Sky: Haas rompe com Mazepin. Fittipaldi / Schumacher é a nova dupla

quinta-feira, 3 de março de 2022 às 15:54

Guenther Steiner e Pietro Fittipaldi

A Sky Sports da Alemanha afirmou que Nikita Mazepin vai deixar a Haas, com a equipe pronta para substituí-lo pelo piloto brasileiro Pietro Fittipaldi, que é o piloto reserva da equipe norte-americana.

Fontes da Sky Sports na Alemanha afirmam que, apesar de Mazepin poder competir na Fórmula 1 nesta temporada com bandeira neutra, como foi o caso do russo em 2021, a equipe teria tomado a decisão de substituí-lo. Ainda falta a confirmação da própria equipe.

O chefe da equipe Haas, Guenther Steiner, admitiu recentemente que o futuro de Mazepin era algo que precisa ser resolvido, dadas as complicações em torno da invasão russa da Ucrânia e o patrocinador título Uralkali, de propriedade do pai de Mazepin, Dmitry, com sua marca removida durante a pré-temporada em Barcelona.

Steiner também disse que, caso Mazepin deixasse a equipe, Fittipaldi receberia a “primeira ligação” para fazer uma parceria com Mick Schumacher em 2022.

O tempo de Mazepin na equipe chegou ao fim devido à situação atual entre seu país natal e a Ucrânia, com organizações esportivas de todo o mundo tomando medidas drásticas para proibir atletas russos e bielorrussos de competir no palco internacional.

“Foi preciso chegar a essa separação completa agora”, disse Ralf Schumacher, analista da Sky alemã. “Temos dois fatores: um é a pressão de fora e o outro é o fato de a Haas ser uma equipe americana.”

“E Guenther Steiner enfatizou que a equipe é financeiramente forte o suficiente. Também posso imaginar que um ou outro patrocinador chegará no virar dessa página.”

“Acredito que a equipe vai fechar essa lacuna.”

Apesar da FIA ter ido contra a recomendação do COI (Comitê Olímpico Internacional) ao não banir pilotos russos de todas as categorias, o Motorsport UK confirmou que Mazepin não poderia competir no GP da Inglaterra em Silverstone, com o órgão de automobilismo britânico impondo sua própria regra sobre quem pode e quem não pode correr no país.

A Fórmula 1 também confirmou na quinta-feira que o esporte cancelou seu contrato com os organizadores do GP da Rússia, afirmando que a corrida em Sochi não acontecerá este ano ou no futuro.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.