Superação com o esporte: da luta ao troféu!
segunda-feira, 26 de maio de 2025 às 11:47Existem muitas pessoas que consideram o Brasil como um país periférico, fora do âmbito global, e essas pessoas muitas vezes se enganam, pois o Brasil mostrou ao longo dos anos que tem muito potencial.
Mas, esse potencial começa sempre com um pouco de superação pessoal, pois temos vários exemplos, que vamos rever nesse texto, onde a superação venceu o preconceito, e onde as chances estavam muito fora do alcance do nosso país, mas na realidade conseguimos superar tudo.
Falamos de grandes nomes da corrida, e não só, que mostram como um brasileiro empenhado consegue se destacar no mundo, em qualquer esporte.
Conheça os nomes que mostraram que a esperança é sempre possível.
Ayrton Senna
A história de Ayrton Senna é uma inspiração não só para todos os brasileiros, mas para todos os que buscam superação em busca de um sonho. Ele venceu o preconceito, porque vinha do Brasil que era considerado um país “secundário” no panorama de F1, e lutou no início da sua brilhante carreira contra a desconfiança e algum preconceito. Disciplina, fé e confiança foram as armas que ele usou para vencer o preconceito e se tornar um ícone mundial.
É importante ressalvar sua ética de trabalho e proximidade com o povo brasileiro, nunca esquecendo suas origens, e pensar que na adversidade, muitos desistem, mas só alguns conseguem acelerar ainda mais.
Rubens Barrichello
Ele tem atualmente mais de 50 anos, mas ainda existe quem se lembre de Rubens Barrichello, onde muitos diziam que estava na “sombra” de Senna ou de Schumacher. Mas ele teve uma carreira longa, resiliente e com vários pódios.
Ele esteve no esporte por mais de 20 anos, e enfrentou críticas da imprensa, o luto de Senna de quem era amigo pessoal e ainda acidentes, sem nunca desistir. Podemos por isso dizer que Rubens Barrichello é sinônimo de perseverança, e que desistir nunca fez parte do seu vocabulário.
Pelé
Fora das corridas e desse mundo, temos outros exemplos e o futebolista Pelé é um deles. Ele nasceu em uma família pobre e jogava descalço, com bolas feitas de meias e papel. Aos 17 anos tornou-se campeão mundial, tendo sido descoberto dois anos antes, pelo Santos. Nesse ano, marcou 6 gols em 4 jogos!
Ele foi o primeiro jogador negro a ser tratado como um rei no Brasil, superando o preconceito da sua cor, sendo sempre humilde dentro do campo e fora do campo também. Seu carisma e talento transformaram-no num símbolo de excelência e deram-lhe respeito mundial. Atualmente muitos são os jogadores que se empenham e inspiram no Pelé, e você pode apoiá-los, aposte com bet Luva de Pedreiro, um homem também reconhecido como sendo do povo.
Outros exemplos de inspiração e superação
Existem outros exemplos de inspiração, como Eric Granado (MotoGP e Superbike) e Felipe Massa, mas você entendeu o conceito. Trata-se do conceito de superar expectativas, passar desafios e conquistar um sonho.
Se existe algo que conseguimos aprender com estes exemplos é o fato de nunca desistirem, estarem sempre empenhados em serem melhores e conseguirem superar dificuldades, sejam elas quais forem.
E isso é ser um verdadeiro campeão, mesmo que nem sempre ganhem um prêmio por isso.
formula 1, Superação no esporte
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.