Steiner: Nem uma pole teria salvado Schumacher

quinta-feira, 17 de novembro de 2022 às 10:22

Gunther Steiner

Gunther Steiner, chefe da Haas, diz que nem mesmo uma pole position teria ajudado Mick Schumacher a manter seu lugar para 2023.

A equipe anunciou nesta quinta-feira que Schumacher será substituído por Nico Hulkenberg na próxima temporada.

Steiner insistiu que a decisão final foi tomada recentemente, com Schumacher só sendo informado que não continuaria na quarta-feira e Hulkenberg assinando seu contrato no mesmo dia.

Ao ser questionado se a situação seria diferente se Schumacher, e não seu companheiro de equipe Kevin Magnussen, tivesse feito a pole em Interlagos no último fim de semana, Steiner sugeriu que nem isso teria sido suficiente.

“Nada teria mudado”, declarou ele. “Porque você não pode tomar essa decisão graças a um resultado emocional de uma classificação ou corrida, isso seria errado, poderia ser errado de ambas as maneiras”.

Steiner reconheceu que a sequência de acidentes de Schumacher no começo do ano foi um fator, mas destacou que houve um cenário mais amplo.

“Isso teve um papel, mas você não pode apenas dizer ‘oh, ele bateu’, o que obviamente não foi bom. Eu não estou tentando melhorar agora, mas você pode ver como os ótimos resultados dele influenciaram”.

“É o equilíbrio que você precisa encontrar. Uma coisa é certa, os resultados dele na Áustria e Silverstone foram muito bons. E também houve as coisas ruins, os acidentes, então é uma mistura de tudo”.

“Porém, por mais que pareça, não foi um evento que provocou isso, é uma combinação de coisas e o maior fator é que nós queremos reconstruir a equipe para o futuro”.

“Mick melhorou bastante durante a temporada. Todos vocês viram, eu não preciso dizer. Portanto, nós demoramos muito, não tomamos essa decisão antes do verão como as pessoas pensam. Ele fez algumas boas corridas”.

Quando lhe perguntaram o que falta a Schumacher, Steiner respondeu: “Eu creio que a experiência de múltiplos anos na Fórmula 1 e nunca ter estado em outra equipe além da nossa”.

“O que Nico traz, ele já esteve em três ou quatro equipes, então possui experiência e isso exige tempo. No momento, nós não temos tempo porque queremos progredir, não queremos ficar onde estamos agora, queremos ser melhores”.

De acordo com Steiner, é difícil dizer se Schumacher não correspondeu às expectativas.

“É difícil responder isso porque qual é a expectativa? Talvez agora nós vejamos coisas na equipe que precisam ser consertadas e isso pode ser melhor com outro, independente de sua performance. A equipe tem de melhorar, não só o piloto”.

“Não é culpa de Mick nós estamos nesta situação. A culpa é nossa, mas precisamos melhorar novamente e há um caminho mais curto com um piloto experiente que fez isso em múltiplas equipes que estavam em situações similares”.

Ao ser questionado se Schumacher merece encontrar uma vaga em outro lugar, Steiner disse: “Eu não posso julgar se ele merece ou não. Acho que não há vaga para o próximo ano, exceto se algo bem estranho acontecer na Williams neste fim de semana”.

“Então, merecendo ou não, quem sou eu para julgar? Creio que todos nós precisamos trabalhar por algo, ninguém ganha nada de graça. Eu não tenho vagas e não gosto de dar conselhos aos meus colegas, os outros chefes de equipe, sobre quem merece o que. Não quero estar nessa posição”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.