Stewart: A Formula 1 ainda é perigosa

terça-feira, 23 de junho de 2015 às 9:50

Jackie Stewart

Sir Jackie Stewart advertiu os pilotos da Fórmula 1 que o automobilismo ainda é perigoso. Ele acredita que, por não ter havido mortes desde Ayrton Senna em 1994, os pilotos estão correndo riscos demais hoje.

“Sim”, declarou o tricampeão mundial ao Der Tagesspiegel. “O acidente de Max Verstappen em Mônaco poderia ter sido fatal. E no final de maio na Fórmula 3 em Monza, Lance Stroll sofreu um acidente terrível, saiu ileso e voltou andando para os pits”.

“Seu pai Lawrence me mostrou o vídeo em Montreal e eu fiquei chocado”, acrescentou Stewart. “Ele (Lawrence) também ficou quando percebeu o que poderia acontecer com seu filho”.

Durante décadas, Stewart vem defendendo a segurança no automobilismo, mas ele acha que os pilotos se tornaram não apenas complacentes, mas também enfraquecidos.

“A palavra deles não tem peso”, disse ele. “Na minha época, nós boicotávamos corridas e fazíamos com que elas fossem excluídas do calendário, então muitas pessoas na administração da Fórmula 1 têm medo que os pilotos voltem a ser poderosos assim”.

“No entanto, alguns pilotos acreditam que não precisam mais se preocupar com a segurança. Talvez porque muitos ainda sejam jovens demais, e a maioria deles nem sequer são casados”.

Stewart afirmou que inclusive está disposto a se envolver novamente na GPDA.

“É claro que eu ajudaria. Só precisariam me pedir. Muitos dizem que a categoria não é mais a mesma, mas os riscos continuam existindo. É triste, mas provavelmente precisaremos não de uma, mas de duas mortes para que todos caiam em si”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.