Stock Car – Carro “lacrado” prejudica Zonta na classificação

domingo, 25 de março de 2012 às 0:08

Depois de um primeiro dia estimulante, quando ficou entre os cinco melhores na tabela de tempos, o Linea Sucralose Racing Team acabou vítima do novo regulamento do treino classificatório da Copa Caixa Stock Car. Na primeira sessão disputada em 2012, neste sábado em Interlagos, a proibição de ajustes nos carros antes da prática acabou sendo prejudicial para Ricardo Zonta.

O ex-piloto das equipes McLaren, BAR, Honda, Toyota e Renault na Fórmula 1 encontrou dificuldade de aderência com o aumento repentino de temperatura no meio do dia, e, com a restrição nos ajustes, não pôde fazer alterações, ficando “entregue” e sendo eliminado na primeira parte da classificação, largando da décima fila.

“Não fizemos nenhuma mudança em cima desse acerto porque o carro apresentava bons resultados. Só que com a temperatura da pista que subiu bastante e os carros lacrados 40 minutos antes de começar a classificação fizeram com que o carro não apresentasse um bom grip, apesar de bem equilibrado”, comenta.

Seu novo companheiro, Popó Bueno, conseguiu um desempenho melhor, mesmo treinando com um problema no blocante do carro (responsável por equalizar o tracionamento das rodas), que vem incomodando o piloto carioca desde os treinos extras de duas semanas atrás. Como o imprevisto foi detectado pouco antes da tomada, o time optou por fazer a alteração após o treino, realizando a prática com uma configuração que compensasse o problema, e a tentativa deu certo: Popó sairá em 15°.

“Conseguimos detectar o problema que vinha nos incomodando desde os testes em Curitiba, mas não tivemos tempo para arrumar e acabou sendo melhor que o esperado, pois fiquei a dois décimos do tempo de corte. Não é o resultado real da nossa equipe e estou triste pelo Ricardo, que andou muito o fim de semana inteiro”, ressalta o piloto, terceiro colocado na temporada passada.

Por fim, o chefe da Linea Sucralose Racing Team, Robson Fernandes, destacou o fato de terem todos os acionamentos do “push-to-pass” disponíveis para a prova de amanhã, enquanto alguns dos rivais diretos fizeram uso do dispositivo na classificação: “Nenhum dos dois usaram ‘push’ e alguns carros que estão na nossa frente usaram e com isso temos quatro push a mais de 15 segundos o que vai dar uma grande diferença na corrida. A ideia é colocar o dois carros entre os 10 primeiros.”

A etapa de abertura da Copa Caixa Stock Car está marcada para as 9h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo da Rede Globo.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.