Simulador com novas regras para 2026 mostra carros de F1 “inguiáveis”

terça-feira, 9 de abril de 2024 às 14:28

Stefano Domenicali e Mohammed Ben Sulayem

De acordo com relatos, parece existir grandes problemas com a próxima geração de carros de Fórmula 1 no simulador. O esporte verá o que é sem dúvida a maior mudança de regras desde 2014, no início da temporada de 2026.

Embora os detalhes exatos das alterações regulamentares ainda não tenham sido confirmados, as equipes já concordaram com alguns dos princípios fundamentais. A F1 terá seus motores alimentados com combustíveis sustentáveis e também simplificará as unidades de potência ao tirar o MGU-H, aumentando a potência elétrica e diminuindo a potência gerada pela combustão.

A aerodinâmica ativa também está prevista, mas as mudanças propostas estão tornando os carros “inguiáveis” tal como estão. Há planos de reduzir significativamente o peso do chassis e reduzir os níveis de downforce numa tentativa de promover mais ultrapassagens.

A última vez que houve uma mudança fundamental no perfil aerodinâmico dos carros em 2022, foi a Red Bull quem aproveitou a vantagem. O designer chefe Adrian Newey superou amplamente seus colegas na era do efeito solo via tuneis Venturi, com os Bulls conquistando dois campeonatos consecutivos e sendo a favorita clara a conquistar o terceiro esse ano.

O RB19 do ano passado foi o carro mais dominante da história da F1, vencendo 21 dos 22 GPs da temporada. Enquanto a Ferrari enfrentou os Touros um pouco mais no ano anterior, a Red Bull ainda conquistou a vitória em 17 dos 22 eventos de 2022. Max Verstappen e companhia estão a caminho de apresentar números semelhantes nesta temporada, depois de ampliarem a liderança no topo do campeonato com uma dobradinha dominante no Japão no fim de semana passado.

Carros de F1 de 2026 estão ‘rodando nas retas’ no simulador

De acordo com o relato, houve “múltiplos exemplos” de pilotos rodando ao acelerar na reta. Eles também experimentaram instabilidade traseira ao navegar até mesmo nas “curvas de baixa”.

Os pilotos já estão acostumados a uma mudança no equilíbrio aerodinâmico do carro quando abrem o DRS, mas o impacto da mudança prospectiva para 2026 é aparentemente “até três vezes” maior. Um ‘insider’ disse que a única maneira de evitar rodar é pilotar no ritmo de um Fórmula 2.

Essas primeiras descobertas levaram a uma mudança de rumo, embora não esteja claro até que ponto isso poderá atrasar a finalização das novas regras. Independentemente disso, as equipes não poderão começar a trabalhar em seus carros de 2026 até o próximo ano.

Mudanças nas regras da F1 em 2026 podem abalar a ordem de corrida

A principal esperança é que quando a nova era da F1 começar será uma luta mais acirrada na frente do grid. A expectativa é que a Red Bull continue a ser a classe do grid até o final do próximo ano, mesmo que a Ferrari esteja cada vez mais perto.

O especialista da Sky Sports F1, Karun Chandhok, diz que a facilidade com que Verstappen consegue vencer corridas é “alarmante”. Enquanto isso, o piloto da Sauber, Valtteri Bottas, está “preocupado” com a extensão da superioridade da Red Bull.

AS - www.autoracing.com.br

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