Surgem preocupações com o motor da Red Bull para 2026

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025 às 13:37

Red Bull

Apesar desta temporada de F1 esteja prometendo várias equipes disputando na frente, ninguém sabe o que as novas regras de 2026 trarão. Uma geração completamente nova de carros e motores apresenta uma enorme incógnita.

Dito isso, há mais pontos de interrogação na Red Bull do que em qualquer outra equipe de ponta, pois pela primeira vez em sua história, a Red Bull produzirá suas próprias unidades de potência de F1.

Depois de anos sendo impulsionada para a vitória pela Honda, há preocupações sobre a transição da Red Bull para uma equipe de fabricante.

Confiabilidade, medos de desempenho surgem na Red Bull

Uma série de variáveis ​​fará da próxima geração de carros de F1 de 2026 dar um passo rumo à escuridão.

De novas unidades de potência a combustíveis sustentáveis ​​e novo regulamento aerodinâmico, só há incertezas.

Em parte por causa disso, as equipes devem ser estratégicas com a forma como dividem os recursos entre 2025 e 2026. Dentro de alguns meses, a maioria do grid terá mudará seu foco para seus novos carros de 2026.

No entanto, são os novos motores que prometem ter mais impacto na hierarquia.

Nas últimas temporadas, não houve praticamente nenhuma diferença entre as unidades de potência da Ferrari, Mercedes e Honda.

Em termos de potência, eficiência elétrica e confiabilidade, todos esses fabricantes estão entregando em um nível muito semelhante. Até mesmo a Renault, que atualmente é o pior motor da F1, está cedendo apenas dois décimos por volta.

Embora dois décimos não sejam insignificantes, não são nada comparados às disparidades de motor que podem surgir em 2026.

Muito no início da era híbrida em 2014, quando os motores Mercedes explodiram a Red Bull com seu motor Renault, os próximos regulamentos podem ver enormes lacunas surgirem entre diferentes unidades de potência.

O consenso há algum tempo é que a nova divisão de motores da Red Bull (Red Bull Powertrains) e a Audi estarão alguns passos atrás dos fabricantes estabelecidos.

Mais recentemente, um relato da renomada revista Autosprint sugere que preocupações com desempenho e confiabilidade estão surgindo com o novo motor da Red Bull.

Embora tirar conclusões neste estágio seja prematuro, não seria uma surpresa se a equipe de Milton Keynes estivesse tentando recuperar o atraso.

Reunir a infraestrutura e o pessoal para criar um departamento de motores competitivo leva tempo.

A Audi, que pode estar no mesmo barco que a Red Bull, já prevê que sofrerá um déficit de motor em 2026.

Controlando a narrativa

Para ser claro, a Red Bull ainda pode fazer uma transição relativamente suave para 2026 e produzir um motor forte.

No entanto, em combinação com a saída de vários funcionários de alto nível, fazer novas unidades de potência adiciona outro elemento de incerteza à sua trajetória de médio e longo prazo.

Rob Marshall e Adrian Newey estão entre os pesos pesados ​​que deixaram a equipe de Christian Horner.

No contexto de seu desenvolvimento estagnado na temporada passada assim que Newey saiu, a próxima temporada é de suma importância para a Red Bull.

No nível superficial, defender o título de Max Verstappen é obviamente a principal prioridade.

Além disso, também é essencial que a Red Bull evite que a narrativa que um possível declínio crie raízes.

Já há sugestões de que Verstappen está pronto para explorar suas opções no final de 2026 – um ano em que o reinado de domínio da equipe austríaca provavelmente terminará.

Embora não haja razão para se deixar levar por sugestões de que o holandês está saindo da Red Bull, o tetracampeão obviamente vai querer o carro mais rápido.

Se eles não conseguirem se recuperar do declínio mostrado ao longo do ano passado, a pressão será ainda maior em 2026.

Para todos os seus campeonatos nos últimos anos, não há garantias na F1. A Red Bull, como toda equipe, deve provar constantemente a si mesma e elevar o nível.

À medida que a Ferrari, a McLaren e a Mercedes progridem, sua margem de erro está se tornando cada vez menor.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.