Teste no Bahrain é a última chance para equipes de Formula 1

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 às 12:59

Bahrain

Os testes finais de pré-temporada da Formula 1 começam no Bahrain na quinta-feira, dando às equipes e pilotos a sua última oportunidade de se prepararem para a temporada de 2014.

Até agora, apenas as equipes com motores Mercedes tentaram simulações de corrida e com o limite de 100 kg de combustível como ponto principal, ainda há incertezas sobre a forma como as corridas irão se desenrolar.

Isto demonstra que qualquer equipe que não completar agora um percurso de uma corrida, irá para o GP da Austrália às cegas.

Como a maioria das equipes apresentaram um carro com uma especificação relativamente básica, para permitir o trabalho nos novos motores, houve relativamente poucas grandes atualizações no teste anterior, mostrando que quase todos estão planejando alterações no carro para este último teste no Bahrain.

Até agora, as equipes com motores Mercedes mostraram o caminho, apesar de um dos principais pontos de discussão dos testes, será o progresso da Ferrari já que a Scuderia ainda teria algo a mostrar e parece estar ficando atrás da equipe de fábrica da Mercedes.

A ladainha de problemas com os motores Renault limitaram os testes, com a Red Bull, Lotus, Toro Rosso e Caterham fazendo apenas 4.019 quilômetros no total entre eles durante os primeiros oito dias de testes – em comparação com os 3.073 quilômetros rodados somente pela equipe Mercedes.

A Renault fez alterações em seu sistema de armazenamento de energia, no lado do hardware e do software, para o último teste no Bahrain e também forneceu dois estágios de software do sistema de controle. O primeiro uma versão muito conservadora projetado para permitir que os carros corram de uma forma mais confiável quanto possível, e o segundo uma versão mais agressiva para melhorar o desempenho.

“Fizemos um bom progresso em termos de performance e operação da unidade de energia no carro, estamos agora numa situação que poderíamos ter estado em Jerez”, disse o diretor-gerente da Renault Sport F1 Rob White após o teste da semana passada no Bahrain.

“Não estamos de volta à programação, mas estamos indo na direção certa – os testes que fizemos foram muito valiosos. O desafio é melhorar a taxa de progresso, porque a diferença de onde queríamos estar nesta fase continua a ser substancial”.

Nenhuma equipe Renault ainda completou uma simulação de corrida, embora a Lotus tivesse esperança de ser capaz de tentar no Bahrain. A equipe teve um último dia encorajador no teste anterior e está confiante de que pode diminuir a diferença no desempenho daqui para a frente.

“Isso será uma das nossas prioridades na próxima semana, para tentar e fazer uma simulação de corrida talvez no segundo dia”, disse o diretor técnico da Lotus Nick Chester.

Chester ainda falou da possibilidade de ser a equipe líder com motores Renault este ano e com a equipe campeã mundial lutando durante todo o teste até agora, o progresso da Red Bull no Bahrain será uma das histórias mais esperadas dos próximos quatro dias.

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.