Surtees pede uma nova estrutura para se chegar até a F1

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013 às 15:43
f1-massa-surtees-alonso

Felipe Massa, John Surtees e Fernando Alonso

John Surtees pediu uma reformulação radical nos monopostos para garantir que o talento sempre triunfe sobre o dinheiro no caminho até a Formula 1.

O campeão do mundo de F1 de 1964, que também ganhou quatro títulos mundiais de Motovelocidade nas 500cc, acredita que o apoio financeiro pessoal agora desempenha um papel muito grande na ascensão de um piloto.

Falando no Autosport International nesta quinta-feira, Surtees disse que um sistema de bolsas, como o utilizado pela IndyCar nos EUA, devia ser empregado para levar os melhores jovens até as corridas de Grande Prêmio.

“O que nós precisamos é de uma estrutura em que você tenha um sucesso recompensado pelo avanço da carreira”, disse Surtees.

“Onde mais – que não seja no automobilismo – você pode ganhar numa categoria e, em seguida, ser recompensado por uma equipe no nível seguinte dizendo: ‘São £ 550.000 por por temporada, por favor?’. “É terrível.”

“Precisamos de um número específico de categorias estabelecidas e reconhecidas internacionalmente, de modo que se você ganhar uma, você tem uma bolsa para passar para a próxima categoria, e se manter até chegar na Formula 1.”

Enquanto Surtees concorda que os custos tornaram-se cada vez mais descontrolados, desde que suas carreiras como piloto e chefe da equipe chegaram ao fim 30 anos atrás, ele acredita que as coisas ainda podem mudar.

“Quando eu tinha minha equipe, eu ficava frustrado por ter que contratar pilotos pagantes, mas eu sempre tentei me certificar de que o outro piloto da equipe fosse alguém em que eu realmente acreditava”, acrescentou.

“Mas quando eu corri, o cronômetro era muito mais importante. Quando eu fiz a transição das motos para os carros, participei em corridas por todo o mundo tanto nos carros como nas motos, e não me custou um centavo, porque as pessoas me ofereciam assentos já pagos.”

“Mesmo quando eu comecei a minha equipe, eu coloquei nosso carro no grid para o GP da Inglaterra a um custo de £ 23.000 incluídos os £ 7.500 do motor Cosworth. Um motor muito competitivo naquele momento, e £ 500 para a caixa de velocidades.

“O momento tecnológico está muito diferente agora.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.