Sertões 2013 – Nos Carros, disputa está equilibrada nas categorias. Só Peterhansel/Cottret segue imbatível

domingo, 28 de julho de 2013 às 20:44

Peterhansel/Cottret

Em alta velocidade, a 21ª edição do Rally dos Sertões avança e chega a Porangatu, Norte de Goiás, completando o quarto dia de prova e um quarto do maior rali do Brasil. No total serão 4.115 km, dos quais 2.488 km de trechos cronometrados. Na geral dos Carros, a dupla Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Mini All4 – categoria T1-FIA) segue inabalável, vence a terceira seguida e se isola na liderança, com 32 minutos de vantagem para Klever Kolberg/Flavio França (T-Rex – Categoria Protótipos T1), que hoje terminou na sexta posição. A segunda posição do dia ficou com João Cardoso/Sidinei Broering (Evoque), seguida pela dupla João Franciosi/Rafael Capoani (Mitsubishi Triton R), em dia de acidentes nos carros. Amanhã mais um duro desafio: será a etapa mais longa do rali até agora e ao final os competidores não contarão com apoio mecânico.

Peterhansel destacou a dificuldade no final da especial, quando pegou poeira dos UTVs. “O final da especial foi um pouco mais difícil para nós porque andamos 15 quilômetros na poeira de dois UTVs que estavam a nossa frente, mas de resto foi tudo bem. O começo da especial foi bastante técnico e depois passamos por um setor de vários saltos e aí começou a ficar bem rápido. Deu para acelerar bastante e alcançamos uma velocidade máxima de 178 km/h. Apesar disso, quando tínhamos tráfego à frente era bem difícil de realizar as ultrapassagens”.

João Cardoso, segundo na geral e vencedor na sua categoria – a Protótipo T1, gostou da especial. “O dia foi muito legal, muito rápido mesmo e pudemos explorar todo o potencial do Evoque. Além do fato de ser um dia onde pudemos andar bem rápido, foi também uma especial mais leve e menos exigente do que as duas anteriores”.

A dupla Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, com Mitsubishi ASX – Categoria T1-FIA -, que ontem enfrentou uma série de problemas e caiu para 16º na geral, hoje subiu cinco posições e ocupa agora o 11º lugar. “Perdemos hoje uns dez minutos com um problema no acelerador e, além disso, optamos por uma regulagem no carro que não nos agradou pelo tipo de trajeto que tivemos hoje, mas foi necessário, pois faz parte do desenvolvimento do ASX. Agora sabemos que não foi o melhor acerto. Passamos vários carros e por isso pegamos também muita poeira”, disse Guiga, que está estreando o carro esse ano.

Na categoria Protótipo T1, a disputa está equilibrada, com Kolberg/França em primeiro, mas com a vitória de hoje de Cardoso/Broering a diferença de tempo que estava em 6min50 caiu para 4min32; Sylvio Barros/Eduardo Bampi se mantém em terceiro, a 17 minutos do líder.

Na Pro Brasil, a vitória do dia ficou com Marcos Cassol/Luis Felipe Eckel (Mitsubishi Triton R), que assumiu a liderança, que estava com Jorge Wagenfuhr/Marcos Pastein (L200 Triton Evo), que hoje teve quebra na especial. Em segundo no acumulado, está Mauro Guedes/Neurivan Calado (Mitsubishi Proton), a 15 minutos do líder, seguidos em terceiro por Marcus Mello/Eduardo Costa (Mitsubishi Proton), a 19 minutos do líder.

Na Super Production, vitória de Glauber Fontana/Minae Miyauti (Triton R), que assumiu a liderança da categoria, seguidos bem de perto por Rafael Cassol/Lelio Junior (Mitsubishi Triton R), três minutos atrás, em segundo. A terceira posição no acumulado está com Marcelo Damini/Elson Oliveira (Mitsubishi L200R); 22 minutos atrás dos líderes.

Na Protótipo T2, vitória de Vilson Thomas/William Thomas (Mitsubishi TR4). Mas a liderança foi para Ulysses Marinzeck/João Ribeiro (Troller), segundo no dia, já que o ex-líder Kenner Garcia e Rafael Dal Belo (Chevrolet S10) se acidentaram hoje. No acumulado, o segundo colocado é Rodrigo Leis/Ronald Leis (Mitsubihi TR4 ER), seguido por Fabio Freire/Fabio Grochowsky (Troller) em terceiro.

Caminhões
Na disputa dos caminhões pesados, que teve especial mais curta (180 km), outra vitória do trio Edu Piano/Solon Mendes/Antonio Sales (Ford Racing Trucks), que tirou a liderança de Guido Salvini/Flavio Bisi/ Fernado Chwaigert (Mercedes Benz). A diferença entre ambos é de 22 minutos.

“Hoje a prova foi a mais rápida que os demais dias, aceleramos bastante nos estradões e foi uma especial bem gostosa porque tinha de tudo: lombas, curvas, retas, apesar do piso meio liso. Mas fazendo um balanço geral, foi importante mais esta vitória, porque de três especiais, vencemos duas e ainda o Prólogo/Super Prime. O desempenho do caminhão vem ajudando muito e está fazendo a diferença também. Agora amanhã é dia de maratona, vamos maneirar um pouco, mas sem deixar de ser competitivos”, analisou Piano, que completa a maioridade este ano, 18 anos de participações consecutivas no Rally dos Sertões.

Resultado 4ª etapa Carros (extra-oficial):

Geral
1. STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET 02:28:45
2. JOAO CARDOSO/SIDINEI BROERING 02:34:01
3. JOAO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI 02:34:36
4. CRISTIAN BAUMGART /BECO ANDREOTTI 02:36:35
5. LUCAS MORAES/WEIDNER MOREIRA 02:37:03
6. KLEVER KOLBERG/FLAVIO FRANCA 02:37:27
7. MARCOS BAUMGART /KLEBER CINCEA 02:37:45
8. SYLVIO BARROS NETTO/EDUARDO BAMPI 02:40:10
9. ROMEU FRANCIOSI/ROGERIO ALMEIDA 02:42:27
10. MARCOS CASSOL/LUIS FELIPE ECKEL 02:43:02

T1 FIA
1. STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET 02:28:45
2. GUILHERME SPINELLI / YOUSSEF HADDAD 02:44:31

Protótipos T1
1. JOAO CARDOSO/SIDINEI BROERING 02:34:01
2. JOAO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI 02:34:36
3. CRISTIAN BAUMGART /BECO ANDREOTTI 02:36:35

Pró Brasil
1. MARCOS CASSOL/LUIS FELIPE ECKEL 02:43:02
2. MAURO GUEDES/NEURIVAN CALADO 02:46:49
3. MARCUS COTTON/EDUARDO COSTA 02:46:51

Super Prodution
1. REGIS MAIA/ANA CAROLINA BRAGA 02:51:10
2. RAFAEL CASSOL/LELIO CARNEIRO JR. 02:56:24
3. MARCELO DAMINI/ELSON OLIVEIRA 02:58:46

Production T2
1. VILSON THOMAS/WILLIAM THOMAS 03:10:45
2. ULYSSES MARINZECK FILHO/JOAO VICTOR RIBEIRO 03:11:58
3. CRISTIANO ROCHA/ANDERSON GERALDI 03:16:27

Resultado Acumulado Carros (extra-oficial):

Geral
1. STEPHANE PETERHANSEL/JEAN-PAUL COTTRET 07:10:50 –
2. KLEVER KOLBERG/FLAVIO FRANCA 07:42:57 + 00:32:07.9
3. JOAO CARDOSO/SIDINEI BROERING 07:47:30 + 00:36:40.0
4. SYLVIO BARROS NETTO/EDUARDO BAMPI 08:00:02 + 00:49:12.9
5. LUCAS MORAES/WEIDNER MOREIRA 08:00:48 + 00:49:58.2
6. JOAO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI 08:00:51 + 00:50:01.3
7. MARCOS BAUMGART /KLEBER CINCEA 08:02:06 + 00:51:16.0
8. MARCOS CASSOL/LUIS FELIPE ECKEL 08:05:18 + 00:54:28.6
9. CRISTIAN BAUMGART /BECO ANDREOTTI 08:16:26 + 01:05:36.0
10. MAURO GUEDES/NEURIVAN CALADO 08:20:16 + 01:09:26.6

T1 FIA
1. STEPHANE PETERHANSEL / JEAN-PAUL COTTRET 07:10:50
2. GUILHERME SPINELLI / YOUSSEF HADDAD 08:22:36

Protótipos T1
1. KLEVER KOLBERG / FLAVIO FRANCA 07:42:57
2. JOAO CARDOSO / SIDINEI BROERING 07:47:30
3. SYLVIO BARROS NETTO / EDUARDO BAMPI 08:00:02

Pró Brasil
1. MARCOS CASSOL / LUIS FELIPE ECKEL 08:05:18
2. MAURO GUEDES / NEURIVAN CALADO 08:20:16
3. MARCUS COTTON / EDUARDO COSTA 08:21:45

Super Prodution
1. GLAUBER FONTOURA / MINAE MIYAUTI 08:22:37
2. RAFAEL CASSOL / LELIO CARNEIRO JR. 08:24:55
3. MARCELO DAMINI / ELSON OLIVEIRA 08:42:14

Production T2
1. ULYSSES MARINZECK FILHO / JOAO VICTOR RIBEIRO 09:25:59
2. RODRIGO LEIS / RONALD LEIS 10:11:06
3. FABIO FREIRE / FABIO GROCHOWSKY 10:23:42

Resultado 4ª etapa Caminhões (extra-oficial):
1. EDU PIANO/SOLON MENDES/ANTONIO SALES 01:17:55
2. GUIDO SALVINI NETTO/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT 01:46:38

Resultado acumulado Caminhões (extra-oficial):
1. EDU PIANO/SOLON MENDES/ANTONIO SALES 06:10:01 –
2. GUIDO SALVINI NETTO/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT 06:32:37 +00:22:36.1

 

Nas Motos, Despres vence a primeira e encosta em Coma. Sonik passeia nos Quads

O quarto dia de prova da 21ª edição do Rally dos Sertões foi especial para o francês Cyril Despres, bicampeão do Sertões (2006 e 2011), que hoje conquistou sua primeira vitória pela equipe Yamaha Racing, com quem está fazendo sua estreia. O espanhol Marc Coma (KTM) terminou em segundo, mas se mantém na liderança com vantagem de apenas 1min40. O português Paulo Gonçalves (Speedbrain 450 Rally) foi o terceiro e caiu uma posição na geral, ocupando agora o terceiro lugar. A disputa nas Motos está eletrizante: em quatro etapas, três vencedores diferentes de três marcas diferentes.

Hoje os competidores saíram de Uruaçu (GO) rumo a Porangatu (GO), um dia mais curto em relação a véspera, mas de muita velocidade e perigos. Amanhã a situação fica ainda mais complicada, pois será o dia mais longo até então e Etapa Maratona, na qual os competidores não terão apoio mecânico ao final.

“Primeira especial que venço com Yamaha, então é um dia bastante especial para mim e para a equipe. Foi a especial mais emocionante da minha vida, bem aberta com alguns buracos. O começo foi num ritmo tranquilo. No abastecimento, eu estava a 1min13 do Marc (Coma) e ai passei a forçar mais. A uns 20 km do final eu cometi um pequeno erro e perdi um pouco de tempo, o que é muito quando se trata de um competidor como o Marc na sua frente”, contou o francês, que subiu para a segunda posição na classificação.

Para Coma (KTM), o dia transcorreu tranquilo: “Dia rápido, tranquilo e sem problemas. A pista estava muito boa para acelerar e explorar o potencial da moto”, resumiu. Para o português Paulo Gonçalves, que está na disputa direta com Coma e Despres e caiu para a terceira posição na geral, o importante é manter a concentração. “Dia bem legal, sempre muito duro e um início extremamente rápido. Está sendo um ótimo rali. Terceiro de novo e ainda não estamos nem na metade, então vamos nos manter concentrados.”

Entre os brasileiros, o melhor do dia foi Deni do Nascimento (KTM), que terminou na quinta colocação, mas na geral Ike Klaumann (Honda Moto de Rally) é o melhor brasileiro, na sétima posição. “O dia começou bem gostoso, do jeito que prefiro andar, em trechos rápidos e sinuosos e foi assim até a parte da serra com as subidas e descidas. Enquanto eu não me acostumar 100% com a moto eu não vou forçar nestes trechos. Eu havia chegado no (Michael) Metge, mas na parte travada ele voltou a abrir. Depois do abastecimento voltamos a uma parte mais lenta e depois voltou a ficar rápido e consegui andar melhor. A estratégia é manter o foco para não desconcentrar, porque eu quero muito terminar este rali. Vou aproveitar os dias rápidos para acelerar o máximo que puder e nos outros vou ser conservador. Agora, eu espero que os outros dias também sejam de especiais bem rápidas”, disse Deni.

Quadriciclos
Nos Quads, o polonês Rafal Sonik (Honda TRX 700) continua sem rivais e se divertindo bastante. Venceu a quarta etapa seguida e abriu ainda mais vantagem na liderança, agora a 12min28 de diferença para o segundo colocado. Mas entre os brasileiros o duelo entre Robert Nahas (Honda TRX 700) e o atual campeão Marcelo Medeiros (Yamaha Raptor 700) está empolgante. Hoje, Nahas terminou em segundo e Medeiros em terceiro, com apenas 47 segundos de diferença. Na classificação geral, a diferença entre ambos é de 59 segundos, com Nahas em segundo e Medeiros em terceiro.

“Hoje eu queria que meu quadriciclo tivesse a sexta marcha! Os trechos eram muito rápidos e eu devo ter chegado a algo próximo de 140 km/h e isso para um quadriciclo na terra é muito, muito rápido. Passei muito calor hoje e geralmente eu passo devagar pelos rios e riachos, mas hoje eu não quis nem saber: passei à toda velocidade e tomei um belo e refrescante banho. O que eu mais gosto neste rali são as especiais; é uma característica dos terrenos brasileiros, com muita mata e florestas de árvores um pouco altas e que por isso não dá para se guiar pela posição do sol. Por isso a planilha é tão importante e as que a organização nos disponibiliza são extremamente precisas”, elogiou Sonik.

Robert Nahas concorda com Sonik sobre a diversão na especial, mas destaca que para o equipamento foi bastante severa. “Uma especial divertidíssima para o piloto, mas aposto que meu quadriciclo discorda veementemente de mim! Para o equipamento é bastante severa porque exige altas velocidades e o motor é muito solicitado. Por isso, eu tinha que ficar de olho nas temperaturas o tempo todo para que não houvesse superaquecimento. Do ponto de vista da competição foi mais um ótimo dia, perdi um pouco de tempo com o Tom Rosa e depois só tomei um susto em um salto que saiu mais alto do que eu esperava e por um momento eu não sabia onde o quadri ia cair. De resto, foi tudo bem”.

O destaque do dia nos Quads ficou por conta de um jovem estreante, Gabriel Varela, 18 anos, com um Suzuki LTR450. O filho do campeão do Sertões 2002, bicampeão mundial e hepta brasileiro em carros, Reinaldo Varela, terminou na quarta posição e subiu da sétima para a quinta posição na geral, logo atrás das feras dos Quads.

UTVs
A briga nos UTVs também está emocionante. Hoje a vitória ficou com Carlo Collet / Marcos Gouvea (Can Am Maverick), mas Bruno Sperancini/Lourival Roldan (Polaris RZR XP 900 4) lideram no geral. “Foi legal. Uma especial bem rápida. E, faltando 30 km, tivemos um pneu furado. Mas o mais importante é que estamos com 27 minutos de vantagem na liderança. Nossa prioridade é ganhar o rali e não o dia”, declarou o navegador Roldan.

Collet comemorou mais uma vitória. O piloto já havia faturado o Prólogo, em Goiânia. “Foi uma etapa show de bola, onde pudemos andar bem rápido. Pena que pouco antes do abastecimento também tivemos um furo de pneu, mas depois não enfrentamos nenhum problema”, contou.

Rodrigo Varela/João Arena (Can An Comander) está na vice-liderança, a 27min43 dos líderes. Rodrigo – outro filho do piloto de carros Reinaldo Varela, que não está competindo esse ano, pois se recupera fisicamente em função de um acidente na etapa do Mundial de Rally Cross Country, em abril, no Catar – destacou a diferença de potência de seu equipamento. “Meu UTV tem uma potência mais baixa em relação aos outros, o que representa uma desvantagem grande, ainda mais em uma especial rápida como foi a de hoje. De qualquer forma, mesmo conseguindo 30 km/h a menos de velocidade final em comparação aos concorrentes, a gente conseguiu imprimir um ritmo bem forte e no final conseguimos até chegar no pessoal mais à frente. Agora é fazer uma revisão geral no UTV, trocar óleo, freio, pneus e outras coisas menores para a etapa maratona que teremos amanhã”.

Resultado 4ª etapa Motos (extra-oficial):
1º CYRIL DESPRES 02:38:14
2º MARC COMA 02:38:38
3º PAULO GONCALVES 02:40:08
4º RUBEN FARIA 02:41:56
5º DENI DO NASCIMENTO 02:44:02
6º MICHAEL METGE 02:44:20
7º JAKUB PRZYGONSKI 02:45:00
8º DARIO JULIO 02:45:51
9º JEAN AZEVEDO 02:46:24
10º IKE KLAUMANN 02:47:06

Resultado acumulado Motos (extra-oficial):
1º MARC COMA 07:39:51 –
2º CYRIL DESPRES 07:41:32 +00:01:40.6
3º PAULO GONCALVES 07:43:17 +00:03:26.1
4º RUBEN FARIA 07:53:07 +00:13:15.4
5º JAKUB PRZYGONSKI 07:59:17 +00:19:25.3
6º MICHAEL METGE 07:59:47 +00:19:55.3
7º IKE KLAUMANN 08:01:40 +00:21:48.1
8º DARIO JULIO 08:05:01 +00:25:09.9
9º DENI DO NASCIMENTO 08:06:24 +00:26:32.6
10º JEAN AZEVEDO 08:13:47 +00:33:56.2

Resultado 4ª etapa Quadriciclos (extra-oficial):
1º RAFAL SONIK 02:56:16
2º ROBERT NAHAS 03:00:10
3º MARCELO MEDEIROS 03:00:57
4º GABRIEL VARELA 03:12:14
5º FRANCINEI COSTA 03:14:31
6º MAURO ALMEIDA 03:28:37
7º DANIEL MAZZUCCO 03:30:10
8º TOM ROSA 03:44:20
9º EDNARG MARQUES 03:49:32
10º MOHAMED ABU-ISSA 03:59:58

Resultado acumulado Quadriciclos (extra-oficial):
1º RAFAL SONIK 08:39:03 –
2º ROBERT NAHAS 08:51:32 +00:12:28.9
3º MARCELO MEDEIROS 08:52:31 +00:13:28.0
4º FRANCINEI COSTA 09:25:48 +00:46:44.3
5º GABRIEL VARELA 09:29:01 +00:49:57.5
6º TOM ROSA 09:35:57 +00:56:53.2
7º MAURO ALMEIDA 10:01:51 +01:22:48.1
8º DANIEL MAZZUCCO 10:08:17 +01:29:13.8
9º RICARDO PURRI 10:28:29 +01:49:25.2
10º EDNARG MARQUES 11:38:13 +02:59:09.3

Resultado 4ª etapa UTVs (extra-oficial):
1º CARLO COLLET/MARCOS GOUVEA 03:17:42
2º CARLOS AMBROSIO/DIONIZIO SILVA NETO 03:20:10
3º FABIO CAMPOS/ADEILTON SANTOS 03:22:44
4º BRUNO SPERANCINI /LOURIVAL ROLDAN 03:23:31
5º RODRIGO VARELA/JOAO ARENA 03:25:12
6º MARCOS REGADAS FILHO/ANDREWS COSTA 03:28:28

Resultado acumulado UTVs (extra-oficial):
1º BRUNO SPERANCINI /LOURIVAL ROLDAN 09:42:02 –
2º RODRIGO VARELA/JOAO ARENA 10:09:46 +00:27:43.8
3º FABIO CAMPOS/ADEILTON SANTOS 11:23:02 +01:40:59.3
4º CARLO COLLET/MARCOS GOUVEA 12:12:04 +02:30:01.9
5º MARCOS REGADAS FILHO/ANDREWS COSTA 21:41:01 +11:58:58.4
6º CARLOS AMBROSIO/DIONIZIO SILVA NETO 21:44:40 +12:02:37.7

5ª Etapa – 29/07 – segunda-feira
PORANGATU (GO) – NATIVIDADE (GO)
Deslocamento inicial: 82 km
Trecho Especial: 295 km
Deslocamento final: 110 km
TOTAL: 487 km

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.