Surge outro possível candidato à presidência da FIA

quinta-feira, 17 de abril de 2025 às 11:09

Mohammed Ben Sulayem e David Richards

Outro candidato surgiu como um potencial rival do polêmico presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, nas próximas eleições.

Anteriormente, em meio a óbvias inquietações e saídas de alto nível da federação, houve rumores de que Susie Wolff poderia se candidatar.

Seu marido Toto Wolff, chefe da Mercedes, ofereceu apenas uma negação tímida. “Não que eu saiba”, insistiu ele quando perguntado se sua esposa estava pensando em concorrer.

Entretanto, Helmut Marko, da Red Bull, insistiu que Susie como presidente da FIA é “impossível” enquanto seu marido dirige e é coproprietário de uma equipe de Fórmula 1.

Ainda assim, Ben Sulayem agora é um presidente da FIA bastante impopular. Somente no Bahrain – sua primeira aparição em um GP até agora em 2025 – dois incidentes notáveis foram capturados pelas câmeras.

Em um deles, Lewis Hamilton ignorou uma tentativa de abraço de Ben Sulayem, enquanto as câmeras também flagraram o momento no grid em que Luca di Montezemolo – comparecendo a uma corrida pela primeira vez em uma década – lhe mostrou um polegar para baixo.

“Se eu interpretar esse sinal de mão corretamente, não pareceu muito amigável”, disse o comentarista finlandês Ossi Oikarinen no Viaplay. “Parece que as coisas estão bem tensas na FIA no momento. Não acho que tudo o que estamos ouvindo sejam apenas rumores”.

De fato, David Richards, ex-chefe de equipe na F1 e atual presidente do Motorsport UK, foi impedido de entrar na reunião do Conselho Mundial de Automobilismo em fevereiro por se recusar a assinar um acordo de confidencialidade.

Há apenas alguns dias, Richards voltou a criticar o regime de Ben Sulayem, dizendo que os processos de governo estão “se tornando cada vez mais opacos e concentrando o poder apenas nas mãos do presidente”.

Estão começando a surgir rumores de que o britânico poderia concorrer à presidência da FIA no final deste ano.

“As reuniões do Conselho Mundial de Automobilismo geralmente são confidenciais, então não acho que esse incidente tenha sido apenas sobre isso”, declarou Ralf Schumacher, ex-piloto de F1, à Sky Deutschland.

“Houve muitas mudanças na FIA. Não sei se é uma batalha cultural – eles estão realmente tentando romper estruturas desatualizadas ou Richards está exagerando? Espero que tudo seja esclarecido em breve”.

“Há uma eleição chegando e eu sei que David Richards é um candidato popular. Ben Sulayem provavelmente queria se livrar dele para não precisar lutar com ele pelo cargo”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.