Sistema de punições da Formula 1 deverá sofrer mudanças

quarta-feira, 4 de julho de 2012 às 12:36

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O sistema de punição aos pilotos da Fórmula 1 deverá sofrer alterações, depois que se soube que a FIA está discutindo mudanças no modo como as penalizações são aplicadas.

Derek Warwick, que já atuou como piloto comissário da FIA, disse que a validade do regulamento atual foi discutida durante uma recente reunião do conselho dos comissários em Paris, e que “algumas mudanças podem estar a caminho” como resultado.

“Tivemos uma reunião do conselho em Paris, que eu comandei com Charlie (Whiting), e surgiram algumas boas idéias”, declarou Warwick ao site Autosport no Fórum de Fãs da FOTA na fábrica da Williams na terça-feira à noite.

“Não sei se elas poderão ser introduzidas – tudo isso é um processo novo, não costumávamos ter essas reuniões. Charlie vai analisar tudo e fazer recomendações. Podem haver algumas mudanças nos próximos meses ou ano”.

“Existe um código, mas nem sempre eu concordo com ele – um drive-through é uma punição severa demais para alguns incidentes e não dura o suficiente para outros. Ainda há espaço para ajustes”.

“Tivemos algumas idéias na reunião com todos os comissários permanentes que foram bastante interessantes. Charlie vai produzir uma agenda e mostrá-la a Jean (Todt), mas ainda não sei se elas poderão ser introduzidas no próximo ano”.

Apesar de Warwick não ter revelado os detalhes exatos das regras em discussão, ele usou o exemplo de um drive-through representando perdas de tempo diferentes em circuitos diferentes como parte da razão pela qual as regras estão sendo revistas.

“Um drive-through no Canadá, onde você perde cerca de 15s, é igual a um em uma pista como Abu Dhabi, por exemplo? Eventualmente, todos ficam na média, mas acho que sempre estamos pensando em mudanças”.

Warwick também defendeu um painel de comissários alternado, dizendo que a imparcialidade do painel está fora de questão independente de quem está nele.

“Neste ano, creio que certas punições têm sido muito fortes ou fracas demais”, admitiu ele. “Se eu recuar, não concordo com algumas decisões, mas é porque não tenho todos os fatos”.

“Eu achei que Schumacher deveria ter sido banido (após sua manobra sobre Rubens Barrichello na Hungria em 2010), mas não foi o voto dos comissários. Não temos todos os fatos. Na sala dos comissários, nós temos todos os ângulos e dados para fazer um julgamento mais correto”.

LS – www.autoracing.com.br 

 

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