Todas as mudanças técnicas e esportivas da F1 para 2015

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015 às 20:20
hamilton-jerez-2015

Lewis Hamilton em Jerez 2015

Apesar de não ter havido tantas mudanças como em 2014, uma série de novas regras entrarão em vigor nesta temporada de 2015.

Saiba quais são elas!

Unidades de potência – cada piloto está restrito a quatro unidades de potência durante a temporada, apesar de que será aumentado para cinco (como em 2014), se o número de corridas como originalmente programado for superior a 20. No caso de um piloto exceder o total, uma punição de grid (veja abaixo) será imposta.

Punições relativas a unidade de potência – a substituição de uma unidade de potência completa já não resulta em uma punição automática; em vez disso as punições serão aplicadas cumulativamente com base nos componentes individuais de cada unidade de potência. Ao contrário de 2014, as punições de grid não passarão para o próximo evento. Se um piloto não for capaz de cumprir sua punição completa no grid, o restante será aplicado como uma penalidade de tempo para o Grande Prêmio relevante, com base no seguinte:

1 a 5 posições no grid: penalidade de tempo de cinco segundos
6 a 10 posições no grid: drive-through
11 a 20 posições no grid: penalidade de stop-and-go de dez segundos
Mais de 20 posições no grid: uma penalidade de tempo

Novas punições – além dos cinco segundos de punição introduzido em 2014, os comissários de corrida também terão a opção de distribuir penalidades de dez segundos por infrações menores em 2015.

Pontos – a regra de pontuação dobrada na última corrida do ano foi extinta.

Relargadas paradas – uma proposta de relargadas paradas foi revogada ou seja, as relargadas atrás do safety-car seguirão o mesmo procedimento de anos anteriores.

Safety Car Virtual – em uma tentativa de melhorar a segurança, especialmente em caso de bandeiras amarelas duplas sendo agitadas, um sistema de safety-car virtual foi projetado para garantir que os pilotos diminuam suficientemente a velocidade. Isso poderá ser usado para neutralizar uma corrida sem ter de introduzir o próprio safety-car.

Suspensões de corrida – para 2015 os pilotos devem prosseguir lentamente para dentro do pit lane, ao invés de voltar para o grid de largada, em caso de uma suspensão de corrida.

Grid limpo – um piloto será obrigado a largar do pit lane se algum membro de sua equipe, ou qualquer equipamento relevante permanecer no grid de largada após o sinal de 15 segundos ter sido mostrado.

Liberações inseguras – para 2015, as liberações inseguras (após uma parada no box, inclusive para troca de pneus) serão punidas com uma penalidade de stop-and-go de dez segundos automática para o piloto em questão. Punições adicionais podem ser impostas a critério dos Comissários Desportivos.

Descontar volta atrás do safety-car – como foi o caso em 2014, os carros podem descontar uma volta atrás do safety-car; no entanto, o safety-car não será mais obrigado a esperar até todos os pilotos que tem volta para descontar cheguem até a parte de trás do grid antes de sair da pista. Em vez disso, o safety-car fica livre para voltar os boxes na volta seguinte, após o último carro com volta para descontar tê-lo ultrapassado.

Suspensão – a suspensão do tipo FRIC (interligada) está formalmente proibida.

Relação de marchas – os carros terão a mesma relação de marchas por toda a temporada. Em 2014 uma mudança foi permitida.

Peso mínimo – o peso mínimo foi ligeiramente aumentado para 2015 – sem combustível, cada carro deve pesar pelo menos 702 kg.

Projetos de nariz – novas regulamentações foram introduzidas para melhorar a segurança e também restringir soluções estranhas e feias. Desenhos como o bico de tamanduá ou duplo (como o da Lotus em 2014) não serão mais legais.

Segurança do cockpit – os painéis anti-intrusão de Zylon em ambos os lados da célula de sobrevivência foram estendidos para cima, para a borda do cockpit e ao lado da cabeça do piloto.

Testes durante a temporada – haverá dois testes de dois dias durante a temporada, contra quatro em 2014. Dois dos quatro dias no total devem ser reservados para jovens pilotos.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.