Sucesso na Formula 1 turbina lucros da Red Bull
segunda-feira, 26 de setembro de 2011 às 19:08A equipe de F1 da empresa de bebidas energéticas Red Bull fez um lucro antes de impostos no ano passado de U$ 4.3 milhões ao ganhar o campeonato de Formula 1 e diversificar as suas operações de corrida, de acordo com o chefe da equipe Christian Horner.
O piloto alemão Sebastian Vettel venceu o campeonato de 2010 e está a um ponto de conquistar o título novamente este ano.
Sua vitória no ano passado impulsionou o dinheiro do prêmio da equipe em cerca de U$ 87 milhões e proporcionou um aumento nos patrocínios da Pepe Jeans, LG e forex e FXDD, empresa que presta serviços de investimentos financeiros e consultoria.
“O maior aumento para nós em termos de faturamento foi um aumento de 20% (em prêmios em dinheiro) da FOM e dos patrocínios”, disse Horner.
Horner disse também que, embora o pessoal tenha recebido bônus maiores, as despesas totais não subiram tanto quanto a equipe esperava devido a restrições de custos da F1.
“Controle de custos combinados com o aumento do faturamento tornou a Red Bull Racing mais bem sucedida a um custo menor para o grupo”, disse Horner.
A Red Bull é baseada na cidade austríaca de Fuschl am See, perto de Salzburgo. Desde que a companhia foi fundada em 1984 a Red Bull tornou-se a bebida enegética mais popular do mundo, vendendo 4 bilhões de latas no ano passado. Em 2010 a conpanhia bateu o recorde de faturamento: U$ 5.2 bilhões, 15,8% acima do ano anterior.
A empresa não divulga seu lucro, mas estima-se que tenha sido cerca de U$ 1.3 bilhão depois de impostos. O diretor geral da Red Bull, Dietrich Mateschitz, é dono de 49% da empresa. O restante está nas mãos do empresário tailandês Chaleo Yoovidhya e seu filho.
O sucesso da Red Bull tem sido impulsionado por uma estratégia de marketing associando a bebida com esportes radicais. A empresa comprou sua equipe de F1 da Ford em 2004 e investiu bastante dinheiro. As contas da Red Bull Racing mostram que em 2009 a empresa colocou U$ 150 dos U$ 201 milhões do orçamento da equipe, mas de acordo com Horner, atualmente a Red Bull coloca menos da metade do orçamento necessário.
“O custo da Formula 1 para a Red Bull está abaixo de 50% da nossa despesa e continua a diminuir. Em contraste, o retorno está acelerando.”
De acordo com pesquisas recentes, se a Red Bull comprasse espaço na TV ao invés de investir na F1, ela teria que ter gasto em torno de U$ 212 milhões em 2009 e U$ 325 milhões em 2010, quando recebeu quase um quarto do total recebido por todas as equipes.
2011, autoracing, campeonato, Chaleo Yoovidhya, christian, dietrich mateschitz, f1, horner, lucros, red bull, sebastian, sucesso, temporada, vettel
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.