Som da Formula 1 não está mais alto em 2015, diz relato
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015 às 9:23Um correspondente espanhol contrariou os ouvidos de muitos ao insistir que o som da Fórmula 1 não está mais alto em 2015.
Em Jerez, vários observadores concordaram que os motores V6 turbo estão fazendo mais barulho do que no ano passado.
De fato, Marco Canseco, escrevendo para o diário esportivo espanhol Marca, admitiu que o som produzido pelas unidades de potência pareceu “um pouco melhor” no primeiro teste da pré-temporada 2015.
No entanto, ele declarou: “Como nós descobrimos, apesar do som do motor agora estar sendo ouvido mais claramente, o nível real de decibéis dos carros não aumentou”.
Canseco provou sua alegação publicando suas descobertas baseadas no uso de um medidor de nível sonoro portátil em Jerez. Ele também fez isso no ano passado, quando a Ferrari de Fernando Alonso liderou a tabela com seus 102 decibéis.
“Na quarta-feira, ninguém ultrapassou esse número, porém é verdade que a qualidade do som está bem mais parecida com um motor de corrida agora”, escreveu ele.
Mas ele disse que, apesar de ter ficado a apenas alguns metros dos carros que estavam passando na pista, “os protetores de ouvido não foram necessários em nenhum momento”.
“O limite da dor são cerca de 120 decibéis, e nenhum dos carros atuais está próximo desse número”, acrescentou Canseco.
Ele afirmou que o motor com o som mais alto em Jerez foi o Renault (100 decibéis), seguido pelo Mercedes (97), Ferrari (96) e Honda (93).
2015, autoracing, barulho, circuito, decibeis, f1, formula 1, formula-1, jerez, medição, motores, noticias, pré-temporada, primeiro, som, teste, turbo, v6
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.