Stock Car – Piloto e triatleta, Meira atenta a um problema comum das grandes cidades

sexta-feira, 23 de março de 2012 às 21:40

Piloto da equipe Officer ProGP, Vitor Meira é triatleta nas horas vagas. Usando o esporte para aprimorar o condicionamento físico exigido nas pistas, o brasiliense aproveita sua estreia na Stock Car, neste final de semana, para se posicionar em relação a um problema recorrente nas grandes cidades brasileiras: acidentes envolvendo ciclistas e motoristas.

Vindo da Fórmula Indy, Meira já disputou edições do Ironman, o triatlo mais exigente do mundo. O carro número 6 da Officer ProGP leva na parte traseira um adesivo com a mensagem do respeito à distância mínima regulamentar que bicicletas e outros veículos têm de manter um do outro, de 1,5 metro.

“Sou ciclista, mas também sou motorista. Acho importante manter essa consciência, independente se você estiver dirigindo ou pedalando. O principal é manter o respeito mútuo. Há cliclistas errados e há motoristas errados. Então, acho que se todo mundo se respeitar mais, vamos ver o número de acidentes deste tipo diminuir bastante”, destacou.

Ação na pista – A Officer ProGP teve uma sexta-feira de bastante trabalho no acerto de seus dois carros. No combinado dos tempos das duas sessões de treinos livres, Duda Pamplona marcou 1min43s276 em sua melhor passagem, enquanto Meira, ainda em processo de adaptação ao bólido de 500 cavalos – o que exige uma pilotagem totalmente distinta da qual estava acostumado em suas dez temporadas competindo na Fórmula Indy – fez 1min44s273.

“Hoje as coisas não ficaram muito claras para nós. Testamos algumas soluções para deixar ambos os carros mais rápidos. Houve uma pequena evolução, mas precisamos de mais”, destacou Duda Pamplona, piloto e também chefe da equipe. “Amanhã (sábado) teremos mais um treino livre para acertar tudo antes da classificação”, disse.

Na sessão matutina, Meira aproveitou todas as 14 voltas a que tinha direito de uma só vez. “Andamos com o tanque cheio fazendo simulação de corrida, para checar o desgaste dos pneus. Foi o primeiro tipo de informação relevante de que precisávamos para iniciar os trabalhos do final de semana. Mas ao contrário de Curitiba, estamos tendo mais trabalho para encontrar o acerto mais apropriado. Mas é um início, então estou aprendendo bastante cada vez que vou para a pista”, concluiu.

EB – www.autoracing.com.br

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