Steiner: Russell tem trunfo na Mercedes contra plano Verstappen
sábado, 11 de outubro de 2025 às 15:35Guenther Steiner acredita que a principal moeda de troca de George Russell na Mercedes pode protegê-lo de uma potencial investida da equipe por Max Verstappen.
Embora a Mercedes ainda não tenha anunciado sua dupla de pilotos para o próximo ano, espera-se que a equipe conte com o novato Andrea Kimi Antonelli e mantenha Russell como seu líder. Steiner, contudo, tem certeza de que o piloto britânico garantirá um contrato.
O poder de barganha de George Russell
Falando no Red Flags podcast, Steiner foi enfático sobre a situação de Russell. Ele afirmou: “Ele vai conseguir [um contrato]. Quer dizer, se não conseguir na Mercedes, consegue em outro lugar.”
Além disso, o ex-chefe de equipe analisou o valor do piloto: “Obviamente, George sabe o quanto vale. Eu diria que ele não quer os termos da Mercedes, ele quer o melhor para ele. Ele tem uma oportunidade.”
O que ele fez pela Mercedes impressionou a todos no ano passado. Muita gente se perguntava: ‘Lewis está saindo. Você acha que George consegue assumir a liderança da equipe?’ Sem dúvida, ele conseguiu. Quer dizer, ele foi muito bom.

O impasse: Contrato de um ano vs. Max
Steiner acredita que o ponto de atrito nas negociações de Russell é a duração do contrato. Ele explicou: “Agora ele está esperando um contrato, então acho que ele está apenas tentando negociar os melhores termos para si.”
“Eu imagino que ele queira mais do que um contrato de um ano, porque eu imagino que Toto [Wolff] esteja jogando com a ideia de dar-lhe um ano. Isso permitiria à equipe ter um lugar para Max, caso ele fique livre ou queira deixar a Red Bull, junto com meu ‘filho afetivo’, Kimi Antonelli.”
Afinal, George está rebatendo: “’Isso não funciona para mim! Essa não é a minha situação ideal.’ E, no momento, quem está entregando performance? É George. Portanto, ele está em uma posição muito boa para negociar.”
Por que a Mercedes precisa de Russell?
Segundo Steiner, o trunfo de Russell é o nível de desempenho que ele demonstrou durante toda a temporada. Com efeito, todos os outros pilotos de ponta já estão amarrados às suas equipes atuais, limitando as opções da Mercedes.
“E essa é a vantagem dele, porque quem a Mercedes colocaria lá [no lugar dele]? Quer dizer, não há ninguém disponível,” disse Steiner.
Ademais, ele enfatizou que a Mercedes tem objetivos claros: “A Mercedes precisa lutar por campeonatos mundiais. Não é como uma equipe de meio de grid, onde você pega o melhor que pode conseguir pelo dinheiro que tem. A Mercedes, se está participando da F1, quer vencer o campeonato mundial. Eles não estão aqui para participar. Estão aqui para vencer,” concluiu o ex-dirigente.
Apesar das especulações de Steiner, Toto Wolff confirmou, após o Grande Prêmio de Singapura, na transmissão ao vivo da Sky Germany, que Russell e Antonelli correriam pela Mercedes em 2026. Contudo, o especialista em F1 Ralf Schumacher sugeriu que o interesse público de Wolff em Max Verstappen possa ter criado um impasse na relação com Russell.
andrea kimi antonelli, comentar formula 1, contrato F1, formula 1, george russell, gp singapura, guenther steiner, max verstappen, Mercados de Pilotos, ralf schumacher, Red Flags podcast, russell verstappen mercedes, toto wolff
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.