Stock Car – Entre os dez primeiros, Duda Pamplona destaca progresso

sábado, 24 de março de 2012 às 17:55

O sentimento dentro da equipe Officer ProGP após o treino classificatório realizado no início da tarde deste sábado (24) em Interlagos é de otimismo. O autódromo paulistano recebe neste final de semana a etapa de abertura da temporada 2012 da Stock Car. A largada será às 9h30 (de Brasília), com transmissão pela Rede Globo ao vivo para todo o Brasil.

“Tivemos um início não tão positivo na sexta-feira, porque o acerto que tínhamos aqui para a Corrida do Milhão, ano passado, era excelente na ocasião. Quando pusemos os carros na pista aqui, tivemos que mudar tudo porque o setup não funcionava mais”, destacou Duda Pamplona. “Mas fomos evoluindo e encontramos um caminho. Conseguimos melhorar o carro e isso nos deixa otimistas para amanhã”, disse o piloto carioca, que larga da nona colocação. Allam Khodair, da Vogel, foi o pole position, seguido de Cacá Bueno. Ricardo Maurício e Daniel Serra fecham a segunda fila.

“A razão deste otimismo é que também pudemos ver que os tempos dos pilotos no Q2 ficaram mais próximos – à exceção dos três primeiros. Amanhã começa o campeonato, e agora com o novo regulamento o mais importante será manter a regularidade, pontuando em todas as corridas”, apontou Pamplona, referindo-se à extinção dos playoffs – que determinavam os dez melhores do campeonato para uma disputa particular nas quatro etapas finais do ano.

Estreia difícil – Vitor Meira largará da 23ª colocação entre os 32 pilotos em Interlagos. O brasiliense, que faz sua estreia na Stock Car depois de dez temporadas na Fórmula Indy, destacou as dificuldades enfrentadas em seu primeiro final de semana oficial na categoria. “Juro que tentei iniciar o final de semana com uma abordagem mais tranquila, com a cabeça mais aberta, sem me preocupar tanto com o resultado. Mas somos pilotos, e tudo com o que nos importamos é o resultado. Sinceramente, achei que poderia ter ido melhor”, disse Meira.

“Entretanto, o fato de o Duda ter ficado entre os dez primeiros nos dá um norte na questão do acerto do carro”, afirmou. “Tínhamos algumas diferenças no setup, algumas particularidades, mas agora sabemos melhor onde trabalhar e melhorar o carro para amanhã. Depois, é questão de 255se resolver na pista”, concluiu.

Para Fabio Gaia, diretor-esportivo da Officer, o começo é considerado promissor. “O treino de classificação foi dentro do que vínhamos demonstrando no ano passado, de estarmos regularmente entre os dez primeiros, fato que aconteceu com o Duda hoje. Com o Vitor, dadas as proporções de ele estar estreando em uma categoria de carros tipo Turismo, podemos dizer que ele também foi bem”, afirmou.

Gaia lembrou das mudanças desportivas da Stock Car nesta temporada, a principal delas a diminuição do tempo de prova de 50 para 40 minutos. “Será uma sprint race, em que ao mesmo tempo que os pilotos poderão forçar um pouco mais, é fundamental saber dosar os momentos de agressividade para pontuar bem e manter-se na briga pelas posições mais altas na tabela”, explica.

“Temos dois pilotos com um estilo de guiar que será favorecido por este novo formato, que exige uma preocupação com a preservação das condições do carro o máximo possível até o fim da corrida. E estas são características muito presentes em nossos pilotos, principalmente no Vitor, que vem da experiência na Indy”, concluiu.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.