Sistema de pontos de punição será discutido no inverno
domingo, 15 de setembro de 2024 às 13:07
Pierre Gasly e Kevin Magnussen
O futuro do sistema de pontos de punição da Fórmula 1 deverá ser discutido no inverno entre as partes interessadas do campeonato, o que pode levar à sua alteração após a suspensão de Kevin Magnussen em Baku.
O sistema que suspende os pilotos de uma corrida caso atinjam o limite de 12 pontos está em foco desde que Magnussen acumulou 10 pontos por uma série de sanções durante as primeiras etapas de 2024 – particularmente no GP de Miami.
Quando o piloto da Haas colidiu com Pierre Gasly em Monza, ele recebeu mais dois pontos e foi suspenso da corrida deste fim de semana no Azerbaijão, onde foi substituído por Oliver Bearman.
A situação foi levantada no briefing dos pilotos para o evento deste fim de semana e Gasly revelou após a classificação que a FIA agora está “aberta” a revisar as regras atuais depois de ouvir os pilotos.
“Sim, perguntei a eles sobre o futuro”, respondeu Gasly quando questionado sobre a reunião. “Porque acho que, como esporte, nunca gostamos de ver alguém penalizado dessa forma, e a visão é de que foi um pouco duro”.
“Então sim, definitivamente é algo que eles estão abertos a rever para o futuro, o que é o mais importante”.
Segundo o motorsport.com, o processo de revisão do sistema de pontos de punição não foi aprovado até agora pelas partes interessadas da F1.
Primeiro, o Comitê de Consultoria Esportiva da F1 (SAC) – formado por dirigentes da FOM e FIA, além dos diretores esportivos de cada equipe – precisará discutir a questão.
É isso que deve acontecer na pós-temporada, já que a política da FIA é não mudar as regras esportivas durante a campanha para não manchar a competição com alterações.
Se o SAC concordar que uma revisão é necessária, ela será realizada pela FIA e apresentada às partes interessadas da F1 antes que quaisquer mudanças nas regras sejam votadas.
No entanto, as alterações no sistema de pontos de punição podem acabar sendo pequenas, já que a FIA disse aos pilotos no briefing de Baku que havia concluído que o número de pontos distribuídos em cada etapa em 2024 foi de apenas 2.2.
Quando o número de vezes que as decisões dos comissários envolvendo Magnussen este ano – 17 – foi considerado, os pilotos supostamente ficaram mais compreensivos com o que havia ocorrido.
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