Tarumã: Autódromo ou Berço da Stock Car Brasil?

quarta-feira, 17 de maio de 2023 às 16:33

Stick Car em Tarumã

Por: Jonathan Bianchini

Salve amantes do automobilismo,

Como vocês sabem, este fim de semana a Stock Car retorna ao Circuito de Tarumã, marcando assim a volta do circuito gaúcho ao palco da Stock Car dede 2017, quando foi realizada a ultima edição da Stock Car em Tarumã.

O Autódromo de Tarumã representa mais do que uma etapa para a Stock, isto porque também remete as origens dessa categoria que conhecemos hoje.

E para entender o porque que o Autódromo de Tarumã remete a Stock Car as origens da categoria, é necessário voltarmos ao 1979.

Em especificamente no fim de semana do dia 22 de abril de 1979, a Stock Car, fundada no ano de 1977 com a extinta Divisão I (Chevrolet Opala e Ford Maverick), realizava sua etapa de estreia, e que compôs a Temporada de 1979, no autódromo de Tarumã (também conhecido na época como Grande Premio de Viamão).

O primeiro pole-position da categoria foi João Carlos Palhares, também conhecido pelo apelido “Capeta” e piloto na categoria entre 1979 a 1983, e 1987-1988. Palhares conquistou a posição de honra com seu Opala de numero 48, entretanto o vencedor das duas baterias foi Affonso Giafone Junior.

Em entrevista no ano de 2019, Palhares relatou um pouco das dificuldades que haviam dentre os pilotos ao pilotarem os Opalas que eram os carros da categoria. Segundo o piloto carioca, mesmo com pneus menos desgastantes, os freios eram muito duros, assim como o câmbio e o volante. Algo que é diferente dos dias atuais, visto que os carros tem bons câmbios e ótimos freios.

A interação entre os pilotos também era diferente, era algo mais próximo, pois todos batiam papo, iam no box do outro, até ao ponto de ficar no mesmo hotel como aconteceu em 1982 com a realização da primeira etapa internacional da Stock Car Brasil que foi realizada no Estoril com duas provas. De acordo com o piloto, foi uma bagunça total no hotel, sendo algo diferente hoje, já que na atualidade se envolvem muitos patrocinadores, custos e dinheiro, tornando assim a Stock Car mais profissional e com menos contato entre os pilotos.

O campeão da temporada de 1979 foi Paulo Gomes com 212 pontos.

Jonathan Bianchini
São Paulo – SP

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.