Sperafico é eleito vice-presidente da CBA

terça-feira, 22 de janeiro de 2013 às 16:51
Cleyton Pinteiro e os três vices eleitos

Cleyton Pinteiro e os três vices eleitos

Em eleição realizada na manhã de sexta-feira foi eleita a nova diretoria da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) para o quadriênio 2013/2017. O pleito foi realizado na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

Cleyton Pinteiro, de Pernambuco, foi reeleito presidente para seu segundo mandato. O paranaense Milton Sperafico é o novo vice-presidente, ao passo que o segundo vice-presidente será Rudolfo Edmundo Rieth Filho, do Rio Grande do Sul, e o terceiro vice-presidente será José Luiz da Costa Evartisto Monteiro, de Pernambuco. O Conselho Fiscal será composto por Eduardo José Leal de Faria Neves (RJ), Edison Rodrigues Campos (GO) e Aylton Quintino Júnior (RJ). A posse da nova diretoria será o primeiro dia da segunda quinzena de março.

Ex-piloto e empresário, Milton Sperafico é de tradicional família de Toledo, no Paraná, um clã que conta com 11 pilotos. A história dos Speraficos com o automobilismo começou nos anos 70 do século passado. Em 1973, Dilso Sperafico disputou provas de Turismo Divisão 3 no Paraná e a nível nacional competiu na Super Vê, confrontando-se com pilotos como Nelson Piquet, Alex Dias Ribeiro, Alfredo Guaraná Menezes, entre outros. Em 1986 Dilso sagrou-se campeão da Cascavel de Ouro, prova destaque do automobilismo paranaense ganha em 1976 por Nelson Piquet, que premia o vencedor com um troféu em ouro puro.

Depois de Dílson, ingressaram no automobilismo Milton, Elói, Fabiano, Ricardo, Rodrigo, Alexandre, Rafael, Guilherme, Arlei e Natan, que está estreando na temporada deste ano, competindo na categoria Marcas no Paraná.

Milton é tio dos gêmeos Ricardo e Rodrigo Sperafico, que atualmente competem na Stock Car, e pai de Guilherme, atualmente competindo na Sprint Race. Ele também é tio de Rafael Speafico, que morreu em um acidente da Stock Car Light em Interlagos em 2007.

Nas pistas, a história de Milton começou nos anos 80, quando disputou categorias de Turismo no Paraná. A nível nacional, competiu na Fórmula Ford de 1985 e 1987, período em que a categoria escola revelou pilotos como Rubens Barrichello, Gil de Ferran e Christian Fittipaldi. Em 1993, sagrou-se campeão sul-americano de Fórmula 3 B, tendo como vice-campeão o argentino Gastón Mazzacane, que chegou a competir mais tarde na Fórmula 1.

Como dirigente, Milton Sperafico presidiu o Automóvel Clube de Toledo e foi vice-presidente da FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo) de 1990 a 1997.

Honrar o cargo

Milton Sperafico diz que chega a vice-presidente da CBA com muita disposição e entusiasmo para trabalhar, para honrar o cargo a que lhe foi confiado. “Sinto muito honrado e gratificado por ter sido indicado pelo Rubens Gatti, presidente da Federação Paranaense e receber apoio do presidente Cleyton Pinteiro e dos presidentes das federações. Conheço a maioria deles. Conheço o automobilismo como piloto, pai de piloto e como dirigente. Sei das dificuldades dos pilotos, das equipes, dos clubes e das federações. Vou trabalhar com toda a minha energia para melhorar este esporte que corre na veia dos Sperafico. É a oportunidade que tenho de dar a minha contribuição a este esporte”, afirma Milton.

Valorização

Para Rubens Gatti, presidente da FPrA, a eleição de Milton Sperafico para a vice-presidente da CBA é a valorização do automobilismo paranaense, hoje o segundo estado do Brasil com maior número de pilotos. “Depois de duas décadas, vamos ter um paranaense vice-presidente da CBA. O Milton sempre trabalhou pelo automobilismo como piloto e como dirigente. Tem profundo conhecimento de todas as modalidades e irá realizar um excelente trabalho. Aquilo que ele fazia pelo Paraná, agora irá fazer por todo o Brasil”, conclui Rubens Gatti.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.