Symonds: “A F1 está entrando em uma nova era”

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011 às 12:53

p_symonds
As equipes da Fórmula 1 devem ser aplaudidas por pelo menos tentar idéias radicais como a asa traseira móvel neste ano – apesar do conceito poder provocar controvérsia por tornar as ultrapassagens fáceis demais.

Essa é a opinião do ex-diretor técnico da Renault, Pat Symonds, que disse no Autosport International Show nesta sexta-feira que está animado com a direção que a categoria está tomando para os próximos anos graças às novas regras.

“A asa traseira móvel é boa ou não? Não sei”, disse ele. “O que me deixa satisfeito é ver que as pessoas estão mantendo a mente aberta para tentar algo assim – e é um bom esforço de pensamento lateral”.

“A categoria foi conservadora demais no passado, e isso acontecia porque uma equipe sempre podia vetar as regras. Com a FOTA, isso mudou, e agora há a regra da maioria – portanto, se 70 por cento das equipes acharem que algo deve ocorrer, vai ocorrer. Então, vamos ver como funciona”.

Existe algum ceticismo sobre a eficiência das asas traseiras móveis – e também temores relacionados à banalização das ultrapassagens, o que tornaria as corridas uma loteria. Symonds diz que é cedo demais para julgar qual será seu impacto, mas acha que quase certamente vai mudar bastante a estratégia.

“O que me preocupa é que se você estiver perto de alguém na última volta, você vai querer estar atrás, e não na frente, pois é quase certo que perderá a posição. Isso terá um grande impacto na estratégia de corrida. As ultrapassagens não devem ser fáceis demais. Devem ser como um gol no futebol – e não como uma cesta no basquete”.

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.