida: 18, Lewis Hamilton na China
Piloto que foi menos ultrapassado: Sebastian Vettel, uma vez (por Max Verstappen no Grande Prêmio do Brasil, na 66ª volta, pela 5ª posição)
Piloto que ganhou mais posições durante uma primeira volta de um Grande Prêmio: Fernando Alonso, que ganhou 41 posições na primeira volta de todas as corridas
Time dos pilotos que mais ultrapassaram na temporada: Red Bull, 136 manobras (**) – 61 de Daniel Ricciardo, 60 de Max Verstappen e 15 de Daniil Kvyat
Time dos pilotos que menos foram ultrapassados na temporada: Mercedes, sete vezes (Nico Rosberg quatro e Lewis Hamilton três)
(*) Como as manobras de ultrapassagem são calculadas: uma manobra de ultrapassagem é contabilizada como tal quando ocorrem durante voltas voadoras (então não na primeira volta das corridas) e, então, é mantida até a linha de chegada da volta. Posições mudam por grandes problemas mecânicos e voltas dadas ou retiradas em retardatários não são contabilizadas.
(**) É o número mais alto desde 1983 (o primeiro ano em que os dados estão disponíveis)
CIRCUITOS E CORRIDA
Corrida mais longa da temporada: Brasil, três horas, um minuto e 1,335 segundo
Corrida mais curta da temporada: Itália, uma hora, 17 minutos e 28,089 segundos
Corrida mais rápida da temporada: Itália, velocidade média do vencedor (Nico Rosberg), 237.558 km/h
Velocidade mais alta alcançada por um Pirelli P Zero da Fórmula 1 durante um Grande Prêmio: 372.5 km/h, Valtteri Bottas no México (*)
Número mais alto de voltas mais rápidas: Lewis Hamilton, 15 (3 em corridas e 12 em treinos classificatórios)
Número mais alto de voltas lideradas: 566 (Lewis Hamilton)
(*) Novo recorde em uma sessão oficial da Fórmula 1 (anterior: 370,1 km/h, Kimi Raikkonen no Grande Prêmio da Itália de 2005)
TESTES DOS PNEUS MAIS LARGOS PARA 2017
Número de protótipos testados: 96
Largura dos pneus: +25%
Times envolvidos no programa de testes da Pirelli: 3 (Ferrari, Mercedes e Red Bull)
Pilotos envolvidos: 11, sendo 4 da Ferrari, 4 da Red Bull e 3 da Mercedes
Dias de testes: 24
Voltas: 2.613
Total de quilômetros: 12.148 km
Circuitos: 5 (Abu Dhabi, Barcelona, Fiorano, Mugello e Paul Ricard)
QUILÔMETROS TESTADOS COM OS PNEUS MAIS LARGOS
Pascal Wehrlein (Mercedes): 3.248
Pierre Gasly (Red Bull): 2.494
Sebastian Vettel (Ferrari): 2.228
Sébastien Buemi (Red Bull): 1.190
Kimi Raikkonen (Ferrari): 1.054
Max Verstappen (Red Bull): 517
Esteban Gutiérrez (Ferrari): 480
Antonio Fuoco (Ferrari): 478
Nico Rosberg (Mercedes): 209
Daniel Ricciardo (Red Bull): 200
Lewis Hamilton (Mercedes): 50
PIRELLI NA FÓRMULA 1 (DESDE 1950)
Corridas: 320
Vitórias: 161
Pole positions: 164
Pódios: 490
Voltas mais rápidas: 168
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