Silva vence no DF e se isola na ponta da Fórmula Futuro

sábado, 11 de junho de 2011 às 21:17

ffuture-gsilvaSó não foi uma prova perfeita por causa da bobeada na largada. Depois, o pole Guilherme Silva recuperou a ponta no início da segunda volta e não tomou conhecimento dos adversários para conquistar sua primeira vitória na Fórmula Futuro Fiat. Ao ganhar a terceira etapa do calendário, nesta sábado no Autódromo Internacional Nelson Piquet (Brasília), o piloto mineiro se isolou no topo da classificação, agora com 44 pontos. O paranaense John Louis, novo vice-líder, terminou em segundo e o gaúcho Felipe Donato completou o pódio.

Silva soube usar o conhecimento do difícil e longo circuito da Capital Federal – 5.475 metros. Além da Fórmula Futuro, lidera também a Fórmula 3 sul-americana, categoria pela qual já completou extensa quilometragem em Brasília. Mas levou um susto na largada que o fez contornar a primeira curva na terceira posição. “A luz vermelha normalmente demora de três a cinco segundos para apagar, mas aqui foi muito mais rápido. Alguns pilotos ficaram perdidos e outros saíram muito bem”, explicou. Sem alternativa, restou a Silva colocar em ação a estratégia traçada antes da corrida: forçar no início e procurar aumentar a vantagem sobre os perseguidores, o que acabou conseguindo sem grandes dificuldades. “A fase está boa e espero manter essa mistura de sorte e competência por mais tempo”, comentou Silva, autor da melhor volta.

Vencedor da corrida de abertura do campeonato em Interlagos, Louis colheu mais um grande resultado. Quinto no grid, foi outro que se atrasou na largada, quando caiu da quinta para a oitava colocação. “Mantive um bom ritmo mesmo andando no bolo, fiz ultrapassagens e aproveitei algumas situações à minha frente”, explicou o piloto de 16 anos, que sempre veste a camisa do ídolo Rogério Ceni quando está fora do cockpit. E por pouco o pódio não vira fumaça na última volta. “A luz do óleo acendeu, perdi rendimento nas duas voltas finais e o motor quebrou logo depois da bandeirada”, contou.

Depois de um início de temporada complicado em Interlagos, onde penou com problemas mecânicos nas duas corridas, o estreante Felipe Donato saboreou o primeiro pódio na Fórmula Futuro. E foi merecido: nono nos treinos classificatórios, Donato precisou remar desde o começo da prova. “Os treinos foram difíceis porque eu nunca havia andado nesta pista. Felizmente, fomos melhorando e conseguimos um bom acerto. Eu estava muito rápido no início, mas no final o desgaste dos pneus mudou o comportamento do carro. Para a corrida de amanhã, vamos ter de fazer algumas alterações, porque é com esses pneus mesmo que vou largar.”

A largada da segunda bateria, válida pela quarta etapa, está marcada para as 12h10. O SporTv transmitirá ao vivo, em seguida ao compacto com os melhores momentos da prova deste sábado.

O resultado da prova:

1 – GUILHERME SILVA – 13 voltas em 27min26s339
2 – JOHN LOUIS – a 10s351
3 – FELIPE DONATO – a 12s041
4 – VICTOR FRANZONI – a 13s809
5 – LUCAS DE LA VEGA – a 15s508
6 – LUIR MIRANDA – a 18s174
7 – GUILHERME SALAS – a 18s876
8 – JOHILTON PAVLAK – a 19s237
9 – EDUARDO BANZOLLI – a 30s638
10 – RICARDO LANDUCCI – a 52s564

Melhor volta: Guilherme Silva, em 2 min05s126

Classificação do campeonato:

1 – GUILHERME SILVA – 44 pontos
2 – JOHN LOUIS 34
3 – LUIR MIRANDA 30
4 – VICTOR FRANZONI – 29
5 – GUILHERME SALAS – 18
6 – ANDRÉ PEDRALLI 16
7 – LUCAS DE LA VEGA – 15
8 – FELIPE DONATO 14
9 – EDUARDO BANZOLLI – 8
10 – JOHILTON PAVLAK – 7
11 – RICARDO LANDUCCI – 3

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.