Teto de orçamento pode prejudicar muito a Mercedes neste momento

quarta-feira, 11 de maio de 2022 às 18:11

Mercedes AMG F1 em Brackley

O teto de orçamento é um “impeditivo” para todas as equipes desenvolverem seus carros esse ano, que têm conceitos totalmente novos e, portanto, muito mais oportunidades de desenvolvimento do que nos anos anteriores.

A equipe Mercedes arriscou bastante no seu conceito “zeropod” e assoalho bastante flexível e agora pode se ver em uma situação complicada, se as equipes rivais conseguirem melhorar mais entre agora e o final do ano.

Lewis Hamilton e George Russell podem ter que passar o resto da temporada de 2022 sem atualizações significativas após o GP da Espanha, já que os relatos de fontes confiáveis preveem que a Mercedes terá praticamente atingido o fim de seu orçamento de desenvolvimento por volta do GP de Barcelona. A notícia é preocupante para os fãs dos Prateados, já que seus pilotos lutam, mas não conseguem acompanhar Vermelhos e Touros nesta temporada, já que os problemas de desempenho estão causando estragos.

As equipes são capazes de acompanhar de perto o que suas rivais estão gastando do orçamento durante a temporada e têm meios bastante precisos para descobrir onde estão em relação ao orçamento de desenvolvimento. Estima-se que esse orçamento esteja em torno da marca de £ 8 milhões (aproximadamente R$ 50,4 milhões no cambio de hoje).

O chefe dos Vermelhos, Mattia Binotto, recentemente disse que a Red Bull já gastou muito de seu orçamento em desenvolvimento – 75% dele -, o que teve um impacto claro na última corrida em Miami. O italiano praticamente confessou que será “a vez da Ferrari” quando eles voltarem para a pista em Barcelona.

Enquanto a Red Bull pode estar vulnerável a um aumento de desempenho da Ferrari, a Mercedes pode estar em uma posição ainda pior.

O Autoracing ainda não conseguiu comprovação direta, mas relatos de outras fontes apontam que os Prateados gastaram um pouco mais de seu orçamento de desenvolvimento no meio da temporada do que a Red Bull. Isso os deixaria em uma situação preocupante, com outra rodada de atualizações antes do GP da Espanha provavelmente sendo as últimas “significativas” antes do final da temporada, ou seja, a Mercedes tem que acertar rapidamente.

A Mercedes mostrou sinais de melhora em Miami, onde George Russell conquistou o P5 e um azarado Lewis Hamilton cruzou a linha em P6 devido a um novo infortúnio com o safety-car, o terceiro em cinco corridas desta temporada. Mas o carro foi muito bem no TL2 da sexta-feira e demonstrou um ritmo melhor do que vinha tendo até o GP da Emilia Romagna durante a corrida, o que pode ser encorajador para a equipe finalmente entender como consertar os problemas do carro.

Mas a diferença para os líderes pode aumentar se eles tiverem mais poder de compra no bolso. Binotto deu a entender que a Ferrari ainda tem muito espaço para introduzir atualizações, começando na Espanha depois que a Red Bull de Max Verstappen atacou Sainz e Leclerc e os superou com facilidade em Miami.

Se eles já não estiverem, as perspectivas da Mercedes de estender sua série impiedosa para nove campeonatos seguidos de construtores pode em breve estar fora de alcance. Há uma grande pressão nos bastidores de Brackley para garantir que a próxima, e potencialmente final rodada de melhorias significativas de desempenho no meio da temporada, tenha um grande impacto.

Por enquanto, a corrida pela honra do título parece destinada a ser decidida por uma disputa entre Ferrari e Red Bull. “Sempre disse que teríamos que esperar cinco corridas para avaliar a competitividade dos carros”, acrescentou Binotto. “Agora cinco GPs foram disputados e estamos liderando os dois campeonatos mundiais, então não devemos ficar desapontados, mas é verdade que a Red Bull melhorou seu carro com várias atualizações.”

“Se eu olhar para as duas últimas corridas, eles ganharam cerca de dois décimos de segundo em relação a nós. E para acompanhar teremos que introduzir atualizações. Há também um limite de orçamento e a Red Bull está muito mais próxima de estourá-lo do que nós. Nas próximas corridas, porém, será nossa vez de atualizar o carro.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.