“Silly season” atinge o auge em Monza

sábado, 10 de setembro de 2022 às 9:50

Nico Hulkenberg

Nico Hulkenberg está de volta às manchetes como o novo favorito para substituir Mick Schumacher na Haas no próximo ano. O chefe da equipe, Gunther Steiner, diz que perdeu a fome de correr com pilotos novatos, embora a lenda da F1 Gerhard Berger ache que Schumacher ainda deva ser a escolha número 1.

“Ele deve ter permissão para cometer erros”, disse ele ao jornal Bild. “Nós também os fizemos! Também devemos romper com a história de Schumacher. Mick não é Michael. Mas a melhor coisa para ele e para a Haas é que ele fique”.

No entanto, agora parece cada vez mais claro que Schumacher perdeu não apenas a confiança da Haas, mas também a da academia de desenvolvimento da Ferrari. Antonio Giovinazzi retornou à ação da F1 no carro da Haas no treino de Monza na sexta-feira, e ele vai reprisar o papel em Austin.

“Temos uma silly season com o mercado de pilotos este ano”, declarou o italiano. “Não sei como vai terminar. Mas eu quero estar aqui no ano que vem, é claro. Não é segredo. Mas não está em minhas mãos”.

Toto Wolff deu a entender que Schumacher, de 23 anos, pode encontrar um novo papel como piloto reserva da Mercedes – embora Daniel Ricciardo também esteja ligado a esse papel. “Daniel merece um lugar no grid – Mick também”, afirmou o chefe da Mercedes.

“Vamos esperar para ver. Não avançamos nada nas negociações no que diz respeito ao piloto reserva. Também depende do que acontece no mercado de pilotos com os outros lugares”, acrescentou Wolff.

O piloto da Mercedes, George Russell, comentou: “É óbvio que um piloto do nível de Daniel se juntando a nós em qualquer capacidade seria uma coisa boa. Mas, como eu disse, espero que ele permaneça no grid”.

Isso parece improvável. A McLaren substituiu Ricciardo em 2023 por um australiano uma década mais jovem em Oscar Piastri, e a Alpine, de propriedade da Renault, tem planos diferentes. O principal é Pierre Gasly, mas isso depende inteiramente de a Red Bull conseguir substituí-lo na AlphaTauri pelo estreante americano Colton Herta.

“Liam Lawson ainda não está pronto para a Fórmula 1”, explicou Helmut Marko ao jornal Kronen Zeitung. “Pensamos nisso com cuidado, e Colton tem 22 anos e venceu sete corridas da Indy. Mas teremos que esperar e ver se a superlicença é possível para ele. A decisão deve ser tomada aqui (em Monza)”.

O “Plano B” para a Alpine poderia ser Jack Doohan, o filho de 19 anos da lenda da MotoGP Mick, que agora é ponteiro na Fórmula 2 e um membro proeminente do programa de jovens pilotos da Alpine. Também ligado à vaga na Alpine está Nyck de Vries, que fará sua estreia neste final de semana em Monza pela Williams.

“Não sou eu quem vai tomar a decisão”, garantiu de Vries, que também está ligado à Williams. “Há conversas acontecendo e estou fazendo isso sozinho, sem empresário, embora tenha um grupo de pessoas ao meu redor. O tempo dirá, mas sou muito grato à Mercedes por todas as oportunidades que tenho”.

O chefe da Williams, Jost Capito, admitiu em Monza que Schumacher é outra opção para substituir Nicholas Latifi no próximo ano: “Estamos mantendo nossas opções em aberto e há muitas opções”.

Quando perguntado especificamente sobre Schumacher, Capito respondeu: “Claro, claro. Acho que Mick é muito rápido, ele é um cara legal e acho que deveria estar na lista de todas as equipes que ainda têm um lugar”.

Se Schumacher deixar a Haas, o próximo companheiro de equipe de Kevin Magnussen pode ser o alemão Nico Hulkenberg, de 35 anos – mesmo que ele não tenha uma vaga em tempo integral desde 2019. No entanto, ele continua altamente cotado.

“As semelhanças são claras entre Leclerc, Verstappen, Norris e Hulkenberg”, salientou o piloto da Ferrari Carlos Sainz ao jornal La Repubblica em Monza. “Cada um deles não tem pontos fracos. É difícil vencer qualquer um deles na pista”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.