Superleague – Pizzonia com boas expectativas na Bélgica

sexta-feira, 15 de julho de 2011 às 19:37

superleague11-pizzonia-brasil-350O brasileiro Antonio Pizzonia apostou na estratégia nos treinos livres da Taça das Nações da Superleaugue Formula, que realizará a sua segunda rodada tripla neste final de semana (16 e 17/7) em Zolder, na Bélgica. Como a previsão é de chuva para sábado e domingo, ele treinou apenas com pneus bem gastos nesta sexta-feira.

“Fizemos uma aposta consciente, em cima das fortes previsões para chuva. Por isto, nos dois treinos de hoje trabalhamos nos acertos básicos de motor, suspensões e aerodinâmica, utilizando pneus velhos”, explicou o piloto de Manaus. O mais rápido do primeiro treino foi o suíço Neel Jani, enquanto Pizzonia ficou em nono. Na segunda sessão o belga Frederic Vervisch foi o mais rápido e o brasileiro ficou com a 14ª marca.

Em virtude dos treinos classificatórios serem disputados em embates diretos e da disputada de três corridas no final de semana, os pilotos terão que rodar muito no circuito de 3.977 metros com dez curvas em Zolder, que já sediou dez GP da Bélgica de Fórmula 1. Como eles podem utilizar apenas dois jogos de pneus novos, é importante o uso racional destes pneumáticos.

“Se por acaso não chover, tenho pneus bons para usar na hora em que a competição realmente começar. E se chover, como está previsto, eu terei economizado pneus novos para a próxima etapa”, contou Pizzonia, que utilizando este artifício na rodada anterior subiu no pódio em segundo lugar na prova final.

No domingo (17/7) realizam-se duas corridas de 45 minutos cada, as 07h10 e 08h15, respectivamente, no horário de Brasília. Enquanto o grid da corrida 1 será decidido pela classificação de sábado, em disputas diretas entre os pilotos que entram dois a dois na pista (entre 9h25 e 10h50) em sistema mata-mata, a segunda prova será disputada com a inversão completa do resultado da primeira corrida.

Os oito primeiros do fim de semana – quatro de cada bateria – disputam depois a Super Final (09h05), uma corrida de cinco voltas, que além de distribuir mais pontos, contempla os seis primeiros com premiação vultosa: o piloto vencedor receberá um cheque de 100 mil Euros, o segundo colocado 50 mil Euros, decrescendo esse valor até 10 mil Euros para o sexto lugar, uma das maiores premiações do automobilismo mundial.

O ano de 2011 marca a quarta temporada desta categoria, que reúne alguns dos melhores pilotos de modalidades top do automobilismo mundial, que competem ao volante de monopostos monomarcas, com motores V12 de 4.2 litros e 750 cavalos de potência, capazes de atingir velocidades acima dos 300 km/h.

O canal pago Bandsport promete transmissão de todas as etapas da Taça das Nações Superleague Formula.

Pizzonia estreia capacete com pontos turísticos do Brasil

Como representante do Brasil na Taça das Nações, Antonio Pizzonia vai estrear seu novo macacão e um capacete especialmente pintado, levando as cores de nossa bandeira e retratando nos detalhes alguns dos principais pontos turísticos de nosso país.

“O pessoal da Infinity fez um belo trabalho, uma excelente pintura. Além de ter ficado muito bonito, mostra alguns belos lugares, como as calçadas de Copacabana, a catedral de Brasília, Salvador, nossas belas praias, e a minha cidade Manaus, entre outras. Estou muito orgulhoso de levar o Brasil na cabeça”, declarou o piloto manauara que já teve passagens pela Fórmula 1, Champ Car, GP2, Stock Car e já competiu na Superleague em 2008 e 2009.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.