Suzuka se prepara para o futuro diante da ameaça de Osaka
terça-feira, 8 de outubro de 2024 às 10:47Suzuka, sede do GP do Japão, não está poupando esforços para assegurar o futuro de sua corrida de Fórmula 1.
O as-web.jp, um portal especializado em automobilismo japonês, notou que o presidente de Suzuka, Tsuyoshi Saito, compareceu ao GP da Itália em Monza no mês passado.
Quando questionado sobre isso, Saito respondeu: “Estamos considerando quais melhorias são necessárias para que os circuitos tradicionais sobrevivam na nova era que está chegando”.
“Monza é um circuito tradicional, assim como o nosso Suzuka. Visitamos Monza para ver como eles continuaram sediando corridas de F1 até os dias atuais, valorizando suas tradições”.
A boa notícia para Suzuka é que, ao contrário de Monza, o GP do Japão está atualmente garantido até 2029. Porém, Saito diz que já está olhando para 2030 e além.
“Também visitei o circuito de Silverstone em julho e o Circuito da Catalunha em maio, embora fosse para a MotoGP e não a F1. Mas membros da empresa também visitaram outros circuitos”, revelou ele.
“É muito interessante ver como os circuitos históricos estão mudando. Catalunha, Silverstone e agora Monza estão cientes dos problemas e enfrentando vários desafios visando passar para a próxima etapa”.
De fato, como a Liberty Media, proprietária da F1, continua recebendo propostas de novas sedes que desejam se juntar ao calendário, os eventos poderão se dividir em duas categorias – aqueles com uma data garantida e os que talvez precisem se alternar anualmente.
Saito diz que Suzuka, como Monza, já está sendo atualizado. Ele afirma que isso será feito sem comprometer o apelo tradicional do circuito de 62 anos.
“Devemos proteger o fato de que é um circuito de corrida amado por pilotos de todo o mundo. Queremos continuar nossa ideia básica de oferecer as melhores corridas em um ótimo traçado”.
“No entanto, também precisamos aumentar o número de novos fãs e criar um ambiente que inclua engenhosidade e entretenimento a fim de atrair turistas para o Japão e Suzuka”.
É notável que os últimos planos de atualização de Suzuka seguiram relatos no início deste ano de que Osaka pode estar se preparando para fazer uma oferta rival pelo GP do Japão no futuro.
“Não temos nada a dizer sobre Osaka”, insiste Saito. “O que precisamos fazer é concentrar 100% de nossos esforços em como tornar a corrida de Suzuka agradável para nossos clientes”.
“Acho que é uma boa notícia para o mundo do automobilismo japonês que muitas pessoas estejam se interessando pelo esporte e há um impulso para transformá-lo em um evento”.
“Além disso, acredito que é importante para nós, organizadores do GP de F1 no Japão, cumprir nosso papel e atender às expectativas de todos”.
f1, formula 1, futuro, gp do japão, noticias f1, Osaka, suzuka
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.