Sucesso na Formula 1 turbina lucros da Red Bull

segunda-feira, 26 de setembro de 2011 às 19:08

Chaleo Yoovidhya e Dietrich MateschitzA equipe de F1 da empresa de bebidas energéticas Red Bull fez um lucro antes de impostos no ano passado de U$ 4.3 milhões ao ganhar o campeonato de Formula 1 e diversificar as suas operações de corrida, de acordo com o chefe da equipe Christian Horner.

O piloto alemão Sebastian Vettel venceu o campeonato de 2010 e está a um ponto de conquistar o título novamente este ano.

Sua vitória no ano passado impulsionou o dinheiro do prêmio da equipe em cerca de U$ 87 milhões e proporcionou um aumento nos patrocínios da Pepe Jeans,  LG e forex e  FXDD, empresa que presta serviços de investimentos financeiros e consultoria.

“O maior aumento para nós em termos de faturamento foi um aumento de 20% (em prêmios em dinheiro) da FOM e dos patrocínios”, disse Horner.

Horner disse também que, embora o pessoal tenha recebido bônus maiores, as despesas totais não subiram tanto quanto a equipe esperava devido a restrições de custos da F1.

“Controle de custos combinados com o aumento do faturamento tornou a Red Bull Racing mais bem sucedida a um custo menor para o grupo”, disse Horner.

A Red Bull é baseada na cidade austríaca de Fuschl am See, perto de Salzburgo. Desde que a companhia foi fundada em 1984 a Red Bull tornou-se a bebida enegética mais popular do mundo, vendendo 4 bilhões de latas no ano passado. Em 2010 a conpanhia bateu o recorde de faturamento: U$ 5.2 bilhões, 15,8% acima do ano anterior.

A empresa não divulga seu lucro, mas estima-se que tenha sido cerca de U$ 1.3 bilhão depois de impostos. O diretor geral da Red Bull, Dietrich Mateschitz, é dono de 49% da empresa. O restante está nas mãos do empresário tailandês Chaleo Yoovidhya e seu filho.

O sucesso da Red Bull tem sido impulsionado por uma estratégia de marketing associando a bebida com esportes radicais. A empresa comprou sua equipe de F1 da Ford em 2004 e investiu bastante dinheiro. As contas da Red Bull Racing mostram que em 2009 a empresa colocou U$ 150 dos U$ 201 milhões do orçamento da equipe, mas de acordo com Horner, atualmente a Red Bull coloca menos da metade do orçamento necessário.

“O custo da Formula 1 para a Red Bull está abaixo de 50% da nossa despesa e continua a diminuir. Em contraste, o retorno está acelerando.”

De acordo com pesquisas recentes, se a Red Bull comprasse espaço na TV ao invés de investir na F1, ela teria que ter gasto em torno de U$ 212 milhões em 2009 e U$ 325 milhões em 2010, quando recebeu quase um quarto do total recebido por todas as equipes.

AS – www.autoracing.com.br

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