Shovlin: Hamilton foi mais rápido que esperávamos no Catar

segunda-feira, 22 de novembro de 2021 às 16:21

Andrew Shovlin – Mercedes

No relato tradicional da equipe Mercedes e pós-corridas, Andrew Shovlin disse que Lewis Hamilton estava mais rápido do que a Mercedes havia previsto no Catar, apesar de ter corrido com o motor mais usado (motor da Turquia com os micros vazamentos arrumados) de seus dois motores disponíveis.

O diretor de engenharia da equipe disse que esperava que o Circuito Internacional de Losail, onde a F1 correu pela primeira vez no fim de semana passado, fosse o mais fraco – para a Mercedes –  das três pistas finais no calendário deste ano.

“Achamos que seria bom aqui, mas esta foi a pista que, das três que permaneceram quando entramos aqui, era a que talvez mais nos preocupasse”, admitiu Shovlin.

Valtteri Bottas liderou os tempos de treinos de sexta-feira, mas Hamilton estava quatro décimos de segundo atrás de seu companheiro de equipe. Shovlin disse que Bottas começou mais rápido do que seu companheiro de equipe na pista desconhecida.

“Um dos grandes trabalhos que tínhamos que fazer às sextas-feiras era saber se nossas simulações tinham caído de acordo com a realidade, se tudo estava posicionado na janela certa. Mas muito do trabalho pré-evento que fizemos foi bom.”

“Valtteri começou melhor do que Lewis. Mas então você viu desde a primeira volta do sábado, que Lewis estava lá e manteve isso durante todo o fim de semana.”

Hamilton oficialmente conquistou a pole position com 0,597 segundos devido ao tempo mais rápido de Verstappen ter sido excluído. A verdadeira diferença de desempenho ainda era de saudáveis 0,455s, enquanto Bottas estava a 0,651s de seu companheiro de equipe.

“Na manhã de sábado, parecia que Lewis tinha tudo sob controle”, disse Shovlin. “Mas é muito difícil prever se a margem será de um décimo, dois décimos, o que ainda é uma margem muito bonita.”

“Nunca pensamos que seria o valor que foi. Mas tudo veio naquela volta final e para ele a curva um foi boa e ele disse a partir daí, simplesmente fluiu.”

“Mas ele está realmente soberbo no momento. Podemos fazer todas as nossas simulações, mas nada explica por que ele ficou tão à frente de Max. Fundamentalmente, é só ele realmente cavar fundo e fazer o que precisa ser feito. ”

A Mercedes instalou uma nova UP no carro de Hamilton no fim de semana do GP de São Paulo, mas voltou à UP anterior no Catar. Eles pretendem usar o motor mais novo e com mapeamento mais agressivo nas duas últimas corridas em pistas com seções mais longas de pé cravado.

“Há duas UPs que estamos competindo, e aqui tínhamos a menos poderosa das duas no carro devido à natureza do circuito”, confirmou Shovlin. “Então, nesse aspecto estamos bem no momento.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.