Stock Car – Valdeno Brito segue em quarto no campeonato

domingo, 28 de abril de 2013 às 14:55
Valdeno Brito

Valdeno Brito

A terceira etapa da Stock Car, realizada hoje, em Tarumã, na Grande Porto Alegre (RS), foi marcada por várias disputas intensas na pista e alguns acidentes fortes. Um deles, inclusive, causou a intervenção do safety car na parte final da corrida e atrapalhou a estratégia de pilotos que apostavam no alto desgaste de pneus nas voltas finais, caso de Valdeno Brito, da equipe Shell Racing.

Em uma corrida que teve boas chances de ir ao pódio, o paraibano chegou na sétima colocação e segue bem na disputa do campeonato, com 51 pontos. O líder é Daniel Serra, que tem 65 e venceu a corrida de hoje.

Largando na segunda fila, Valdeno fez uma prova com boas ultrapassagens na parte inicial e, na parada obrigatória para reabastecimento de Shell V-Power Etanol durante a corrida, aproveitou para trocar três dos quatro pneus de seu Stock Car.

A equipe brilhou e fez a parada toda em apenas 14 segundos, mas uma longa intervenção do safety car fez com que Valdeno tivesse apenas uma volta para se aproveitar da melhor condição de pneus em relação a seus rivais.

“Nossa estratégia poderia ter funcionado bem, mas o safety car ficou muito tempo na pista. Mas isso também faz parte do jogo. Enfrentei muito desgaste do pneu traseiro na primeira parte da corrida, formando inclusive bolhas no composto. A equipe fez uma ótima parada de box e estou feliz que, com o resultado de hoje, seguimos bem na luta pelo campeonato, que é nosso principal objetivo”, diz Valdeno.

Para Popó Bueno, o desgaste de pneus foi ainda pior. Largando na sétima fila, o piloto da Shell Racing esperava subir de rendimento na corrida para chegar ao top-10, mas acabou perdendo muito tempo antes da parada no box para reabastecimento de Shell V-Power etanol, fornecido pela Raízen a todas as equipes da Stock Car.

Com isso, chegou na 22a colocação, fora da zona de pontos. “Estamos com um acerto longe do ideal. O carro melhorou em relação à etapa passada, em Curitiba, mas ainda precisa estar mais equilibrado quando comparamos com os outros carros do time. Agora é pensar em Salvador, uma pista que, por ser circuito de rua, exige também bastante equilíbrio no carro”, diz Popó.

Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing, está confiante em um bom rendimento do time na próxima etapa. “Estamos focados em melhorar o desempenho do carro do Popó. Quanto à corrida do Valdeno, certamente a posição seria melhor caso não fossem tantas voltas de safety car no final, mas de qualquer maneira conseguimos um resultado que nos deixa entre os primeiros do campeonato”, diz.

A prova na capital da Bahia será no dia 19 de maio.

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.